Capítulo 2 - Metodologia do Ensino Superior
2. Educação e Cognição
2.2 Inteligências Múltiplas
A ideia das inteligências múltiplas é atribuída ao estadunidense Howard Gardner. Segundo esse estudioso, os seres humanos exibem oito inteligências amplamente independentes: lógico-matemática, linguística, musical, espacial, corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalística. O quadro a seguir explicita características desses tipos de inteligência.
Inteligência | Estado final | Componentes principais |
---|---|---|
Lógico-matemática | Cientista Matemático |
Sensibilidade e capacidade para discernir padrões lógicos ou numéricos; habilidade para lidar com longas cadeias de raciocínio. |
Linguística | Poeta Jornalista |
Sensibilidade a sons, ritmos e significado das palavras; sensibilidade a diferentes funções da linguagem. |
Musical | Compositor Violinista |
Habilidades para produzir e apreciar ritmos, volumes e timbres de som; apreciação de formas de expressão musical. |
Espacial | Navegador Escultor |
Capacidades para perceber o mundo visuoespacial com precisão e realizar mudanças nas percepções iniciais. |
Corporal-cinestésica | Dançarino Atleta |
Habilidades em controlar os movimentos do próprio corpo e lidar com objetos com destreza. |
Interpessoal | Terapeuta Profissional de Vendas |
Capacidades para discernir e responder apropriadamente aos humores, temperamentos, motivações e desejos das outras pessoas. |
Intrapessoal | Pessoas com autoconhecimento detalhado, preciso | Acesso aos próprios sentimentos e habilidades para discriminar entre eles, e usá-los para guiar o comportamento; conhecimento dos próprios pontos fortes, pontos fracos, desejos e inteligências. |
Naturalística | Biólogo Naturalista |
Habilidades para reconhecer e categorizar objetos e processos na natureza. |
Apesar da teoria de Howard Gardner sobre inteligências múltiplas ter sido muito popular e aceita entre muitas pessoas, ela foi veementemente criticada por alguns pesquisadores, principalmente por acreditarem ser uma apresentação muito abrangente de inteligência. Tais informações são trazidas ao conhecimento do leitor para que sejam discutidas e teorizadas entre os mesmos.