Capítulo 2 - Metodologia do Ensino Superior

2. Educação e Cognição


2.2 Inteligências Múltiplas

A ideia das inteligências múltiplas é atribuída ao estadunidense Howard Gardner. Segundo esse estudioso, os seres humanos exibem oito inteligências amplamente independentes: lógico-matemática, linguística, musical, espacial, corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalística.  O quadro a seguir explicita características desses tipos de inteligência.

Inteligência Estado final Componentes principais
Lógico-matemática Cientista
Matemático
Sensibilidade e capacidade para discernir padrões lógicos ou numéricos; habilidade para lidar com longas cadeias de raciocínio.
Linguística Poeta
Jornalista
Sensibilidade a sons, ritmos e significado das palavras; sensibilidade a diferentes funções da linguagem.
Musical Compositor
Violinista
Habilidades para produzir e apreciar ritmos, volumes e timbres de som; apreciação de formas de expressão musical.
Espacial Navegador
Escultor
Capacidades para perceber o mundo visuoespacial com precisão e realizar mudanças nas percepções iniciais.
Corporal-cinestésica Dançarino
Atleta
Habilidades em controlar os movimentos do próprio corpo e lidar com objetos com destreza.
Interpessoal Terapeuta
Profissional de Vendas
Capacidades para discernir e responder apropriadamente aos humores, temperamentos, motivações e desejos das outras pessoas.
Intrapessoal Pessoas com autoconhecimento detalhado, preciso Acesso aos próprios sentimentos e habilidades para discriminar entre eles, e usá-los para guiar o comportamento; conhecimento dos próprios pontos fortes, pontos fracos, desejos e inteligências.
Naturalística Biólogo
Naturalista
Habilidades para reconhecer e categorizar objetos e processos na natureza.

Apesar da teoria de Howard Gardner sobre inteligências múltiplas ter sido muito popular e aceita entre muitas pessoas, ela foi veementemente criticada por alguns pesquisadores, principalmente por acreditarem ser uma apresentação muito abrangente de inteligência. Tais informações são trazidas ao conhecimento do leitor para que sejam discutidas e teorizadas entre os mesmos.