Capítulo 2 - Metodologia do Ensino Superior

3. Tecnologias de Informação e Comunicação (tic) no Ensino Superior

A palavra tecnologia é de ascendência grega. O prefixo techne denota ofício e o sufixo logia significa a que diz, desta forma significa ofício que diz. O termo tecnologia é bastante abrangente e envolve o conhecimento técnico, científico e as ferramentas criadas e utilizadas a partir de tal conhecimento. Os recursos tecnológicos de informação e comunicação estão presentes na vida cotidiana dos cidadãos e não podem ser ignorados, embora sua difusão ainda ocorra de forma desigual em toda a sociedade. Os avanços estão acontecendo vertiginosamente, causando mudanças relevantes em todas as esferas sociais. Na educação, este novo modelo de comunicação com múltiplas fontes de informações demanda um novo cenário de ensino-aprendizagem, principalmente na formação do professor universitário.

O impacto dos avanços tecnológicos tem provocado nas instituições de ensino superior, mudanças em seu comportamento. As universidades passaram de um sistema educativo social estático e conservador, para um sistema educativo dinâmico (com novas percepções e racionalidades múltiplas), onde as mudanças no ambiente e na tecnologia requerem dos educadores a obtenção dos conhecimentos gerais e específicos para fazer frente à nova realidade (SILVA, 2003).

...os professores já se reconhecem como não mais os únicos detentores do saber a ser transmitido, mas como um dos parceiros a quem compete compartilhar seus conhecimentos com outros e mesmo aprender com outros, inclusive com seus próprios alunos. É um novo mundo, uma nova atitude, uma nova perspectiva na relação entre o professor e o aluno no ensino superior (MASETTO, 2003, p.14)

3.1 Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

Quando se fala em tecnologias educacionais, a primeira ideia que nos vem à mente é o pensamento simplista do uso do computador na sala de aula. No entanto, a expressão “Tecnologia na Educação” vai muito mais além do que apenas o computador. Ela faz referência à categoria geral que inclui o uso de toda e qualquer forma de tecnologia relevante à educação, incluindo a fala humana, a escrita, a imprensa, currículos, programas, giz, quadro-negro, fotografia, cinema, o rádio, a televisão, o vídeo, os computadores e a internet (SILVA, 2003).

A denominação TIC diz respeito aos procedimentos, métodos e equipamentos usados para processar a informação e comunicá-la aos interessados. A inserção das TICs começou com a popularização da internet como um espaço de pesquisa, de comunicação e de aprendizagem. A introdução das novas tecnologias nas salas de aula pode facilitar as trocas interindividuais. As informações se tornam mais acessíveis, os professores deixam de ser o mestre “sabe-tudo” e os materiais pedagógicos evoluem de livros-textos para programas e projetos mais amplos (RIBAS, 2008).

Pedagogicamente as tecnologias de comunicação e informação podem se expressar sob três formas: como conteúdo escolar integrante das disciplinas do currículo, portanto portadoras de informação, ideias, emoções, valores; como competências e atitudes profissionais; e como meios tecnológicos de comunicação humana (visuais, cênicos, verbais, sonoros, audiovisuais) dirigidos para o ensinar a pensar, ensinar a aprender, implicando, portanto, efeitos didáticos como: desenvolvimento de pensamento autônomo, estratégias cognitivas, autonomia para organizar e dirigir seu próprio processo de aprendizagem, facilidade de análise e resolução de problemas (LIBÂNEO, 1998, p.70)

Nos ambientes virtuais, são fundamentais os papéis do professor e do aluno. Compete ao educador o papel de mediador das informações, facilitando o processo de aprendizado do aluno como usuário, e este, por sua vez, passa a ser um usuário ativo que contribui para o aprimoramento de sua aprendizagem. O ambiente virtual de aprendizagem é um conjunto de ferramentas que podem ser utilizadas em diferentes situações de aprendizagem, a partir do uso de recursos de comunicação, interação e construção entre os sujeitos que participam do ambiente. Alguns desses recursos são:

  • Chat: ferramenta de comunicação que permite a interação entre duas ou mais pessoas em tempo real. Possibilita encontros fora da sala de aula para a discussão e a troca de informações de modo mais informal e atrativo. Muito utilizada para a discussão de temas propostos, para os alunos tirarem dúvidas ou mesmo refletir sobre eles;
  • Quiz: é uma atividade composta por questões elaboradas pelo professor, que pode ter prazo definido para a realização e ser avaliada automaticamente pelo sistema, poupando, assim, o trabalho da correção. Com este recurso, o professor pode elaborar questões de múltipla escolha, verdadeiro ou falso, resposta breve, resposta numérica, associação ou descrição. O quiz também pode ser utilizado para estimular a reflexão sobre um tópico ou revisar o conteúdo, organizar o estudo de textos ou, ainda, constituir-se numa prova virtual;
  • Webconferência: é um recurso que utiliza áudio, vídeo, chat, apresentação de slides ou outros documentos e transferência de arquivos. Permite a apresentação e o recebimento de textos, gráficos, desenhos, etc;
  • Fórum: ferramenta que permite a interação entre duas ou mais pessoas, independente de elas estarem on-line no momento de um chat, por exemplo. Proporciona a discussão de temas mais específicos relacionados aos conteúdos mediados e orientados pelo professor, possibilitando o aprofundamento dos mesmos e a trocas de informações e conhecimento.