Sumário

Prefácio

01

Marcas de identidade e subjetividade na produção discursiva de um grupo de estudantes brasileiros/as de francês como língua adicional(fla)

03

Iury Aragonez (UFG)

Maria José Lacerda Rodrigues Hoelzle (SME Goiânia/UFG)

Samuel Rufino de Carvalho (UFG)

Teaching idioms to Brazilian Learners of English in a Language Center Context: Reflections and Contributions

19

Andressa Carolina Arantes Batista (G/UFG)

Carla Janaina Figueredo (UFG)

Literature in language teaching: teachers’ perceptions

33

Gabriel Gomes Ferreira Moreira (UFG)

Neuda Alves do Lago (UFG)

Interatividade e autonomia na aprendizagem de língua inglesa: o uso de metodologias ativas em contexto remoto de ensino

45

Carolina Morais Ribeiro da Silva (UFC)

Francisco José Quaresma de Figueiredo (UFG/CNPq)

“Sem vocês eu estaria perdidíssima. ♥” - Os desafios de ensinar inglês no ensino remoto emergencial: um relato de experiência no CL-FL- UFG

55

Eduarda Giovana Oliveira Carvalho

Eliane Carolina de Oliveira

Reflexões sobre o ato de avaliar a aprendizagem no ensino remoto emergencial: desafios e possibilidades

70

Lara Nayane Cardoso da Silva

Eliane Carolina de Oliveira

A língua inglesa no contexto do ensino remoto emergencial, desafios e perspectivas: um relato de experiência

84

Helida Mara Valgas

Literatura en tiempos de pandemia: un relato de experiencia en el Centro de Línguas de la UFG

94

Hellen Cristina Lopes de Carvalho (UFG)

Margarida Rosa Álvares (UFG)

O impacto da pandemia nas mulheres em ensino remoto: um olhar sobre o contexto emergencial a partir de uma sequência didática

105

Hellen Cristina Lopes de Carvalho (D/UFG)

Lorrainy de Jesus Souza (M/UFG)

Susanna Lourenço Cunha (D/UFG)

Avaliar a aprendizagem de francês: relato de experiência no Núcleo de Línguas da Universidade Federal do Espírito Santo

117

Isabela de Vasconcellos Piva (UFES)

Luís Fernando Bulhões Figueira (UFES)

Língua e literatura em sala de aula de inglês: um estudo de caso com iniciantes

131

Larissa de Oliveira Casulo (G/UFG)

Carla Janaina Figueredo (UFG)

Trabalhando a Interculturalidade Crítica com Alunos de Inglês Iniciantes durante a Pandemia da Covid-19

146

Letícia Souza Rodrigues (PG/UFG)

Carla Janaina Figueredo (UFG)

El sur también existe: o ensino crítico de espanhol como língua adicional

158

Yasmina Pacheco Costa

Extension within extension – the adventures of Reading Club UFG

166

Neuda Alves do Lago (UFG)

Gelson Bueno (UFG)

Gabriel Cândido (UFG)

Métodos de avaliação da aprendizagem: uma análise no contexto de pandemia da Covid-19

179

Gabriel Cândido Pereira

Valdirene Maria de Araújo Gomes