Seção 1
Políticas Educacionais e Formação de professores
Educação Brasileira: da Pátria Educadora à Ponte para o Futuro Sombrio Rumo ao AbismoRomualdo Pessoa Campos Filho Banco Mundial, Corporações Internacionais e Investidores: Políticas e Formas de Atuação na Educação BásicaMaria Abádia da Silva Finalidades Educativas Escolares em Disputa, Currículo e Didática José Carlos Libâneo Ensaio sobre a (Des)Constituição das Posições de Sujeito no Contexto Político da Educação Brasileira Contemporânea Alexandre Ferreira da CostaSarah Suzane Amâncio Bertolli Venâncio Gonçalves Políticas Educacionais: o Ensino Médio no Brasil – Avanços e Retrocessos Marlene Ribeiro da Silva Graciano
Cristina Helou Gomide
Seção 2
Trabalho docente e currículo
Os Circuitos do Empresariamento da Educação Pública em Goiás e o Pacto pela Escolarização: Implicações para o Trabalho Docente Rosivaldo Pereira de AlmeidaSandra Valéria Limonta Rosa Documentos Curriculares: Gênero e Sexualidade em Discussão Zilene Moreira Pereira Soares
Nathany Ribeiro Lima dos Santos
Sara Pereira O “Aprender a Aprender” no Ensino de Ciências e Matemática Proposto na BNCC: o Esvaziamento de Conteúdo a Serviço do Capital Alyson Fernandes de Oliveira
Cleibianne Rodrigues dos Santos
Janine Barbosa Lima Fransolin
Luara Laressa Ferreira dos Santos Lima
Regiane Machado de Sousa
Wallace Cayke Ribeiro Corrêa
Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar O Movimento Escola sem Partido na Contramão da Emancipação Social: Reflexões a Partir da Área de Ciências da Natureza Arthur Pires da Silva
Anita Gabriella Ferreira Norato
Débora Motta da Fonseca
Marcos Antonio Alves Filho
Núbia Carla de Souza Silva
Raphael Divino Ferreira de Rezende
Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar Desafios e Perspectivas da Educação Física Frente às Reformas do Ensino Médio: Nenhum Direito a Menos Anegleyce Teodoro Rodrigues
Eliene Lacerda Pereira
Fernando Silva
Lênin Tomazett Garcia
Seção 3
Práticas pedagógicas e algumas experiências de resistência à lógica do capital
A Prática Pedagógica da Escola Pluricultural Odé Kayodê: Resistência e Transformação Emicléia Alves PinheiroRenata Tavares de Brito Falleti “Pé no chão, cabeça longe”: a Escola Pluricultural Odé Kayodê como espaço de educação transformadora Jonathas Vilas Boas de Sant’Ana
João Henrique Suanno Saberes Tradicionais Indígenas nos Processos de Ensino em Escolas Apinajé e Krahô Francisco Edviges Albuquerque
Severina Alves de Almeida Sissi Os Desafios da Formação Continuada na Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel – PR Marcia Aparecida Baldini
Rosane Aparecida Brandalise Corrêa
Seção 4
Práticas de Ensino-Aprendizagem: Ações Contrahegemônicas
As Práticas de Ensino-Aprendizagem Musical nos Cursos Técnicos Integrados dos Institutos Federais: Afinal, a Música é, ou não é, um Conteúdo Obrigatório? Daniela Oliveira dos Santos Os Impactos dos Atuais Direcionamentos das Políticas Educacionais Brasileiras no Ensino da SociologiaRicardo Takayuki TadokoroFlávia Bastos da Cunha O Ensino de RaFL para Fins Específicos em Termos de Metodologia Aplicada à Apropriação da Língua Russa por Alunos Estrangeiros em Cursos de Engenharia Polina Ivanovna Zapivalova Professores dos Anos Iniciais em Formação e a Compreensão das Operações de Adição e Subtração a Partir dos Pressupostos do Ensino Desenvolvimental André Luiz Araújo Cunha
Maria Marta da Silva O Ensino de Matemática na Educação Básica da Rússia na Perspectiva de Leonid Zankov Liudmila Guseva The Teaching of Mathematics in Basic Education of Russia in Zankov's perspectiveLiudmila Guseva O Ensino de Biologia na Educação Básica, na Perspectiva do Ensino Desenvolvimental Vera Evgenievna Zaytseva
Elena Vasilievna Chudinova The Teaching of Biology in Basic Education from the Perspective of Developmental TeachingVera Evgenievna Zaytseva
Elena Vasilievna Chudinova