Logo Exposição Rosa Kliass
Ícone Polo Joalheiro

Centro de Gemologia e Pólo Joalheiro São José Liberto

Belém • Pará - 2000

A cidade e a sua paisagem

Belém nasce no delta do rio Amazonas às margens da baía de Guajará, na foz dos rios Guamá e Pará, a pouco mais de 100 km do oceano Atlântico. Nascendo e vivendo das águas, o conjunto urbano edificado das cidades de origem portuguesa tradicionalmente voltava suas costas para elas. Contemporaneamente, percebeu-se a possibilidade de enfatizar um contato mais íntimo com a paisagem das águas, contrapondo-se a vastidão do rio com a intimidade das praças e pátios.

O desafio apresentado para Rosa

O conjunto que seria destinado ao Museu de Gemas do Pará, a Oficina de Jóias e a Casa do Artesão nasceu como convento franciscano em meados do século XVIII. Com a expulsão das ordens, por determinação do ministro Pombal, foi ocupado pelo governo e passou por vários usos – depósito de pólvora, quartel, olaria, hospital –, até que em meados do século XIX foi transformado em cadeia pública, tendo sofrido várias reformas, com a construção de um segundo pátio e edificações envoltórias. Rosa Kliass foi chamada para o tratamento paisagístico deste conjunto, que não fica na beira do rio mas dentro da cidade.

A resposta de Rosa

Para Rosa, este trabalho representa um paradigma que considera fundamental no projeto de paisagismo, que é o caráter. Rosa fez uma ligação do desenho com o tema das pedras. No projeto paisagístico só foram usadas as pedras da região, buscando-se dar um caráter de joia. Rosa fez vasos de vidro e os encheu com pedras coloridas. Grandes rochas foram colocadas no espelho d'água além de seixos rolados de quartzo. Tudo foi feito com pedras.

Os elementos do projeto

No primeiro bloco, mais antigo, buscou-se recuperar, dentro do possível, as características originais do conjunto. O tratamento paisagístico desse pátio buscou celebrar o novo do tema do edifício – as pedras semi-preciosas – dando ênfase ao uso de grandes blocos de quartzo branco e rosa, organizando canteiros onde se justapõem pedras e vegetação, com a presença de repuxos de água, complementados por grandes vasos de vidro preeenchidos por seixos rolados de quartzo de várias cores.

No segundo bloco, de construção mais recente, o pátio foi coberto e transformado em local de eventos.

Navegue pela obra

Créditos

Imagens de 1-4 acervo pessoal Rosa Kliass

Próximas obras

Clique nas imagens para conhecer a obra

Apoio e Realização

Logo do Cibio - Research Center in Biodiversity and Genetic Resources e Logo da InBio - Research Network Biodiversity and Evolutionary Biology Logo da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas Logo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua Portugal - Ministério dos Negócios Estrangeiros Logo da Faculdade de Ciências - Universidade do Porto e Logo Obrservatório de Paisagem Logo da Associação Brasileira de Arquitos Paisagistas Logo da UIA 2021 Rio - 27º Congresso Mundial de Arquitetos Logo do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede e Logo da Universidade Federal de Goiás Logo da Universidade Federal do Rio de Janeiro Logo PROUrb Logo do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo Logo da Universidade Estadual de São Paulo - Júlio Mesquita Filho