Belém • Pará - 2000
Belém nasce no delta do rio Amazonas às margens da baía de Guajará, na foz dos rios Guamá e Pará, a pouco mais de 100 km do oceano Atlântico. Nascendo e vivendo das águas, o conjunto urbano edificado das cidades de origem portuguesa tradicionalmente voltava suas costas para elas. Contemporaneamente, percebeu-se a possibilidade de enfatizar um contato mais íntimo com a paisagem das águas, contrapondo-se a vastidão do rio com a intimidade das praças e pátios.
O conjunto que seria destinado ao Museu de Gemas do Pará, a Oficina de Jóias e a Casa do Artesão nasceu como convento franciscano em meados do século XVIII. Com a expulsão das ordens, por determinação do ministro Pombal, foi ocupado pelo governo e passou por vários usos – depósito de pólvora, quartel, olaria, hospital –, até que em meados do século XIX foi transformado em cadeia pública, tendo sofrido várias reformas, com a construção de um segundo pátio e edificações envoltórias. Rosa Kliass foi chamada para o tratamento paisagístico deste conjunto, que não fica na beira do rio mas dentro da cidade.
Para Rosa, este trabalho representa um paradigma que considera fundamental no projeto de paisagismo, que é o caráter. Rosa fez uma ligação do desenho com o tema das pedras. No projeto paisagístico só foram usadas as pedras da região, buscando-se dar um caráter de joia. Rosa fez vasos de vidro e os encheu com pedras coloridas. Grandes rochas foram colocadas no espelho d'água além de seixos rolados de quartzo. Tudo foi feito com pedras.
No primeiro bloco, mais antigo, buscou-se recuperar, dentro do possível, as características originais do conjunto. O tratamento paisagístico desse pátio buscou celebrar o novo do tema do edifício – as pedras semi-preciosas – dando ênfase ao uso de grandes blocos de quartzo branco e rosa, organizando canteiros onde se justapõem pedras e vegetação, com a presença de repuxos de água, complementados por grandes vasos de vidro preeenchidos por seixos rolados de quartzo de várias cores.
No segundo bloco, de construção mais recente, o pátio foi coberto e transformado em local de eventos.
Imagens de 1-4 acervo pessoal Rosa Kliass