Logo Exposição Rosa Kliass
Ícone Fortaleza São José

Fortaleza de São José

Macapá • Amapá - 1999

A cidade e a sua paisagem

Situada na fronteira norte do Brasil, Macapá foi implantada na entrada da foz do rio Amazonas, nascida de uma fortaleza construída no século 18. Cortada pela linha do Equador, o nome Macapá vem do Tupi, que significa terra ou lugar de muitas bacabas, uma palmeira da região. Com mais de 500 mil habitantes, é a única capital estadual brasileira que não possui interligação por rodovia a outras capitais.

O desafio apresentado para Rosa

O monumento histórico, apesar de ter dado origem à cidade, não se relacionava mais com ela. O Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional estava fazendo o restauro da fortaleza, inclusive a demolição de vários edifícios recentes sem maior interesse histórico, e pediu a Rosa o projeto de paisagismo. Mas não se poderia plantar nenhuma árvore, nem um arbusto mais alto, era imperativo guardar a vista do forte.

A resposta de Rosa

A preocupação central era de integrar os três elementos: rio, cidade e fortaleza. Segundo Rosa, a solução veio com o percurso beira-rio e o uso da área central como um grande anfiteatro com bancos e o forte como fundo de pano de fundo, onde poderiam acontecer eventos. Ali era uma área de estacionamento que foi retirada e permitiu a criação deste anfiteatro. Também havia uma área que era mais baixa junto da cidade e Rosa percebeu que, se fizesse um trabalho sem elevar muito as coisas, conseguiria propor um outro uso sem tirar a vista do forte. Propôs então uma área de recreação infantil com tema da água e o uso da cor.

Os elementos do projeto

No lugar antes ocupado por um grande estacionamento foi erguido um palco destinado a espetáculos ao ar livre, com um anfiteatro para acomodar o público. As margens do rio foram reservadas para um passeio destinado a pedestres e ciclistas.

A esplanada de acesso à fortaleza foi traçada de maneira a favorecer a observação dos restos arqueológicos encontrados nas escavações realizadas antes da execução da obra.

Os espelhos d’água recuperam, no seu traçado, o desenho das construções históricas desaparecidas, que antigamente existiam no local.

Manteve-se apenas um único trecho com árvores, junto à casa de controle de entrada do canal. Para dar maior visibilidade à fortaleza foi utilizada em grande parte, vegetação rasteira.

Impacto e transformações

Segundo uma família de Macapá que Rosa conheceu anos depois, o parque foi batizado pela cidade como “o lugar bonito”.

Navegue pela obra

Créditos

Imagens 2,3,4,5 fotografo João Ramid
Imagem 6 perspectiva Neco Stickel
Imagens de 1,7 acervo pessoal Rosa Kliass

Próximas obras

Clique nas imagens para conhecer a obra

Apoio e Realização

Logo do Cibio - Research Center in Biodiversity and Genetic Resources e Logo da InBio - Research Network Biodiversity and Evolutionary Biology Logo da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas Logo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua Portugal - Ministério dos Negócios Estrangeiros Logo da Faculdade de Ciências - Universidade do Porto e Logo Obrservatório de Paisagem Logo da Associação Brasileira de Arquitos Paisagistas Logo da UIA 2021 Rio - 27º Congresso Mundial de Arquitetos Logo do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede e Logo da Universidade Federal de Goiás Logo da Universidade Federal do Rio de Janeiro Logo PROUrb Logo do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo Logo da Universidade Estadual de São Paulo - Júlio Mesquita Filho