Módulo 2

Metodologias Ativas Aplicadas à Educação dos Surdos


3 Aprendizagem baseada em problemas

Vamos refletir!

Essa aprendizagem é centrada em quem?

Os alunos têm que resolver problemas?

Qual é o papel dos professores?

Como seria essa aprendizagem com o foco no aluno surdo?

“A aprendizagem baseada em problemas é idealmente apropriada para aprendizagens centradas no estudante, autodirigidas e individualizadas. Em um modelo em que os discentes podem escolher um problema específico ou tema maior. Eles, então, projetam, desenvolvem e modificam o modo ou caminho da resolução do problema. Isto inclui decisões sobre o que deve ser aprendido, quais recursos devem ser procurados e usados e como a comunicação do entendimento e a resolução do problema devem ser apresentadas. Os professores atuam como facilitadores e colaboradores”. (GLASGOW, 2019, p. 35-36).


ITENS

3 O que é aprendizagem baseada em problemas

3.1 A Aprendizagem Baseada em Problemas com foco no aluno surdo