Módulo 2

Metodologias Ativas Aplicadas à Educação dos Surdos


2.1 Aprendizagem baseada em projetos no contexto da educação de surdos

  • Como o próprio nome já diz, a aprendizagem ocorre por meio de projetos.
  • Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): é uma metodologia sistemática de ensino que envolve os alunos surdos na aquisição de conhecimentos e habilidades, por meio de um consistente processo de investigação.
  • A ABP é estruturada por questões autênticas e desafiadoras, resultando no desenvolvimento de produtos e tarefas cuidadosamente planejados.
  • A metodologia forma jovens alunos surdos para o sucesso pessoal, acadêmico e profissional, e também os prepara para enfrentar os desafios de suas vidas e do futuro.

Veja essa sugestão de roteiro da aprendizagem baseada em projetos:



Os alunos surdos podem ser independentes e alcançar excelentes conquistas em seu desenvolvimento.

O trabalho dos alunos surdos possui mais importância.

As escolas e salas de aula são comunidades de alunos tanto surdos quanto ouvintes e os professores também aprendem com eles.


A aprendizagem baseada em projetos pode ser considerada como uma maneira de aprender que tem como referência a resolução de problemas reais (teóricos e práticos) a partir de Competências (por exemplo: conhecimentos, habilidades e atitudes). (BRAGA, 2014)


É importante compreender que o surdo é capaz e pode resolver diferentes tipos de problemas reais, ou seja, podem fazer muitas coisas!

Página 8

ITENS

2 O que é aprendizagem baseada em projetos

2.1 Aprendizagem baseada em projetos no contexto da educação de surdos