Módulo 5

Youtube e outras ferramentas de vídeo


Proposta do módulo

Neste item apresentamos

  • No módulo anterior conhecemos um pouco sobre as tecnologias para educação de surdos e algumas ferramentas básicas para edição de vídeo.
  • Agora aprenderemos sobre o uso do youtube e outras ferramentas de vídeo que podem ser utilizadas na educação de surdos.
  • Vamos começar então!

Para iniciar nossos estudos, vamos refletir um pouco sobre a temática.

O que vem a sua cabeça quando pensa em plataforma de vídeo?

Você utiliza o youtube em suas aulas em quais momentos?

Quando precisa de uma explicação prática e rápida, qual é a plataforma de vídeo que você utiliza?

Quando quer explicar algo para o seu aluno surdo, qual plataforma de vídeo você utiliza?


1 Apresentação da autora

Kelly Francisca da Silva Brito

  • Formação: graduação em Pedagogia pela Faculdade Padrão e em Letras - Libras pela Universidade Federal de Goiás.
  • Especialista em Educação Especial, pela Faculdade Padrão.
  • Especialista em Linguística das Línguas de Sinais pela Universidade Federal de Goiás.
  • Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
  • É Professora intérprete de Libras e Coordenadora Pedagógica no CAS – Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez de Goiânia/Secretaria de Estado de Educação de Goiás.
  • Guia-intérprete de pessoas surdocegas.

Bem-vinda e bem-vindo!


2 Youtube

O Youtube é uma plataforma de vídeos muito utilizada mundialmente. Nela, você encontra diversos tipos de conteúdos e informações, e é muito utilizado como forma de entretenimento e diversão. Mas, nesse módulo aprenderemos um pouco mais sobre o Youtube como ferramenta de aprendizagem com o foco nos alunos surdos.

O Youtube foi criado em fevereiro de 2005 por Chad Hurley e Steve Chen uma empresa do ramo de tecnologia. O significado é: You- você; tube - tubo, ou seja, você no tubo ou você na televisão.

A plataforma permite que os seus usuários logados em seu canal façam download de seus próprios vídeos na rede. Para isso, o usuário tem que estar logado em seu canal (CAETANO; FALKEMBACH, 2007).

O uso de vídeos digitais, sustentados em imagens poderosas, promove discussões ricas em ambiente de sala de aula e estimula o pensamento do aluno

Agora iremos aprender como criar um canal no youtube. Lembrando que, para assistir aos vídeos públicos, não há a necessidade de estar logado no canal.


2.1 Como criar um canal no youtube

Agora você fará o passo-a-passo para criar seu o seu canal

  • 1º passo: Digite o site www.youtube.com no navegador.
  • 2º passo: Clique em fazer login e digite o seu e-mail do gmail. Caso você ainda não tenha, é necessário criar um e-mail do gmail.
  • 3º passo: Após digitar o seu e-mail, clique em seguir e digite a senha do seu e-mail.
  • 4º passo: Clique em próximo e poderá aparecer uma mensagem de proteção da sua conta que pede para confirmar o seu telefone ou e-mail. Após esses passos concluídos.
  • 5º passo: Clique em meu canal e será solicitado confirmar algumas informações como o nome que quer denominar o seu canal.
  • 6º passo: criar canal do youtube.

2.2 Opções de visibilidade dos vídeos

Essa informação é importante para você saber como seu vídeo será compartilhado para outros usuários o visualizarem.

O conteúdo publicado quando salvo na opção privado é compartilhado de forma privada. Já na forma não listada somente pessoas com o link do vídeo podem visualiza-lo. E na opção público qualquer pessoa que tenha acesso à internet pode acessá-lo.

Também existe a opção de monetização do canal do youtube, essa função permite que a pessoa participe do programa de parcerias do Youtube. Para saber mais sobre os tipos de parceria acesse o seguinte site: https://support.google.com/youtube/answer/72857?hl=pt-BR

No Youtube também há a opção de edição de vídeos.


2.3 Editor de vídeos

Depois que você salva o seu vídeo, vá em conteúdos do canal. Do seu lado esquerdo tem as abas de opções, vá em editor. Lá você pode cortar, colocar som, janela do intérprete, desfocar e legendar. Também pode dar mais ou menos zoom ao seu vídeo.


3 Youtube como ferramenta educativa para surdos

O Youtube pode ser um grande aliado no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos. O professor pode usar o Youtube como uma ferramenta auxiliar em suas aulas para levar conteúdo, conhecimento e informação aos alunos surdos, tornando o Youtube uma ferramenta pedagógica muito importante em suas aulas.

De acordo com Bastos (2011) o uso dos vídeos do Youtube, junto com as imagens que eles apresentam, possibilita aos alunos maior participação em debates e rodas de conversa além de possibilitar o desenvolvimento do seu pensamento.

Atualmente, as crianças e adolescentes nasceram em uma geração que utiliza e é muito influenciada pelas tecnologias. Cabe ao professor saber utilizar essas ferramentas tecnológicas para auxiliar os alunos. Moran (1995) fala que o vídeo possibilita a aproximação dos conteúdos escolares à vida cotidiana dos alunos, aos diferentes tipos de linguagem de aprendizagem e também da forma de comunicar da nossa sociedade. Mas, além disso, surge como uma ferramenta nova e eficaz no processo de ensino e aprendizagem, além de proporcionar a experiência sensorial de sentir-se, conhecer-se, conhecer o outro e o mundo.

O professor pode utilizar os vídeos do Youtube de forma síncrona ou assíncrona. Também pode comentar nos vídeos, pode deixar que os alunos comentem nos vídeos. Segundo Bottentuit Junior (2011), o professor pode utilizar os vídeos do Youtube de duas maneiras: pode trabalhar com vídeos e conteúdos prontos já postados na plataforma; ou com a criação autoral de materiais educativos para que os seus alunos e depois disponibilizado na plataforma.

Se liga na dica:
O Youtube possibilita ao aluno surdo ver imagens em movimentos, construir conceitos e abstrações, desenvolver linguagem e língua.

Conforme enfatiza Cortez (2010) o professor pode utilizar os vídeos do Youtube como temas geradores e problematizadores, a partir daí desenvolver debates e reflexões, o aluno sozinho também pode ter as suas próprias percepções e entendimentos do que está assistindo, os vídeos também auxiliam no desenvolvimento da percepção temporal, pois ali está tendo contato com produções do passado, presente e que falam do futuro. Mas o autor também cita que o professor tem que está atento a que tipo de conteúdo o seu aluno vai ter acesso, a faixa etária, qualidade do conteúdo e da produção audiovisual e principalmente com a questão da autoria, pois sempre deve dar os devidos créditos aos autores do material.

É importante que o professor escolha os vídeos previamente e que olhe se o conteúdo realmente combina com a faixa etária, se a informação e conteúdo que está sendo produzido é verídico e de boa qualidade, se o vídeo realmente passa a informação que pretende passar e sempre citar os autores.

Ainda, de acordo com Cortez (2010), o Youtube dentro de um contexto educacional pode ser um grande aliado na aprendizagem, estimula o aluno pesquisador, compartilha experiências, desenvolve as competências tanto individuais quanto em grupo. Podendo ser um objeto de aprendizagem e que estimula os alunos.

Mas, para que isso aconteça, precisa de um planejamento que tenha claro os objetivos, a metodologia e como será avaliada a aprendizagem do aluno.

IMPORTANTE!
Não use o vídeo somente por usar! Para surtir efeito é necessário todo o planejamento prévio.

Uma ferramenta do YouTube muito utilizada nesse período de pandemia foi a Live, pois ela pode ser síncrona ali, ao vivo, ou assíncrona, em que o aluno pode assistir depois. O professor pode criar playlists e indicar para os alunos para que eles possam assistir em momento oportuno de cada um.

Que tal você criar uma playlist e compartilhar com todos nós do MAEB?


3.1 Sugestão de canais que tem materiais produzidos em Libras ou com a janela do intérprete

Roberto Castejon: https://www.youtube.com/channel/UCDRIKox5aKmzAMnWj4pAfOA

TV INES: https://www.youtube.com/channel/UC5_pj3siD4_H9dSBcwI96vQ

Estúdio Educação MG: https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/se-liga-na-libras

Goiás bem no Enem: https://www.youtube.com/channel/UCMsUKOD0j3ZBJeN8g41ctWQ

Seduc Goiás: https://www.youtube.com/c/SecretariadeEduca%C3%A7%C3%A3oCulturaeEsportedeGoi%C3%A1s/videos

Audiovisual TILSP: https://www.youtube.com/channel/UC3FPqGdu7CfCM9kvIHH-mWQ

Casa Libras: https://www.youtube.com/playlist?list=PLCgj_B0fGDJ6LgVhywipXcqzADYVcIXZy

Agora falaremos em um outro fenômeno que vem ganhando o mundo todo que é o TikTok.


4 TikTok

Essa rede social caiu no gosto das pessoas e virou uma mania mundial. Criado na China, mas ganhou o coração do mundo inteiro e se tornou um dos apps mais baixados. Os vídeos produzidos e postados nessa rede são bem curtos e podem durar de quinze a sessenta segundos. Lá são postados vídeos de famosos e anônimos que querem se divertir e levar uma informação e conteúdo de forma prática e rápida. Por isso, vemos dublagens, danças, cantorias, sinais, desafios e muito mais. As pessoas estão sempre inovando no TikTok para conseguirem mais seguidores.


4.1 Como criar uma conta no TikTok

  • 1º passo: para baixar o aplicativo, vá a loja oficial de apps do seu smartphone
  • 2º passo: Instale o aplicativo
  • 3ª passo: Criar uma conta
  • 4º passo: Para ativar insira o seu telefone ou e-mail para ser enviado um código de ativação
  • 5º passo: Aperte avançar e crie uma senha
  • 6º passo: criar um nome de usuário

Agora vamos conhecer a interface do TikTok.


4.2 Opções de visibilidade dos vídeos

Na parte inferior tem os ícones: início, descobrir, mais, caixa de entrada e eu.

Início

Como o próprio nome já diz, é o início de tudo.


Descobrir

Descobrir: é onde você pode procurar por vídeos


Mais

Mais: é onde você irá postar o vídeo


Caixa de entrada

Caixa de entrada: local onde você recebe informações de todas as pessoas que você segue.


Eu

Eu: é onde está o seu perfil.


4.3 Como postar no TikTok

  • 1º passo: Clique no ícone mais. As imagens ficam melhores se filmadas na vertical.
  • 2º passo: Clicar em fazer upload.
  • 3º passo: Clicar em avançar.
  • 4º passo: pode colocar filtro, texto, música depois clique em avançar.
  • 5º passo: Colocar o título do seu vídeo. Se quiser, pode colocar hastag e clicar.

Após esses passos você irá definir a privacidade do seu vídeo: se é todos, amigos ou privado.

Todos é para qualquer pessoa que tenha acesso ao Tik Tok estará liberada para assistir. Amigos são os seguidores que você segue de volta. E o privado é só para você mesmo.

Você também terá a opção de permitir comentários, ou não.

Outras permissões:

Permitir Dueto

Permitir dueto: é um recurso que permite dividir a tela ao mesmo tempo e é possível reproduzir o vídeo original e ao lado uma outra versão cantando, dublando ou sinalizando.


Permitir Costurar

Permitir costurar: misturar o conteúdo de outra pessoa ao seu.

O Tik Tok também permite monetizar. Monetizar significa que se houver muito acesso, você pode receber financeiramente por isso.


5 TikTok como ferramenta pedagógica

Recuperamos aqui o velho ditado popular: “Se Maomé não vai a montanha, a montanha vai a Maomé”. Assim somos nós, professores, como sabemos que as crianças e adolescentes gostam muito de utilizar, tanto para assistir, quanto para publicar as suas produções, temos que ter o TikTok como aliado na aprendizagem dos nossos alunos.

O TikTok vai na mesma linha do momento atual que vivemos: tudo muito rápido e prático. Como diz Bauman, estamos em uma modernidade líquida, assim são os nossos alunos e as tecnologias. Então, utilizar essa ferramenta é fundamental porque tem uma linguagem bem acessível aos nossos estudantes.

Os nossos alunos já fazem as suas criações autorais, cabe ao professor levar esse aluno a produzir criações autorais que não sejam só de entretenimento, mas que possibilitem a eles desenvolver o seu conhecimento.

Eles podem utilizar a criatividade, expressar seus pontos de vista, desenvolver a sua criticidade e divulgar conhecimento. O mais importante de tudo isso é que o aluno surdo pode fazer as suas criações tanto em Libras quanto em Língua Portuguesa escrita. E também pode utilizar as duas ao mesmo tempo, será uma produção bilíngue.

Que tal você produzir um vídeo em Libras ou Língua Portuguesa modalidade escrita e compartilhar com os seus colegas e tutores do Maeb? Se quiser pode fazer um vídeo bilíngue.

Agora vamos conhecer um pouco do Flipgrid que também é uma ferramenta de vídeo muito interessante.


6 Flipgrid

O Flipgrid é uma plataforma de vídeo para alunos e professores gratuita da Microsoft. É muito fácil de ser utilizado, o professor pode dar feedback para os alunos e os alunos também podem interagir com os colegas.


6.1 Como criar uma conta no Flipgrid

Somente o professor precisa fazer o login. Os alunos e demais participantes colocam o código de adesão que o professor enviará para eles.


6.2 Como utilizar o Flipgrid

  • 1º passo: O professor cria um tópico para a discussão em Libras ou Língua Portuguesa na modalidade escrita.
  • 2º passo: define como será a forma de acesso e compartilhamento dos vídeos.
  • 3º passo: os alunos vão criando os seus vídeos respondendo e interagindo com os colegas. Os alunos gravam vídeos curtos.
  • 4º passo: O professor pode dar feedback aos seus alunos.

Para maiores informações acessem: https://blog.flipgrid.com/gettingstarted


6.3 O uso pedagógico do Flipgrid

Como podemos ver, o Flipgrid, assim como o TikTok, trabalham com vídeos curtos. Fato que faz com que os alunos consigam assistir o vídeo por inteiro e interagir sem se cansar e sem perder o interesse.

É possível,l pelo Flipgrid, que o professor mande as atividades na Língua de Sinais e que os alunos respondam na sua língua de conforto, que é a Libras. Há uma interação quando os colegas podem se interagir vendo o que os colegas responderam e eles também podem responder, opinar sobre o assunto.

O professor pode dar feedback tanto em grupo quanto individual para cada aluno.

É interessante que seja sempre respeitada a língua de conforto do aluno e que sejam propiciados momentos de interação entre os alunos, pode ser por meio de discussão, temas geradores, mas que os alunos produzam em Língua de Sinais e que sejam avaliados em sua língua.

Vimos nesse módulo algumas possibilidades com o Youtube, o Tiktok e o Flipgrid, mas temos outras ferramentas de vídeo que podem ser grandes aliadas para o processo de ensino e aprendizagem dos surdos como: Whatsapp, Telegram e até mesmo redes sociais como: Facebook e Instagram. Não falaremos sobre eles aqui, visto que a maioria das pessoas já o utilizam cotidianamente e nesse período de pandemia utilizaram como ferramenta pedagógica.

Esperamos que você aproveite o que aprenderam e possa utilizar em sala de aula com os seus alunos surdos.


7 Referências bibliográficas

BASTOS, Maria da Ascenção Afonso. O YouTube e o Pensamento de Ordem Superior em Inglês (LE): Um estudo com alunos do Ensino Secundário. Dissertação (Mestrado em Estudos da Criança). Instituto de Educação. Universidade do Minho. Braga. 257p. 2011.

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira. Google Educacional: utilizando ferramentas Web 2.0 em sala de aula. EducaOnline, v. 5, n. 1 Janeiro/Abril, p. 17-44, 2011.

CAETANO, S.V.N.; FALKEMBACH, G.A.M. YouTube: Uma opção para o uso do vídeo na EaD. Renote, v. 5:1-10, 2007.

CORTEZ, Luiz Cláudio dos Santos. Os vídeos do YouTube como recurso didático. Universidade Federal do Paraná. 2010.

MORÁN, José Manoel. O vídeo na sala de aula. Comunicação e Educação. São Paulo, (2): 27 a 35, jan./abr. 1999.

PAZZINI, Darlin Nalú Avila; ARAUJO, Fabrício Viero de. O uso do vídeo como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/729/Pazzini_Darlin_Nalu_Avila.pdf?sequ. Acesso em 10 dez. 2020.


ITENS

1 Apresentação da autora

2 Youtube

2.1 Como criar um canal no youtube

2.2 Opções de visibilidade dos vídeos

2.3 Editor de vídeos

3 Youtube como ferramenta educativa para surdos

3.1 Sugestão de canais que tem materiais produzidos em Libras ou com a janela do intérprete

4 Tik Tok

4.1 Como criar uma conta no TikTok

4.2 Interface do Tik Tok

4.3 Como postar no TikTok

5 TikTok como ferramenta pedagógica

6 Flipgrid

6.1 Como criar uma conta no Flipgrid

6.2 Como utilizar o Flipgrid

7 Referências