Módulo 5
Youtube e outras ferramentas de vídeo
Proposta do módulo
Neste item apresentamos
- No módulo anterior conhecemos um pouco sobre as tecnologias para educação de surdos e algumas ferramentas básicas para edição de vídeo.
- Agora aprenderemos sobre o uso do youtube e outras ferramentas de vídeo que podem ser utilizadas na educação de surdos.
- Vamos começar então!
Para iniciar nossos estudos, vamos refletir um pouco sobre a temática.
O que vem a sua cabeça quando pensa em plataforma de vídeo?
Você utiliza o youtube em suas aulas em quais momentos?
Quando precisa de uma explicação prática e rápida, qual é a plataforma de vídeo que você utiliza?
Quando quer explicar algo para o seu aluno surdo, qual plataforma de vídeo você utiliza?
1 Apresentação da autora
Kelly Francisca da Silva Brito
- Formação: graduação em Pedagogia pela Faculdade Padrão e em Letras - Libras pela Universidade Federal de Goiás.
- Especialista em Educação Especial, pela Faculdade Padrão.
- Especialista em Linguística das Línguas de Sinais pela Universidade Federal de Goiás.
- Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
- É Professora intérprete de Libras e Coordenadora Pedagógica no CAS – Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez de Goiânia/Secretaria de Estado de Educação de Goiás.
- Guia-intérprete de pessoas surdocegas.
Bem-vinda e bem-vindo!
2 Youtube
O Youtube é uma plataforma de vídeos muito utilizada mundialmente. Nela, você encontra diversos tipos de conteúdos e informações, e é muito utilizado como forma de entretenimento e diversão. Mas, nesse módulo aprenderemos um pouco mais sobre o Youtube como ferramenta de aprendizagem com o foco nos alunos surdos.
O Youtube foi criado em fevereiro de 2005 por Chad Hurley e Steve Chen uma empresa do ramo de tecnologia. O significado é: You- você; tube - tubo, ou seja, você no tubo ou você na televisão.
A plataforma permite que os seus usuários logados em seu canal façam download de seus próprios vídeos na rede. Para isso, o usuário tem que estar logado em seu canal (CAETANO; FALKEMBACH, 2007).
O uso de vídeos digitais, sustentados em imagens poderosas, promove discussões ricas em ambiente de sala de aula e estimula o pensamento do aluno
Agora iremos aprender como criar um canal no youtube. Lembrando que, para assistir aos vídeos públicos, não há a necessidade de estar logado no canal.
2.1 Como criar um canal no youtube
Agora você fará o passo-a-passo para criar seu o seu canal
- 1º passo: Digite o site www.youtube.com no navegador.
- 2º passo: Clique em fazer login e digite o seu e-mail do gmail. Caso você ainda não tenha, é necessário criar um e-mail do gmail.
- 3º passo: Após digitar o seu e-mail, clique em seguir e digite a senha do seu e-mail.
- 4º passo: Clique em próximo e poderá aparecer uma mensagem de proteção da sua conta que pede para confirmar o seu telefone ou e-mail. Após esses passos concluídos.
- 5º passo: Clique em meu canal e será solicitado confirmar algumas informações como o nome que quer denominar o seu canal.
- 6º passo: criar canal do youtube.
2.2 Opções de visibilidade dos vídeos
Essa informação é importante para você saber como seu vídeo será compartilhado para outros usuários o visualizarem.
O conteúdo publicado quando salvo na opção privado é compartilhado de forma privada. Já na forma não listada somente pessoas com o link do vídeo podem visualiza-lo. E na opção público qualquer pessoa que tenha acesso à internet pode acessá-lo.
Também existe a opção de monetização do canal do youtube, essa função permite que a pessoa participe do programa de parcerias do Youtube. Para saber mais sobre os tipos de parceria acesse o seguinte site: https://support.google.com/youtube/answer/72857?hl=pt-BR
No Youtube também há a opção de edição de vídeos.
2.3 Editor de vídeos
Depois que você salva o seu vídeo, vá em conteúdos do canal. Do seu lado esquerdo tem as abas de opções, vá em editor. Lá você pode cortar, colocar som, janela do intérprete, desfocar e legendar. Também pode dar mais ou menos zoom ao seu vídeo.
3 Youtube como ferramenta educativa para surdos
O Youtube pode ser um grande aliado no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos. O professor pode usar o Youtube como uma ferramenta auxiliar em suas aulas para levar conteúdo, conhecimento e informação aos alunos surdos, tornando o Youtube uma ferramenta pedagógica muito importante em suas aulas.
De acordo com Bastos (2011) o uso dos vídeos do Youtube, junto com as imagens que eles apresentam, possibilita aos alunos maior participação em debates e rodas de conversa além de possibilitar o desenvolvimento do seu pensamento.
Atualmente, as crianças e adolescentes nasceram em uma geração que utiliza e é muito influenciada pelas tecnologias. Cabe ao professor saber utilizar essas ferramentas tecnológicas para auxiliar os alunos. Moran (1995) fala que o vídeo possibilita a aproximação dos conteúdos escolares à vida cotidiana dos alunos, aos diferentes tipos de linguagem de aprendizagem e também da forma de comunicar da nossa sociedade. Mas, além disso, surge como uma ferramenta nova e eficaz no processo de ensino e aprendizagem, além de proporcionar a experiência sensorial de sentir-se, conhecer-se, conhecer o outro e o mundo.
O professor pode utilizar os vídeos do Youtube de forma síncrona ou assíncrona. Também pode comentar nos vídeos, pode deixar que os alunos comentem nos vídeos. Segundo Bottentuit Junior (2011), o professor pode utilizar os vídeos do Youtube de duas maneiras: pode trabalhar com vídeos e conteúdos prontos já postados na plataforma; ou com a criação autoral de materiais educativos para que os seus alunos e depois disponibilizado na plataforma.
Se liga na dica:
O Youtube possibilita ao aluno surdo ver imagens em movimentos, construir conceitos e abstrações, desenvolver linguagem e língua.
Conforme enfatiza Cortez (2010) o professor pode utilizar os vídeos do Youtube como temas geradores e problematizadores, a partir daí desenvolver debates e reflexões, o aluno sozinho também pode ter as suas próprias percepções e entendimentos do que está assistindo, os vídeos também auxiliam no desenvolvimento da percepção temporal, pois ali está tendo contato com produções do passado, presente e que falam do futuro. Mas o autor também cita que o professor tem que está atento a que tipo de conteúdo o seu aluno vai ter acesso, a faixa etária, qualidade do conteúdo e da produção audiovisual e principalmente com a questão da autoria, pois sempre deve dar os devidos créditos aos autores do material.
É importante que o professor escolha os vídeos previamente e que olhe se o conteúdo realmente combina com a faixa etária, se a informação e conteúdo que está sendo produzido é verídico e de boa qualidade, se o vídeo realmente passa a informação que pretende passar e sempre citar os autores.
Ainda, de acordo com Cortez (2010), o Youtube dentro de um contexto educacional pode ser um grande aliado na aprendizagem, estimula o aluno pesquisador, compartilha experiências, desenvolve as competências tanto individuais quanto em grupo. Podendo ser um objeto de aprendizagem e que estimula os alunos.
Mas, para que isso aconteça, precisa de um planejamento que tenha claro os objetivos, a metodologia e como será avaliada a aprendizagem do aluno.
IMPORTANTE!
Não use o vídeo somente por usar! Para surtir efeito é necessário todo o planejamento prévio.
Uma ferramenta do YouTube muito utilizada nesse período de pandemia foi a Live, pois ela pode ser síncrona ali, ao vivo, ou assíncrona, em que o aluno pode assistir depois. O professor pode criar playlists e indicar para os alunos para que eles possam assistir em momento oportuno de cada um.
Que tal você criar uma playlist e compartilhar com todos nós do MAEB?
3.1 Sugestão de canais que tem materiais produzidos em Libras ou com a janela do intérprete
Roberto Castejon: https://www.youtube.com/channel/UCDRIKox5aKmzAMnWj4pAfOA
TV INES: https://www.youtube.com/channel/UC5_pj3siD4_H9dSBcwI96vQ
Estúdio Educação MG: https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/se-liga-na-libras
Goiás bem no Enem: https://www.youtube.com/channel/UCMsUKOD0j3ZBJeN8g41ctWQ
Seduc Goiás: https://www.youtube.com/c/SecretariadeEduca%C3%A7%C3%A3oCulturaeEsportedeGoi%C3%A1s/videos
Audiovisual TILSP: https://www.youtube.com/channel/UC3FPqGdu7CfCM9kvIHH-mWQ
Casa Libras: https://www.youtube.com/playlist?list=PLCgj_B0fGDJ6LgVhywipXcqzADYVcIXZy
Agora falaremos em um outro fenômeno que vem ganhando o mundo todo que é o TikTok.
4 TikTok
Essa rede social caiu no gosto das pessoas e virou uma mania mundial. Criado na China, mas ganhou o coração do mundo inteiro e se tornou um dos apps mais baixados. Os vídeos produzidos e postados nessa rede são bem curtos e podem durar de quinze a sessenta segundos. Lá são postados vídeos de famosos e anônimos que querem se divertir e levar uma informação e conteúdo de forma prática e rápida. Por isso, vemos dublagens, danças, cantorias, sinais, desafios e muito mais. As pessoas estão sempre inovando no TikTok para conseguirem mais seguidores.
4.1 Como criar uma conta no TikTok
- 1º passo: para baixar o aplicativo, vá a loja oficial de apps do seu smartphone
- 2º passo: Instale o aplicativo
- 3ª passo: Criar uma conta
- 4º passo: Para ativar insira o seu telefone ou e-mail para ser enviado um código de ativação
- 5º passo: Aperte avançar e crie uma senha
- 6º passo: criar um nome de usuário
Agora vamos conhecer a interface do TikTok.
4.2 Opções de visibilidade dos vídeos
Na parte inferior tem os ícones: início, descobrir, mais, caixa de entrada e eu.
Início
Como o próprio nome já diz, é o início de tudo.
Descobrir
Descobrir: é onde você pode procurar por vídeos
Mais
Mais: é onde você irá postar o vídeo
Caixa de entrada
Caixa de entrada: local onde você recebe informações de todas as pessoas que você segue.
Eu
Eu: é onde está o seu perfil.
4.3 Como postar no TikTok
- 1º passo: Clique no ícone mais. As imagens ficam melhores se filmadas na vertical.
- 2º passo: Clicar em fazer upload.
- 3º passo: Clicar em avançar.
- 4º passo: pode colocar filtro, texto, música depois clique em avançar.
- 5º passo: Colocar o título do seu vídeo. Se quiser, pode colocar hastag e clicar.
Após esses passos você irá definir a privacidade do seu vídeo: se é todos, amigos ou privado.
Todos é para qualquer pessoa que tenha acesso ao Tik Tok estará liberada para assistir. Amigos são os seguidores que você segue de volta. E o privado é só para você mesmo.
Você também terá a opção de permitir comentários, ou não.
Outras permissões:
Permitir Dueto
Permitir dueto: é um recurso que permite dividir a tela ao mesmo tempo e é possível reproduzir o vídeo original e ao lado uma outra versão cantando, dublando ou sinalizando.
Permitir Costurar
Permitir costurar: misturar o conteúdo de outra pessoa ao seu.
O Tik Tok também permite monetizar. Monetizar significa que se houver muito acesso, você pode receber financeiramente por isso.
5 TikTok como ferramenta pedagógica
Recuperamos aqui o velho ditado popular: “Se Maomé não vai a montanha, a montanha vai a Maomé”. Assim somos nós, professores, como sabemos que as crianças e adolescentes gostam muito de utilizar, tanto para assistir, quanto para publicar as suas produções, temos que ter o TikTok como aliado na aprendizagem dos nossos alunos.
O TikTok vai na mesma linha do momento atual que vivemos: tudo muito rápido e prático. Como diz Bauman, estamos em uma modernidade líquida, assim são os nossos alunos e as tecnologias. Então, utilizar essa ferramenta é fundamental porque tem uma linguagem bem acessível aos nossos estudantes.
Os nossos alunos já fazem as suas criações autorais, cabe ao professor levar esse aluno a produzir criações autorais que não sejam só de entretenimento, mas que possibilitem a eles desenvolver o seu conhecimento.
Eles podem utilizar a criatividade, expressar seus pontos de vista, desenvolver a sua criticidade e divulgar conhecimento. O mais importante de tudo isso é que o aluno surdo pode fazer as suas criações tanto em Libras quanto em Língua Portuguesa escrita. E também pode utilizar as duas ao mesmo tempo, será uma produção bilíngue.
Que tal você produzir um vídeo em Libras ou Língua Portuguesa modalidade escrita e compartilhar com os seus colegas e tutores do Maeb? Se quiser pode fazer um vídeo bilíngue.
Agora vamos conhecer um pouco do Flipgrid que também é uma ferramenta de vídeo muito interessante.
6 Flipgrid
O Flipgrid é uma plataforma de vídeo para alunos e professores gratuita da Microsoft. É muito fácil de ser utilizado, o professor pode dar feedback para os alunos e os alunos também podem interagir com os colegas.
6.1 Como criar uma conta no Flipgrid
Somente o professor precisa fazer o login. Os alunos e demais participantes colocam o código de adesão que o professor enviará para eles.
6.2 Como utilizar o Flipgrid
- 1º passo: O professor cria um tópico para a discussão em Libras ou Língua Portuguesa na modalidade escrita.
- 2º passo: define como será a forma de acesso e compartilhamento dos vídeos.
- 3º passo: os alunos vão criando os seus vídeos respondendo e interagindo com os colegas. Os alunos gravam vídeos curtos.
- 4º passo: O professor pode dar feedback aos seus alunos.
Para maiores informações acessem: https://blog.flipgrid.com/gettingstarted
6.3 O uso pedagógico do Flipgrid
Como podemos ver, o Flipgrid, assim como o TikTok, trabalham com vídeos curtos. Fato que faz com que os alunos consigam assistir o vídeo por inteiro e interagir sem se cansar e sem perder o interesse.
É possível,l pelo Flipgrid, que o professor mande as atividades na Língua de Sinais e que os alunos respondam na sua língua de conforto, que é a Libras. Há uma interação quando os colegas podem se interagir vendo o que os colegas responderam e eles também podem responder, opinar sobre o assunto.
O professor pode dar feedback tanto em grupo quanto individual para cada aluno.
É interessante que seja sempre respeitada a língua de conforto do aluno e que sejam propiciados momentos de interação entre os alunos, pode ser por meio de discussão, temas geradores, mas que os alunos produzam em Língua de Sinais e que sejam avaliados em sua língua.
Vimos nesse módulo algumas possibilidades com o Youtube, o Tiktok e o Flipgrid, mas temos outras ferramentas de vídeo que podem ser grandes aliadas para o processo de ensino e aprendizagem dos surdos como: Whatsapp, Telegram e até mesmo redes sociais como: Facebook e Instagram. Não falaremos sobre eles aqui, visto que a maioria das pessoas já o utilizam cotidianamente e nesse período de pandemia utilizaram como ferramenta pedagógica.
Esperamos que você aproveite o que aprenderam e possa utilizar em sala de aula com os seus alunos surdos.
7 Referências bibliográficas
BASTOS, Maria da Ascenção Afonso. O YouTube e o Pensamento de Ordem Superior em Inglês (LE): Um estudo com alunos do Ensino Secundário. Dissertação (Mestrado em Estudos da Criança). Instituto de Educação. Universidade do Minho. Braga. 257p. 2011.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira. Google Educacional: utilizando ferramentas Web 2.0 em sala de aula. EducaOnline, v. 5, n. 1 Janeiro/Abril, p. 17-44, 2011.
CAETANO, S.V.N.; FALKEMBACH, G.A.M. YouTube: Uma opção para o uso do vídeo na EaD. Renote, v. 5:1-10, 2007.
CORTEZ, Luiz Cláudio dos Santos. Os vídeos do YouTube como recurso didático. Universidade Federal do Paraná. 2010.
MORÁN, José Manoel. O vídeo na sala de aula. Comunicação e Educação. São Paulo, (2): 27 a 35, jan./abr. 1999.
PAZZINI, Darlin Nalú Avila; ARAUJO, Fabrício Viero de. O uso do vídeo como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/729/Pazzini_Darlin_Nalu_Avila.pdf?sequ. Acesso em 10 dez. 2020.
ITENS
1 Apresentação da autora
2 Youtube
2.1 Como criar um canal no youtube
2.2 Opções de visibilidade dos vídeos
2.3 Editor de vídeos
3 Youtube como ferramenta educativa para surdos
3.1 Sugestão de canais que tem materiais produzidos em Libras ou com a janela do intérprete
4 Tik Tok
4.1 Como criar uma conta no TikTok
4.2 Interface do Tik Tok
4.3 Como postar no TikTok
5 TikTok como ferramenta pedagógica
6 Flipgrid
6.1 Como criar uma conta no Flipgrid
6.2 Como utilizar o Flipgrid
7 Referências