Módulo 2

Metodologias Ativas Aplicadas à Educação dos Surdos


Proposta do módulo

Neste item apresentamos

  • Metodologias ativas
  • Aprendizagem baseada em problemas
  • Aprendizagem baseada em projetos
  • Gamificação
  • Sala de aula invertida
  • Aprendizagem em pares
  • Ensino Híbrido

1 Apresentação da autora Karlla Patrícia de Souza Freitas

Antes de iniciarmos, vou me apresentar:

  • Eu sou professora do CAS - Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez de Goiânia
  • Trabalho com o ensino de Libras.
  • Sou formada em Letras: Libras e tenho pós-graduação em Linguística das Línguas de Sinais e em Neuropedagogia.

Bem-vinda e bem-vindo!


1.1 O que são metodologias ativas?

Vamos iniciar nossa reflexão sobre que são metodologias ativas.

Momento de refletir sobre algumas perguntas:

  • As metodologias ativas são novas?
  • Quais as correntes pedagógicas que buscavam um ensino ativo?
  • É uma metodologia que visa o quê?

Vamos conversar um pouco sobre as metodologias ativas...

  • Apesar de estar sendo muito comentada no momento, temos registros de discussões sobre uma aprendizagem significativa desde o século XIX, essa pedagogia ia contra aquilo que chamamos de educação tradicional.
  • No século XX, com o surgimento de diferentes correntes pedagógicas a discussão de uma pedagogia que coloca o aluno em uma situação ativa vem com grande força e temos duas correntes que trazem para o centro das suas discussões o ensino ativo. São elas: pedagogia da ação e escola nova.
  • Como representante do movimento escola nova temos John Dewey.
  • O movimento Escola Nova defendia não apenas um tipo de escolarização, ou um tipo de sistema didático, mas sim um conjunto de princípios, que iam na contramão das formas tradicionais de ensino (LOURENÇO FILHO, 1978; LUZURIAGA, 1971)
  • A pedagogia da ação, de acordo com Larroyo (1970), criou métodos ativos para as crianças utilizarem as suas experiências, observações e reflexões, ou seja, as crianças passariam por um processo de autoeducação.
  • O ensino deveria se adaptar a cada grupo, ao sujeito, buscando a formação integral da criança.
  • A aprendizagem é encarada como um processo amplo e é a base para uma formação crítica e reflexiva.

No contexto da educação bilíngue para surdos:
O aluno surdo é personagem principal e o maior responsável pelo processo de autoaprendizado.
O ensino pode incluir diversos recursos como: vídeos com a janela do intérprete de Libras, vídeos em Libras, softwares, apps, recursos imagéticos, entre outros.

ITENS

1 Apresentação da autora Karlla Patrícia de Souza Freitas

1.1 O que são metodologias ativas?

1.2 Quem recebemos em sala de aula?

1.3 Conceituando a Libras

1.4 Alguns tipos de metodologias ativas