Módulo 2

Metodologias Ativas Aplicadas à Educação dos Surdos


3.1 A Aprendizagem Baseada em Problemas com foco no aluno surdo

  • O método da Aprendizagem Baseada em Problemas tem como propósito tornar o aluno surdo capaz de construir o aprendizado conceitual; o prepara para o mundo do trabalho.
  • O professor idealiza algum problema para ser desenvolvido em atividade com os alunos surdos. Lembrando que o professor precisa adaptar a atividade para que fiquem adequadas aos alunos surdos.
  • O professor precisa estimular os alunos surdos a refletir e a encontrar uma solução, resultando em aprendizagem.
  • Há controle de tempo para execução de atividades.
  • Na aula virtual, o aluno pode enviar as atividades que podem conter avaliação positiva ou negativa do resultado (BOROCHOVICIUS; TORNELLA, 2014). O importante é estimular o diálogo.
Página 9

ITENS

3 O que é aprendizagem baseada em problemas

3.1 A Aprendizagem Baseada em Problemas com foco no aluno surdo