Juliana Guimarães Faria
Kelly Francisca da Silva Brito
Waléria Corcino de Oliveira
(Organizadoras)
E-book: Metodologias Ativas e Educação 4.0 na Educação Bilíngue para Surdos
Goiânia
2020
Corpo editorial
Alessandra Campos Lima (UFG)
Artur Moraes da Costa (CAS/SEDUC)
Quintino Martins de Oliveira (UFG)
Silvia Saraiva de França Calixto (UFG)
Revisão de conteúdo e de língua portuguesa
Alessandra Campos Lima (UFG)
Artur Moraes da Costa (CAS/SEDUC)
Silvia Saraiva de França Calixto (UFG)
Design pedagógico-instrucional para educação a distância
Alessandra Campos Lima (UFG)
Artur Moraes da Costa (CAS/SEDUC)
Juliana Guimarães Faria (UFG)
Kelly Francisca da Silva Brito (CAS/SEDUC)
Quintino Martins de Oliveira (UFG)
Silvia Saraiva de França Calixto (UFG)
Realização:
FL/UFG - Faculdade de Letras/Universidade Federal de Goiás
Parceria:
CAS/SEDUC – Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez de Goiânia/Secretaria de Estado de Educação de Goiás
Apoio Financeiro:
Ministério da Educação
Secretaria de Modalidades Especializadas
Diretoria de Políticas Bilíngues de Surdos
© Juliana Guimarães Faria, 2020
© Kelly Francisca da Silva Brito, 2020
© Waléria Corcino de Oliveira, 2020
Capa, projeto gráfico e editoração eletrônica:
Thomas Ferreira Souza Alberto Costa - Mediatom Design
Ilustrações:
Tiago Holsi
Apoio técnico-didático:
CIAR – Centro Integrado de Aprendizagem em Rede - UFG
A reprodução não autorizada desta publicação, por qualquer meio, seja total ou parcial, constitui violação da Lei no 9.610/98.
A construção dos textos, bem como os conteúdos, as ideias e as opiniões neles expressas, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e autoras.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
GPT/BC/UFG
Sumário
Apresentação
Juliana Guimarães Faria (UFG/FL)
Kelly Francisca da Silva Brito (SEDUC/CAS-Goiânia)
Waléria Corcino de Oliveira (SEDUC/CAS-Goiânia e FL/UFG)
Módulo 1: Educação de Surdos e a Educação Bilíngue: o que é essencial o ensino remoto?
Núbia Guimarães Faria (UFG/FL)
Módulo 2: Metodologias ativas
Karlla Patrícia de Souza Freitas (SEDUC/CAS-Goiânia)
Módulo 3: Educação 4.0
Cleidiane Alves da Silva (SEDUC/CAS-Goiânia)
Módulo 4: Tecnologias e a Educação Bilíngue de Surdos
Dhêimy Tarllyson Santos Silva (SEDUC/CAS-Goiânia)
Módulo 5: Youtube e outras ferramentas de vídeo
Dhêimy Tarllyson Santos Silva (SEDUC/CAS-Goiânia)
Módulo 6: Videoaulas
Cleidiane Alves da Silva (SEDUC/CAS-Goiânia)
Módulo 7: Plataformas de videoconferências
Dhêimy Tarllyson Santos Silva (SEDUC/CAS-Goiânia)
Módulo 8: Avaliação da aprendizagem na educação bilíngue em tempos de pandemia
Karlla Patrícia de Souza Freitas (SEDUC/CAS-Goiânia)
Módulo 9: A relação família e escola na educação de surdos em tempos de pandemia
Dhêimy Tarllyson Santos Silva (SEDUC/CAS-Goiânia)
Sobre os autores
Cleidiane Alves da Silva (SEDUC/CAS-Goiânia)
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/4590023744370365
Possui graduação pela Universidade Salgado de Oliveira (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Possui especialização latu-sensu em Psicopedagogia com Ênfase em Clinica e institucional pela faculdade Delta e especialização em LIBRAS pela faculdade Portal Educação. Tem experiência área de educação e linguística. É professora de Língua de Sinais (LIBRAS), CMAI Thomé Neto- Unidade educacionais/ Secretária Municipal de Educação e Esporte (2011 a 2012) e Universidade Federal de Goiás (2017 a 2018), Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento ás Pessoas com Surdez CAS-GOIÂNIA (2009 a 2020). E-mail: cleidainealves@gmail.com
Dhêimy Tarllyson Santos Silva (SEDUC/CAS-Goiânia)
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/4590023744370365
Possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2017). Tem experiência na área de Ciência da Computação e atua com ensino de Língua Brasileira de Sinais - Libras. É professor no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez CAS-Goiânia. E-mail: tarllyj@gmail.com
Juliana Guimarães Faria (UFG/FL)
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/9194095774109586
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2001), especialização em Informática em Educação (UFLA, 2003), Avaliação Institucional (UEG, 2005) e em Mídias Digitais (IPOG, 2014), mestrado (2005) e doutorado (2011) em Educação pela Universidade Federal de Goiás e estágios pós-doutoral em: (1) Educação, Linguagem e Tecnologias realizado na Universidade Estadual de Goiás (UEG, 2014), estudando a relação tecnologias, linguagem e educação de surdos; e (2) estágio pós-doutoral na Universitat Autònoma de Barcelona/Espanha (UAB, 2017). É professora (Associada 1) na FL/UFG nos cursos de: a) Licenciatura em Letras: Libras; b) Bacharelado em Letras: Tradução e Interpretação em Libras/Português; c) Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística; e d) curso de Especialização em Linguística das Línguas de Sinais. E-mail: julianagf@ufg.br
Karlla Patrícia de Souza Freitas (SEDUC/CAS-Goiânia)
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/8496157910009209
Possui graduação em Letras - Libras pela Universidade Federal de Goiás (2014). É especialista em Linguística das Línguas de Sinais pela UFG (2018). Atualmente é professor de Libras do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas (CAS/Goiânia). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Libras. E-mail: karllapatricia2016@gmail.com
Kelly Francisca da Silva Brito (SEDUC/CAS-Goiânia)
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/7745709084641127
Formada em Pedagogia pela Faculdade Padrão e em Letras - Libras pela Universidade Federal de Goiás, especialista em educação especial. Professora Intérprete concursada na Secretaria Estadual de Educação de Goiás, atuando no CAS - Goiás como professor de Libras. Professora concursada na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, atuando no CMAI Brasil de Ramos Caiado como professora e coordenadora do AEE para Surdos. Professora da Pós-Graduação. Proficiente em Libras no Uso e Ensino da Libras certificada pelo Sexto Prolibras. Proficiente em Tradução e Interpretação em Libras certificada pelo Sétimo Prolibras. Pós-graduada em Linguística das Línguas de Sinais - UFG. Mestra em Educação - Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás - Bolsista CAPES – Prosuc. E-mail: kellyletraslibras@gmail.com
Núbia Guimarães Faria (UFG/FL)
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/6026270139589114
Possui graduação em Letras-Libras a distancia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e graduação em Pedagogia pela Faculdade Padrão (2005). Tem especialização em Métodos e Técnicas de Ensino (2007). Atualmente é professor auxiliar da Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Letras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: libras, formação de professores, educação a distância, educação e surdo. E-mail: nubia_paz@ufg.br
Waléria Corcino de Oliveira (SEDUC/CAS-Goiânia e FL/UFG)
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/7745709084641127
Possui graduação em Letras - Libras pela Universidade Federal de Goiás (2014), especialização em Linguística das Línguas de Sinais pela mesma universidade (UFG, 2018) e especialização em Neuropedagogia aplicada à educação pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (2016). Está cursando mestrado em Letras e Linguística pela Faculdade de Letras da UFG. Atualmente é professora de crianças e adolescentes surdos e coordenadora pedagógica do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento a Pessoas com Surdez – Goiânia (CAS/SEDUC). E-mail: walerinha123@gmail.com