Módulo 2

Metodologias Ativas Aplicadas à Educação dos Surdos


4 O que é Gamificação

Vamos refletir!

Você sabe o que é gamificação?
Como podemos utilizá-la em nossas aulas?

Alguns pontos importantes sobre a gamificação

  • Ao contrário do que muitos acham, consiste em utilizar recursos de jogos em contextos de sala de aula.
  • Não são os jogos que determinam a metodologia.

A gamificação se constitui na utilização da mecânica dos games em cenários não games, criando espaços de aprendizagem mediados pelo desafio, pelo prazer e entretenimento. Compreendemos espaços de aprendizagem como distintos cenários escolares e não escolares que potencializam o desenvolvimento de habilidades cognitivas [...]. (ALVES, MINHO E DINIZ, 2014, p. 76)

Vejamos o que Busarello (2016) fala sobre a Gamificação:

“Os jogos são capazes de promover contextos lúdicos e ficcionais na forma de narrativas que favorece o processo de geração e relação com o conhecimento.

Nos aspectos narrativos os jogos permitem que o indivíduo vivencie um fragmento de espaço e tempo característicos da vida real em um contexto ficcional e controlado.

Uma narrativa de jogo se desenvolve através de uma sequencialidade articulada de ações que determinam o tempo e culminam em transposições sucessivas de situações e estados.

Essa mesma característica de divisão sequencial é percebida na forma mais básica de narrativa linear, com a divisão clássica em três atos das obras cinematográficas – apresentação, confrontação e resolução, ou a sequencialidade de quadros das histórias em quadrinhos.

O que se faz notar, todavia, é que a base para a construção de histórias em mídias sequências ou literárias e de histórias em jogos parte de uma gênese comum, que se traduz na própria construção de uma narrativa. Ou seja, o ato de contar histórias.

Agentes presentes em jogos, como personagem, competição e regras podem ter efeito direto na motivação da aprendizagem. Identifica-se que qualquer história deve abranger um personagem realizando ações em algum lugar, e que estas ações devem respeitar as regras do ambiente narrativo. Por outro lado, quando o indivíduo está imerso em uma obra narrativa está disposto a obedecer às regras daquele novo universo, e isso envolve tanto aspectos das formas de navegação como da própria competição. Estes são elementos que possibilitam maior vivência do sujeito no universo ficcional” (BUSARELLO, 2016, p.10-11).

Página 10

ITENS

4 O que é gamificação?

4.1 Gamificação para surdos