Módulo 2

Metodologias Ativas Aplicadas à Educação dos Surdos

1.3 Conceituando a Libras

A Lei 10.436/2002 é chamada a Lei da Libras - Língua Brasileira de Sinais. Esta Lei define a Libras como:
“A forma de comunicação e expressão em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas.” (BRASIL, 2002, p.1).

“Assim, incluir alunos surdos na escola regular acarreta desafios e obstáculos relacionados à comunicação, interação, conhecimento e capacitação de professores que traduzem as próprias barreiras do ensino (SOUZA; SILVA; BUIATTI, 2015), como também, professores em formação ou capacitação em Libras, como resultado, devem conhecer os variados contextos da Língua de Sinais para desenvolver e ministrar aula a eles (MONTEIRO, 2008 apud PENHA; PENHA, 2014)”. (COSTA, s/d, p. 1).

Sobre esses assuntos tratados até agora, sugerimos, de início, o estudo deste Livro:

CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999.

  • Esse livro traz toda a história da pedagogia e da educação.
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ITENS

1 Apresentação da autora Karlla Patrícia de Souza Freitas

1.1 O que são metodologias ativas?

1.2 Quem recebemos em sala de aula?

1.3 Conceituando a Libras

1.4 Alguns tipos de metodologias ativas