Módulo 2

Metodologias Ativas Aplicadas à Educação dos Surdos

1.4 Alguns tipos de metodologias ativas

E você, conhece todas as metodologias ativas?

Atualmente existem vários tipos de metodologias ativas. Escolhemos alguns tipos de metodologias para serem abordadas.

Vamos conhecer alguns tipos de metodologias ativas? Esses são alguns exemplos:

  • Aprendizagem baseada em projetos
  • Aprendizagem baseada em problemas
  • Gamificação
  • Sala de aula invertida
  • Ensino híbrido
  • Aprendizagem em pares

Sugerimos alguns livros sobre metodologias ativas:

VICKERY, Anitra. Aprendizagem ativa nos anos iniciais do ensino fundamental. Porto Alegre: Penso, 2016.

O livro funciona como um guia prático para a teoria e a prática da aprendizagem ativa, apresentando pesquisas e estudos de caso para inspirar professores a criarem suas próprias estratégias de ensino.

BERGMANN, Jonathan; SAMS; Aaron. Sala de aula invertida – Uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

O livro discute a ideia central do modelo de sala de aula invertida, no qual o estudante estuda previamente conteúdos indicados pelo professor para, no momento do encontro presencial, esclarecer dúvidas e aprofundar o tema pesquisado.

PILATI, Eloisa. Linguística, gramática e aprendizagem ativa. Campinas, SP: Pontes, 2017.

A obra discute uma metodologia da aprendizagem ativa na qual os alunos usam a gramática de forma consciente e que beneficie sua produção de textos. “Ela é capaz de favorecer o aprendizado consciente, crítico e mais efetivo da estrutura e das virtualidades do idioma”, diz a autora.

MATTAR; João. Metodologias ativas para educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

O autor aborda diversos tipos de metodologias ativas com orientações e exemplos para a educação presencial, semipresencial e a distância, na educação básica. A lista inclui aprendizagem híbrida, sala de aula invertida, peer instruction, aprendizagem baseada em problemas, em projetos, em gamificação, dramatização, design thinking, entre outros.

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

A obra reúne práticas pedagógicas na educação básica que estimularam o protagonismo dos estudantes. Os autores brasileiros analisam os motivos e benefícios de se utilizar metodologias ativas na educação de forma inovadora.

CORTELAZZO, Angelo Luiz (et. al.). Metodologias ativas e personalizadas de aprendizagem. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

A proposta do livro é ampliar o uso do termo blended learning, atribuído ao ensino híbrido, um “blend” metodológico e personalizado. Assim, são apresentadas e tratadas algumas metodologias que podem ser combinadas.

BENDER, Willian N. Aprendizagem baseada em projetos. Porto Alegre: Penso, 2014.

A aprendizagem por meio de projetos permite aos estudantes buscar a solução para questões e problemas reais, por meio de uma estrutura de ensino interdisciplinar e que torna o processo de obtenção de conhecimento mais estimulante. O autor apresenta diretrizes práticas para sua implementação nos ensinos fundamental e médio.


ITENS

1 Apresentação da autora Karlla Patrícia de Souza Freitas

1.1 O que são metodologias ativas?

1.2 Quem recebemos em sala de aula?

1.3 Conceituando a Libras

1.4 Alguns tipos de metodologias ativas