Para começar
Na unidade anterior, você teve a oportunidade de entender os aspectos conceituais e legais do saneamento básico. Posteriormente teremos conteúdos referentes às partes constituintes do sistema de saneamento básico e às tecnologias sociais, referentes aos quatros componentes (abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e manejo de águas pluviais). Por fim, serão apresentados os critérios para seleção das= tecnologias em saneamento rural em função da diversidade cultural, heterogeneidade ambiental, auto-organização e autonomia dos povos e comunidades e promoção do desenvolvimento endógeno.
A Unidade de Aprendizagem 2 foi estruturada em cinco temas, a saber:
- Tema 1 – Partes constituintes e tecnologias de tratamento de água
- Tema 2 – Partes constituintes e tecnologias de esgotamento sanitário e resíduos agrícolas
- Tema 3 – Partes constituintes e tecnologias de limpeza e manejo de resíduos sólidos
- Tema 4 – Partes constituintes e tecnologias de drenagem e manejo de águas pluviais
- Tema 5 – Critérios para seleção de tecnologias de saneamento em áreas rurais
- Tema 6 – Conservação da água
Ao final desta unidade você terá subsídios para avaliar os componentes do saneamento básico e propor soluções apropriadas na região/comunidade de atuação.
Vamos iniciar?