Módulo 1

Educação de surdos e a educação bilíngue: o que é essencial no ensino remoto?


2.1 Discussão sobre o conceito de Educação de Surdos

Vamos iniciar nossa reflexão sobre que é educação de Surdos.

Momento de refletir sobre várias perguntas:

  • Por que falamos em educação de Surdos?
  • A história da educação de Surdos é a mesma da dos ouvintes?
  • O que precisamos fazer para garantir uma educação de Surdos com qualidade?
  • Somente a presença do intérprete de Libras garante a qualidade no aprendizado dos Surdos?

Vamos conversar um pouco sobre os Surdos

  • A Língua Brasileira de Sinais - Libras foi reconhecida pela lei 10.436/2002 (BRASIL, 2002) como meio legal de comunicação e expressão e outros recursos de expressão a ela associados.
  • Libras é um meio reconhecidamente legal de comunicação e, portanto, um direito dos Surdos e pode ser utilizada nos mais diversos espaços de interação públicos ou privados.
  • A língua dos Surdos brasileiros é a Língua Brasileira de Sinais, ela tem a gramática própria e todos os universais linguísticos como qualquer outra língua a exemplo também da língua portuguesa.
  • Ao falar de língua, precisamos abordar a cultura, e quando pensamos em surdos, falamos de cultura surda. Ela, a cultura, está presente na comunidade surda e além da língua se manifesta por meio da leitura visual de mundo e do uso de seus artefatos a partir da identidade de cada indivíduo.
  • Quando falamos de comunidade Surda estamos falando de todas as pessoas Surdas ou não, que estão ligadas ao mundo dos Surdos. Sejam elas familiares, amigos, profissionais diversos além dos próprios Surdos de diferentes identidades.
  • É importante abordar que existem diferentes tipos de identidades surdas e que elas podem viver em constante transformação. Isso significa que os Surdos não são todos iguais como muitos podem pensar pois eles são diferentes em relação à Libras e ao grupo ao qual pertencem. Antes de serem Surdos, eles são pessoas, e pessoas são diferentes umas das outras.
  • Na comunidade surda, cada pessoa tem ou ganha uma identificação visual que é chamada de sinal. O sinal individual é uma espécie de batismo dentro da comunidade, e muitas vezes está relacionado com marcas corporais, visuais, localidade, profissão etc.
  • Busque conhecer um pouco mais sobre os surdos e como se comunicam.
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Você já visitou o site TV INES? Ele é famoso, é a única TV brasileira que tem conteúdos acessíveis em Libras e programação para crianças, adolescentes e adultos surdos. Super interessante! Promove a acessibilidade para toda comunidade surda do Brasil. Acesse o site e aprenda com os vários conteúdos. Aproveite esse momento em que as aulas estão virtuais e indique para o seu aluno assistir e ficar por dentro de todas novidades do momento! Segue o link: http://tvines.org.br.

Vamos refletir!

A inclusão acontece efetivamente para os alunos surdos? O que influencia a não efetiva inclusão dos surdos? Qual é a educação ideal para Surdos? O que você pode fazer para garantir a inclusão do surdo na escola?

Sugerimos, de início, o estudo deste Livro: Vendo Vozes, uma Jornada pelo Mundo dos Surdos, do autor Oliver Sacks, publicado pela editora Imago, Rio de Janeiro , 1990.

Vale a pena a leitura, é bem interessante:

O autor descreveu a História dos Surdos Americanos, sobre sua luta pelo direito de usar a Língua de Sinais Americana (ASL). Ele desenvolveu um estudo na década de 1980 e ficou impressionado com a língua dos Surdos, que compõem uma minoria linguística. Você sabia que em cada país existe uma língua de sinais diferente? Aqui no Brasil é Libras, Língua Brasileira de Sinais.

Discussão do conceito de Educação de Surdos:

Strobel (2009) afirma que quando pensamos em educação de surdos precisamos teorizar a partir dos espaços da cultura surda. Isso envolve história cultural, a língua de sinais, as questões identitárias , legislação específica para surdos, pedagogia surda, literatura surda, dos estudos culturais e estudos surdos.

A educação de surdos está ligada a entender o surdo em suas especificidades históricas, identitárias, linguísticas, culturais e saber que cada sujeito é único.

Vamos refletir sobre isso!

  1. Você como professor e/ou intérprete de Libras vê o aluno surdo por esse viés?
  2. O que você faz para garantir a acessibilidade do aluno surdo enquanto minoria linguística?

“São inúmeros os recursos didáticos que podem ser utilizados na educação de surdos. O aspecto que faz a diferença é, sem dúvida, a criatividade do professor. Muitos recursos surgem no dia-a-dia, quando o professor se vê diante de uma situação em que se faz necessário algum apoio material para que consiga alcançar, de forma eficaz, a compreensão da criança, ou para que a mesma consiga acessar o conhecimento de forma plena. Muitos destes recursos não estão aí, prontos para serem adquiridos, precisam ser confeccionados, precisam ser criados.” QUADROS, SCHIMIEDT (2006, p.99)

Para pensarmos sobre o assunto, temos mais perguntas:

  • Você produz materiais diversificados para seus alunos?
  • Quais os recursos que você utiliza?
  • Você consegue criar ou adaptar materiais didáticos?

Nos próximos módulos você começará a aprender sobre como trabalhar remotamente com o aluno surdo e poderá aproveitar as suas ideias para ensiná-lo por meio da tecnologia.

Então agora, vamos conhecer um pouco sobre a educação bilíngue para Surdos. Avance!

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ITENS

2.1 Discussão sobre o conceito de Educação de surdos

2.2 Fundamentos e características da Educação Bilíngue

2.3 O que é ensino remoto, ensino virtual e ensino à distância

2.4 Dimensões do Ensino remoto

2.5 O que é essencial no ensino remoto?