SUMÁRIO
Introdução
01
PARTE I – O CONTO NA SALA DE AULA: FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
E PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS
02
1. A formação do leitor literário na Educação Básica
02
1.1 Fora da biblioteca, dentro do livro: a leitura literária na escola
02
1.2 Do letramento aos multiletramentos: um percurso pela teoria
05
1.3 Da Prática Situada à Prática Transformada: apontamentos sobre a Pedagogia dos Multiletramentos
08
2. Redesign (redesenho) de contos literários e Pedagogia dos Multiletramentos
12
2.1 Percurso entre a Prática Situada e a Prática Transformada
12
2.1.1 Este ou aquele? A (difícil) escolha da obra literária
12
2.1.2 O corpo-a-corpo com o texto literário: a mediação em sala de aula
14
2.1.3 Ser fã da ficção: considerações sobre as fanfictions
14
2.1.4 Da reflexão à ação: proposta metodológica para a leitura de contos
15
3. Da leitura literária à escrita de fanfics: relatos da experiência em sala de aula
19
PARTE II – FIQUE FÃ: MOSTRA DE FANFICS DE CONTOS
DE MACHADO DE ASSIS E CLARICE LISPECTOR
23
APRESENTAÇÃO
23
4 MACHADO REDESENHADO: releituras de contos clássicos
25
4.1 Fanfics de ‘Missa do galo’, Machado de Assis
25
4.2 Fanfics do ‘Conto de escola’, Machado de Assis
41
4.3 Fanfics de ‘Umas férias’, Machado de Assis
48
4.4 Fanfics de ‘O espelho’, Machado de Assis
53
5 ENTRE LAÇOS E ABRAÇOS: redesenhos de Clarice
55
5.1 Fanfics do conto ‘Os laços de família’, de Clarice Lispector
55
5.2 Fanfics do conto ‘O crime do professor de matemática’, de Clarice Lispector
61
5.3 Fanfic do conto ‘Amor’, de Clarice Lispector
62
5.4 Fanfic do conto ‘Uma galinha’, de Clarice Lispector
63
5.5 Fanfic do conto ‘Mistério em São Cristóvão’, de Clarice Lispector
63
5.6 Fanfic do conto ‘A imitação da rosa’, de Clarice Lispector
64
5.7 Fanfics do conto ‘Feliz aniversário’, de Clarice Lispector
64
5.8 Fanfics do conto ‘O búfalo’, de Clarice Lispector
75
Considerações finais
84
Referências
85
Baixar e-book em PDF