SUMÁRIO

Introdução

01

PARTE I – O CONTO NA SALA DE AULA: FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
E PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS

02

1. A formação do leitor literário na Educação Básica

02

1.1 Fora da biblioteca, dentro do livro: a leitura literária na escola

02

1.2 Do letramento aos multiletramentos: um percurso pela teoria

05

1.3 Da Prática Situada à Prática Transformada: apontamentos sobre a Pedagogia dos Multiletramentos

08

2. Redesign (redesenho) de contos literários e Pedagogia dos Multiletramentos

12

2.1 Percurso entre a Prática Situada e a Prática Transformada

12

2.1.1 Este ou aquele? A (difícil) escolha da obra literária

12

2.1.2 O corpo-a-corpo com o texto literário: a mediação em sala de aula

14

2.1.3 Ser fã da ficção: considerações sobre as fanfictions

14

2.1.4 Da reflexão à ação: proposta metodológica para a leitura de contos

15

3. Da leitura literária à escrita de fanfics: relatos da experiência em sala de aula

19

PARTE II – FIQUE FÃ: MOSTRA DE FANFICS DE CONTOS
DE MACHADO DE ASSIS E CLARICE LISPECTOR

23

APRESENTAÇÃO

23

4 MACHADO REDESENHADO: releituras de contos clássicos

25

4.1 Fanfics de ‘Missa do galo’, Machado de Assis

25

4.2 Fanfics do ‘Conto de escola’, Machado de Assis

41

4.3 Fanfics de ‘Umas férias’, Machado de Assis

48

4.4 Fanfics de ‘O espelho’, Machado de Assis

53

5 ENTRE LAÇOS E ABRAÇOS: redesenhos de Clarice

55

5.1 Fanfics do conto ‘Os laços de família’, de Clarice Lispector

55

5.2 Fanfics do conto ‘O crime do professor de matemática’, de Clarice Lispector

61

5.3 Fanfic do conto ‘Amor’, de Clarice Lispector

62

5.4 Fanfic do conto ‘Uma galinha’, de Clarice Lispector

63

5.5 Fanfic do conto ‘Mistério em São Cristóvão’, de Clarice Lispector

63

5.6 Fanfic do conto ‘A imitação da rosa’, de Clarice Lispector

64

5.7 Fanfics do conto ‘Feliz aniversário’, de Clarice Lispector

64

5.8 Fanfics do conto ‘O búfalo’, de Clarice Lispector

75

Considerações finais

84

Referências

85

Baixar e-book em PDF