Conforme mencionado anteriormente, a intervenção pedagógica aqui proposta foi vivenciada com 90 alunos dos 9ºs anos do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Parque dos Buritis, de 1º de novembro a 9 de dezembro de 2023. Desses, 86 assinaram, juntamente aos responsáveis, os termos de consentimento e assentimento livre esclarecidos previstos pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Goiás (CEP/UFG) e permitiram que os instrumentos coletados na pesquisa pudessem ser mencionados e publicados.
O Colégio Estadual Parque dos Buritis, apesar de não possuir biblioteca escolar, possui condições favoráveis para o trabalho em prol da formação do leitor literário, com livros ‘físicos’ (mais de três mil obras) e possibilidades junto ao meio digital para se trabalhar com a leitura literária.
Quanto à escolha das obras, como essas turmas já haviam lido ‘O gato preto’ e outros contos de terror, de Edgar Allan Poe, no primeiro semestre, o corpus literário escolhido para o trabalho foi, inicialmente, ‘Missa do Galo e outros contos de Machado de Assis’ (Assis, 2018) com roteiro e ilustrações de Francisco Vilachã, obra que foi adaptada para quadrinhos, o que já pressupõe um maior interesse do jovem leitor. Além disso,
[...] a intergenericidade presente na obra adaptada, proposta aqui como objeto de trabalho, parte do cânone literário para um universo multimodal, possibilitando aos alunos uma fruição estética por meio de uma leitura significativa. O projeto gráfico do livro adaptado em quadrinhos se configura como uma forma de mediação, na qual o aluno-leitor se reconhece na leitura literária (Batista; Silva, 2023, p. 229).
Não obstante o livro físico ser em quadrinhos, os alunos tiveram contato com o texto original por meio dos contos baixados no site Domínio Público, os quais foram encaminhados para o grupo de WhatsApp das turmas. Através dos seus aparelhos celulares e dos notebooks recebidos pelo governo estadual, puderam acompanhar a leitura dos textos originais também.
No entanto, como na pesquisa-ação (Thiollent, 2011) as decisões são flexíveis de modo a colaborar com o bom andamento da pesquisa, em reunião com a orientadora do trabalho, foi sugerido utilizar também o livro ‘Laços de família’ (2008), de Clarice Lispector, ideia que foi prontamente aceita. Assim como a escrita machadiana que dialoga diretamente com o leitor, a escrita clariciana traz muitos vazios a serem completados pelo leitor, sendo possível trabalhar vários aspectos da humanidade que constituem as personagens e travar um processo de identificação entre o leitor e a leitura. Ressaltando que esses livros fazem parte do acervo da escola que os possui em grande quantidade, tendo sido possível trabalhar com o livro físico com todos os alunos, assim como a versão digital.
Assim, foram previstos 16 encontros com os alunos para a realização do que foi denominado intervenção pedagógica, ou seja, aulas direcionadas para a leitura literária e produção de fanfictions, intencionalmente organizadas dentro dos movimentos pedagógicos referidos pela Pedagogia dos Multiletramentos. Esses encontros não compuseram apenas o que corresponde a uma aula de 50 minutos, como ocorre na rede estadual, mas por vezes duas ou três aulas foram necessárias para perfazer o planejamento de cada encontro.
No Quadro 2 está a síntese do planejamento realizado e executado. Este quadro demonstra o planejamento de ações que venham a ativar conhecimentos prévios, instigar o aluno ao conhecimento novo e por fim avaliar o que foi aprendido.
Quadro 2 - Procedimentos didático-metodológicos para a leitura dos contos de Machado de Assis
Procedimentos didático-metodológicos para a leitura de ‘Missa do galo e outros contos de Machado de Assis’ – Roteiro e Adaptação de Rodrigo Vilachã | ||
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PRÁTICA SITUADA | 1º Encontro (1 aula) |
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2º Encontro (1 aula) |
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3º Encontro (2 aulas) |
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4º Encontro (2 aulas) |
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5º Encontro (2 aulas) |
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ENQUADRAMENTO CRÍTICO | ||
6º Encontro (1 aula) | Roda de conversa guiada por três questionamentos iniciais:
Momento para questionamentos, dúvidas e comentários; Reforço sobre as características do gênero conto, do contexto de produção e estilo machadiano. |
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INSTRUÇÃO ABERTA | 7º Encontro (1 aula) |
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PRÁTICA TRANSFORMADA | 8º Encontro (2 aulas) |
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Como a pesquisa-ação é flexível, o planejamento da segunda parte das leituras foi adaptado de acordo com o que foi positivo e/ou negativo na primeira fase. As mudanças estão registradas no Quadro 3.
Quadro 3 - Procedimentos didático-metodológicos para a leitura dos contos de Clarice Lispector
Procedimentos didático-metodológicos para a leitura de ‘Laços de família’, de Clarice Lispector | ||
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PRÁTICA SITUADA | 9º Encontro (1 aula) | Aplicação do questionário 2. |
10º Encontro (aula 1) |
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11º Encontro (2 aulas) |
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12º Encontro (2 aulas) |
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13º Encontro (2 aulas) |
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ENQUADRAMENTO CRÍTICO | 14º Encontro (2 aulas) |
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INSTRUÇÃO ABERTA | 15º Encontro (2 aulas) |
Reforço do padrão das fanfics; Orientação mais explícita para a entrega dos trabalhos seguindo o roteiro: ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DAS FANFICS
CAPA
PARTE INTERNA
REFERÊNCIA:
Brainstorm (tempestade de ideias) para a criação das fanfics: quais vazios nos textos induzem você a querer continuar ou dar outra versão para a história? Início da escrita das fanfics. |
PRÁTICA TRANSFORMADA | 16º Encontro (2 aulas) |
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Assim, de forma intencional e organizada, da prática situada à prática transformada, a intervenção pedagógica objetivou proporcionar a leitura efetiva de contos, em um contato intrínseco entre leitor e leitura, levando o aluno a compreender as intencionalidades discursivas dos autores, as escolhas dos narradores, os vazios deixados nos textos, a identificação com as personagens e/ou enredos e a ressignificação das leituras por meio da produção das fanfictions. Como já foi mencionado, não se trata de uma sequência didática, tampouco de uma forma infalível para se formar leitores literários, mas um modelo de organização das aulas voltadas para esse propósito, que pode facilmente ser adaptado de acordo com as necessidades de ensino e aprendizagem de cada contexto escolar.
Através dessa proposta, foi possível levar uma estratégia de leitura literária de clássicos unida à cultura de base dos alunos circundada pelo universo midiático das fanfics, alcançando mais de 90% dos alunos das turmas trabalhadas, os quais se envolveram na leitura dos contos e na escrita dos textos (159 fanfics foram produzidas!).
Por meio dessa intervenção, passaram de leitores a autores, mas justamente porque envolvidos na prática situada, leram os livros; imersos no enquadramento crítico, analisaram os contos e deles depreenderam sentidos pela identificação com essas histórias; imbuídos por uma instrução aberta, começaram as produções que, por meio dos vazios deixados nos textos originais, trabalharam com a imaginação aguçada e efetivaram a prática transformada. Nesse ínterim, tiveram acesso aos clássicos, seja na forma original dos contos, seja em uma linguagem multimodal e multissemiótica, por meio das histórias em quadrinhos. Tiveram acesso ao livro físico e ao livro digital, aprendendo a buscar obras literárias em domínio público de distribuição legal e gratuita. Puderam interagir com os autores e as leituras, buscando, no meio midiático das redes sociais informações sobres os autores, vislumbrando possibilidades de releituras/redesenhos através de um gênero que nasce com o advento das tecnologias da comunicação e se expande com as tecnologias da informação, que são as fanfics. A expectativa para a construção do livro digital que irá compartilhar os textos produzidos (segunda parte deste e-book) também foi um grande incentivador para a efetivação de todo esse processo.
O trabalho, em um viés de multiletramentos, é válido pontuar, não implica necessariamente um grande aparato digital para ser realizado, o importante é que os jovens leitores tenham contato com o universo (multi)midiático que os circunda e aprendam a ser tanto receptores quanto produtores de conteúdo (designers). Neste caso, os multiletramentos se deram através do contato com o universo literário, por meio das obras originais e completas (não fragmentadas), em livro físico e digital, tanto em texto original, como em adaptação em quadrinhos (multimodal e multissemiótico) e, minimamente, com o universo tecnológico que os circunda, visto que
[...] trabalhar com multiletramentos pode ou não envolver (normalmente envolverá) o uso de novas tecnologias de comunicação e de informação (‘novos letramentos’), mas caracteriza-se como um trabalho que parte das culturas de referência do alunado [...] e de gêneros, mídias e linguagens por eles conhecidos, para buscar um enfoque crítico, pluralista, ético e democrático – que envolva agência – de textos/discursos que ampliem o repertório cultural, na direção de outros letramentos (Rojo, 2012, p. 8).
Outros letramentos estes que neste trabalho foram materializados em um processo de letramento literário e no redesign/redesenho dos contos dentro do universo das fanfics.
Em conclusão, o processo de redesign/redesenho dos contos de Machado de Assis e Clarice Lispector confirmou a relevância dessa escolha didático-metodológica, pautada na Pedagogia dos Multiletramentos, dada a interação que os alunos tiveram com as leituras em meio a um processo de identificação entre o texto e o leitor, que procurou, pelos vazios dos textos, provocar novas leituras com a escrita das fanfics e por esse motivo essa estratégia está sendo disseminada para que possa inspirar outros professores e/ou mediadores da leitura literária em suas práticas cotidianas.
Mas, falamos tanto dessas fanfics... É hora de conhecê-las! A segunda parte, apresentada a seguir, trará os textos produzidos pelos alunos e os desenhos feitos por eles para que sirvam de inspiração para que outros leitores conheçam melhor os contos de Machado de Assis e Clarice Lispector. Vamos lá?!
7. O texto de autoajuda e best seller até pode estar inserido em uma proposta pedagógica interessante, mas não deve ser utilizado para preencher uma lacuna da ausência de um texto literário.
8. http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp