Garantir o direito ao acesso à leitura literária em sala de aula, principalmente de escolas públicas e as mais desprovidas de aparato didático, como a biblioteca escolar, precisa estar no cerne docente.
Não há milagres, há trabalho que precisa estar consonante ao mundo atual, mas sem deixar de lado a literatura clássica, patrimônio tão valioso que se não cuidarmos em apresentá-lo aos jovens, poderá até mesmo cair no esquecimento. Precisamos lutar por melhores condições de ensino munindo nossos alunos de um capital cultural que possa expandir seus horizontes e fortalecer suas práticas cidadãs. Embora não seja uma tarefa fácil, Petit (2019) nos traz esperanças:
Aos pais e transmissores culturais, direi simplesmente o seguinte. Mesmo que as crianças para quem vocês leem histórias não se tornem leitores, vocês não terão perdido seu tempo. Vocês terão forrado os bolsos delas, enchido seu baú do tesouro com palavras, narrativas, imagens que elas poderão utilizar para não se sentir despidas, perdidas, diante do que as rodeia, ou para enfrentar seus próprios demônios. Vocês as terão ajudado a construir lembranças que elas ainda vão revisitar muito tempo depois. Vocês terão aberto espaços propícios ao brindar, ao sonho, ao pensamento, à exploração de si e do mundo, aos compartilhamentos, que são essenciais para seu desenvolvimento estético, psíquico, intelectual.
Vocês terão contribuído para lhes apresentar o mundo, para torná-lo um pouco mais habitável. Nesses tempos de grande brutalidade, vocês terão preservado momentos de transmissão poética que escapam à obsessão da avaliação quantitativa e ao alarido ambiente. Por tudo isso e muito mais, vocês terão realizado uma obra mais do que ‘útil’ (Petit, 2019, p. 203).
Essas palavras de Michèle Petit me motivam e espero que essa motivação chegue até vocês também.
O trabalho ora proposto e seus resultados são o grande incentivo para demonstrar o quão vale a pena trabalhar para possibilitar o acesso à leitura literária, garantindo esse direito aos nossos alunos na Educação Básica. Por isso, aqui foram apresentadas possibilidades que permitem esse acesso.
Nossos alunos vão longe, mas precisamos dar suporte a eles para atravessarem essa estrada. É sempre por eles e para eles que persistimos.
9. Texto mantido no formato desenhado pela aluna-autora.
10. O aluno escreveu o texto em um papel envelhecido por ele, como se fosse um manuscrito antigo contendo o relato.