RESUMO

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BATISTA, Lanne Janaína. De leitor a autor: leitura literária e produção de fanfics em sala de aula. 2024. 210 f. Produto Educacional relativo à Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2024.

Este produto educacional em forma de e-book apresenta os resultados de um trabalho desenvolvido no Curso de Mestrado Profissional Stricto sensu do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da Universidade Federal de Goiás (PPGEEB-CEPAE/UFG), voltado para a formação do leitor literário, cujo objetivo principal foi o de desenvolver condições didático-metodológicas para a formação do leitor literário na Educação Básica, em escola sem biblioteca escolar, por meio da leitura de contos literários mediada pela Pedagogia dos Multiletramentos. O trabalho foi realizado entre os anos de 2021 e 2023 dentro da linha de pesquisa Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes. É apêndice da dissertação, fruto de uma pesquisa-ação de caráter participante realizada com a coordenadora pedagógica, duas professoras de Língua Portuguesa e 86 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Parque dos Buritis, intitulada ‘Formação do leitor literário e Pedagogia dos Multiletramentos em escola sem biblioteca escolar: redesigning contos literários’. Sua base teórica teve como principais autores: para as questões relacionadas ao ensino de literatura – Andruetto (2012, 2017), Candido (1999, 2004), Cosson (2014, 2016, 2021), Montes (2020), Petit (2008, 2009, 2013, 2019), Todorov (2006, 2009) e Zilberman (2008, 2012); a leitura literária como compartilhamento de um capital cultural garantido pela leitura dos clássicos – Bourdieu (2007), Calvino (2007), Saviani (2009, 2011) e Snyders (1993); para refletir-se sobre a biblioteca escolar, as Diretrizes da IFLA (2016) e para o desenvolvimento da Pedagogia dos Multiletramentos e redesign, Cazden et al. (2021), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020) e Rojo e Moura (2019). O trabalho de intervenção pedagógica se desenvolveu através de 16 encontros com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da escola-campo, nos quais foram aplicadas aulas voltadas para a leitura de contos literários de Machado de Assis e Clarice Lispector, mediadas pelos movimentos pedagógicos da Pedagogia dos Multiletramentos. Os instrumentos de coleta de dados foram o diário de campo, três questionários e as fanfics, produções textuais feitas dentro da perspectiva do redesign (redesenho). Assim, este material se divide em duas partes. A primeira traz o percurso teórico-metodológico das aulas realizadas na intervenção pedagógica, demonstrando a importância de metodologias assertivas para o desenvolvimento de um letramento literário, de modo a servir como suporte pedagógico para auxiliar docentes e profissionais da educação a buscarem possibilidades para o trabalho com a leitura literária apropriadas a seus contextos de ensino. Já na segunda parte estão disponibilizadas as fanfics feitas pelos alunos para que possam ser lidas e apreciadas, com o intuito de inspirar novas propostas dentro de uma prática transformada e compartilhada. Assim, torna-se público o resultado de todo o processo realizado e oportuniza-se que, de um lado, mais docentes e mediadores da leitura literária tenham esse aporte teórico que venha a embasar suas práticas, e de outro, que os alunos se sintam motivados através do compartilhamento dos seus textos em formato de um livro digital.

Palavras-chave: formação do leitor literário; biblioteca escolar; pedagogia dos multiletramentos; contos literários; fanfics.