Este e-book é resultado de um produto educacional vinculado à dissertação de mestrado ‘Formação do leitor literário e pedagogia dos multiletramentos em escola sem biblioteca escolar: redesigning contos literários’, critérios exigidos pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB- CEPAE/UFG) para a obtenção do grau de mestra no Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica.
Após perpassar por uma pesquisa-ação de caráter participante, ocorrida no final do ano letivo de 2022, em uma escola da rede estadual de ensino de Goiás, situada na cidade de Goiânia e que não possui biblioteca escolar – cujos participantes foram a coordenadora pedagógica e duas professoras de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental, assim como 86 alunos dos 9ºs anos do Ensino Fundamental –, foram tecidas considerações a respeito da formação do leitor literário neste contexto em que o livro literário não é facilmente disponibilizado, tampouco ofertado de maneira recorrente e diversificada aos alunos, fator que confere uma das dificuldades dos docentes no trabalho em prol da formação do leitor literário. A biblioteca escolar é um direito, assim como o acesso à literatura, mas que como tantos outros direitos básicos não tem chegado a todos.
Desse modo, o objetivo que norteou todo este trabalho foi buscar desenvolver condições didático-metodológicas para a formação do leitor literário na Educação Básica, em escola sem biblioteca escolar, de modo a munir os docentes e profissionais preocupados com a formação do leitor literário com práticas pedagógicas capazes de suprir essas dificuldades e levar o livro literário, seja no formato físico, seja no formato digital, para a sala de aula, para o trabalho com os alunos e promover um contato não fortuito, mas uma leitura minuciosa do texto literário de forma a propiciar ao aluno a compreensão do texto e buscar nele um processo de identificação.
A hipótese que direcionou o trabalho é que, na falta da biblioteca escolar como elemento mediador da leitura literária e formação do leitor, faz-se necessário encontrar soluções didático-metodológicas para a efetivação do trabalho, já que se constitui direito do aluno receber essa formação e é dever da escola propiciá-la. Assim, foi utilizada a Pedagogia dos Multiletramentos como elemento mediador para a formação do leitor literário, conceito-chave que será explorado no decorrer deste material.
Para tal, o trabalho apoiou-se teoricamente em três frentes: autores preocupados com a formação do leitor literário na Educação Básica, que trazem o acesso à literatura como um direito e como forma de acesso a um capital cultural que precisa ser garantido pela escola, como Andruetto (2012, 2017), Bourdieu (2007), Calvino (2007), Candido (1999, 2004), Cosson (2014, 2016, 2021), Montes (2020), Petit (2008, 2009, 2013, 2019), Saviani (2009, 2011), Snyders (1993), Todorov (2006, 2009) e Zilberman (2008, 2012); autores e legislações que trazem a importância da biblioteca escolar, como as Diretrizes da International Federation of Library Associations and Institutions para a Biblioteca Escolar (IFLA, 2016) e a Lei nº 12.244 de 24 de maio de 2010 (Brasil, 2010); e como aparato didático-metodológico, ancorou-se na Pedagogia dos Multiletramentos, trazida por autores como Cazden et al. (2021), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020) e Rojo e Moura (2019), dentre vários outros autores cujos estudos foram necessários para embasar a pesquisa.
Destarte, o e-book está dividido em duas partes. A primeira, intitulada O conto na sala de aula: formação do leitor literário e Pedagogia dos Multiletramentos, traz reflexões acerca da formação do leitor literário na Educação Básica, tendo como suporte os documentos oficiais e autores que defendem o direito ao acesso à essa leitura de forma que o aluno possa apropriar-se de um letramento literário, fase em que a literatura fará parte de seu cotidiano, mesmo fora do contexto escolar. Além disso, busca mostrar a importância das pontes que ligam o aluno ao livro literário, como o papel da biblioteca escolar no processo de formação do leitor literário, mas que em falta dela, alternativas precisam ser encontradas. Deste modo, a Pedagogia dos Multiletramentos constitui um alicerce didático-metodológico capaz de levar aos docentes bases teóricas e ideias para nortear esse objetivo. A vivência obtida durante a pesquisa-ação participante realizada pretende suscitar ideias para novos trabalhos relacionados à formação do leitor literário como uma forma de inspiração para práticas que abarquem a necessidade iminente de ofertar o livro e a leitura literária aos alunos de escolas públicas de forma intencional e bem planejada.
Já a segunda parte é a cerejinha do bolo! Fique fã: mostra de fanfics de contos de Machado de Assis e Clarice Lispector traz os textos produzidos pelos alunos em um processo de redesign (Cazden et al., 2021) ou redesenho, uma escrita criativa a partir da leitura dos contos literários de Machado de Assis e Clarice Lispector desenvolvida durante a intervenção pedagógica mediada pela Pedagogia dos Multiletramentos. O objetivo é compartilhar as criativas fanfics produzidas pelos alunos e comprovar a eficácia do trabalho pensado e executado em defesa ao acesso à leitura literária, aos clássicos da literatura, a estratégias que respeitem o texto literário em sua integridade e que sejam atrativas para os alunos, posto que fazem parte de um contexto altamente midiatizado no qual já estão inseridos. Assim, será possível também que os próprios alunos vejam e compartilhem os frutos de seus esforços perante esse trabalho.
Não obstante o produto final sejam produções textuais, é mister reforçar que a leitura foi o principal viés trabalhado. Dar o livro ao aluno, fazer ler, ler junto, encontrar nos vazios dos textos pistas para promover sentidos, buscar identificações entre os leitores e as leituras para que assim, cheios de dúvidas sobre o que poderia ter acontecido e com a imaginação aguçada, pudessem se tornar alunos-autores.
Por fim, não há receita pronta e infalível para a formação de leitores literários, mas há caminhos. E acredita-se que boas práticas podem e devem ser compartilhadas de modo a inspirar tantas outras e fazermos chegar aos nossos alunos o livro e a leitura, principalmente os das escolas públicas desprovidas da biblioteca escolar, lugar que se entende como uma agência de letramentos e fomentadora do letramento literário.
1. Este e outros conceitos aqui previamente introduzidos serão detalhados no decorrer do e-book.