Módulo 2

Metodologias Ativas Aplicadas à Educação dos Surdos


6 Ensino Híbrido

  • Para pensar!
  • Você sabe o que é o ensino híbrido?
  • Como trabalhar o ensino híbrido com os alunos surdos?

Ensino online e o presencial se complementam.

No ensino híbrido é possível integrar diferentes tipos de tecnologias digitais, ou não. Todas elas possibilitam que o aluno desenvolva sua autonomia e o seu autoaprendizado.

Para Moran (2015, p. 27), “híbrido é um conceito rico, apropriado e complicado. Tudo pode ser misturado, combinado e podemos, com os mesmos ingredientes, preparar diversos “pratos”, com sabores muito diferentes".

Para Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015, p. 01): o ensino híbrido deve ser visto com “uma abordagem que busca a integração das tecnologias digitais aos conteúdos trabalhados em sala de aula, de forma que, mais do que enriquecer as aulas, seja possível oferecer diferentes experiências de aprendizagem aos estudantes”

Para Miranda (2005, p. 48), o ensino híbrido é uma combinação dos recursos e dos métodos usados face a face e online, com a qual se procura tirar partido das vantagens de qualquer um dos dois sistemas de aprendizagem.

Então, é preciso considerar que:

  • O uso de tecnologias digitais no contexto escolar propicia diferentes possibilidades para trabalhos educacionais mais significativos para os seus participantes.
  • Sejam crianças, adolescentes, jovens e adultos, estão recebendo, transmitindo e produzindo informações em uma rede que é atualizada diariamente. (VERGARA, HINZ, LOPES, 2018).

Sugestões de textos complementares sobre ensino híbrido

1. APRENDER E ENSINAR COM FOCO NA EDUCAÇÃO HÍBRIDA. Autores: Lilian Bacich; José Moran.
Link: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2015/07/hibrida.pdf

2. MODELOS DE ENSINO HÍBRIDO.
Link: http://www.blendedlearning.org/modelos/?lang=pt-br

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ITENS

6 O que é ensino híbrido?

6.1 Qual a finalidade das tecnologias digitais na educação surdos no modelo híbrido?

6.2 O ensino on-line para surdos: algumas possibilidades

6.3 O ensino presencial para surdos: algumas possibilidades

6.4 Dificuldades