Módulo 2

Metodologias Ativas Aplicadas à Educação dos Surdos


5.1 A sala de aula invertida consiste em três momentos diferentes

  • Primeiro, o aluno estuda o conceito que será visto na escola, antes da aula, se preparando para as atividades que serão realizadas.
  • Esse estudo pode ser feito baseado em referências pesquisadas pelos próprios alunos ou em referências selecionadas pelo professor que podem ser complementadas pelos alunos (MORAIS; BARRETO, 2019). Veja que, na sala de aula investida, como é importante que os professores tenham uma postura que estimule, desafia e motiva os estudantes.

Os conteúdos são explorados, inicialmente, pelos alunos de forma individual. Essa exploração e primeiro contato pode ser virtual, com vídeos, textos, resumos, imagens, filmes etc.

Página 11
  • O segundo passo é o momento da aula, em que os alunos usarão os conceitos aprendidos e estudados previamente para construir o diálogo com o professor dentro da aula, aplicando o que aprenderam e participando ativamente da mesma.
  • O professor passa a atuar como um mediador daquilo que está sendo aprendido pelos alunos, buscando identificar pontos estudados, aprofundados e validar informações obtidas pelos estudantes. (MORAIS; BARRETO, 2019)

O momento de contato com os professores e demais estudantes é importantíssimo para a interação, para o aprofundamento e para a revisão de conteúdos em estudo. Este momento é oportuno para levantar e sanar as dúvidas e complementar com novas formas de visualizar os conteúdos em aprendizado.

  • O terceiro, é o momento posterior à aula, em que os alunos poderão aprofundar o que foi estudado em um local externo à escola, buscando mais informações para complementar aquilo que estudaram na aula.
  • Esse momento é importante para alunos solidificarem sua aprendizagem e buscar assuntos ligados ao tema que sejam de seu interesse. (MORAIS; BARRETO, 2019)

O aprendizado não termina com o fim do contato direto e presencial com o professor. Os estudantes podem aprofundar, aplicar o que aprenderam em local externo ao ambiente educacional e podem relacionar o que aprenderam com a vida prática. Por isso, é muito importante que os professores incentivem o desenvolvimento de habilidades e competênicas, muito mais do que de conteúdo curricular.

ITENS

5 O que é a sala de aula invertida?

5.1 A sala de aula invertida consiste em três momentos diferentes

5.2 Sala de aula invertida para surdos

5.3 Quais as necessidades dos alunos surdos no ensino à distância