Módulo 1

Educação de surdos e a educação bilíngue: O que é essencial no ensino remoto?


2.5 O que é essencial no ensino remoto?

O que é essencial e importante para ser ensinado remotamente?

Temos que garantir:
● Acesso à língua de Sinais e ao Português escrito.
● Inserir da janela do intérprete.
● Acesso aos conteúdos de forma adaptada e contextualizada.
● Metodologias que contemplem os instrumentos visuais do português escrito e o vídeo em Libras.
● Levar o aluno a criticidade.
● E muito mais...

Vamos refletir sobre a conduta docente no ensino de L1 e L2.

“A prática educativa tem de ser, em si, um testemunho rigoroso de decência e de pureza” (Paulo Freire). Quando ensinamos Libras/Português, devemos usar da ética e do exercício da curiosidade, porque com isso, faz da curiosidade, perseguidora metodicamente de seu objetivo, que é o exercício da prática de ser professor. Levar o aluno a ser produtor do seu próprio conhecimento.


Algumas sugestões…

  • Levar o aluno a expressar a sua criatividade por meio de atividades bem explicadas e que tenham um objetivo claro.
  • Pedir aos alunos surdos para se filmarem, fazendo as suas produções.
  • Proporcionar a autonomia do aluno surdo com o objetivo que ele amplie e desenvolva o seu conhecimento.

Importante:

  • Os professores precisam quebrar a antiga tradição da forma de ensinar... A realidade mudou e estamos em um período atípico e diferente. Então, deixe a criatividade te levar e crie meios de despertar no aluno surdo a vontade de aprender.

Referências

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e dá outras providências. Diário Oficial da União , Brasília, Poder Legislativo, 25 Disponível em: http://www.planalto.gov.br.

QUADROS, R. M. de.; SCHMIEDT, M. L. P. Ideias para ensinar português para alunos surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2006.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Editora Artmed, 1998.

SACKS, O. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

STROBEL, K. História da Educação de Surdos. Florianópolis: UFSC, 2009.

SKLIAR, Carlos A. Localização política da educação bilíngue para surdos. In: ______ (Org.). Atualidade da educação bilíngue para surdos: processos e projetos pedagógicos. Porto Alegre: Mediação, 1999. p. 7-14.

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Sugestão de leitura

ALBORNOZ, S. O que é trabalho. São Paulo: Brasiliense, 2004.

GOHN, Maria da G. Educação não formal e o educador social. São Paulo: Cortez, 2010

LACERDA, C. B. F. de; SANTOS, L. F. dos; MARTINS, V. R. de O. (orgs.). Escola e diferença: caminhos para educação bilíngue de surdos. São Paulo: Edufscar, 2016.

LACERDA, C. B. F. de; SANTOS, L. F. dos. (orgs). Tenho um aluno surdo, e agora? São Paulo: Edufscar, 2014.

QUADROS, R. M. de. Educação de Surdos e Aquisição da Linguagem. Porto Alegre. Editora Artmed. 1997.

STUMPENHORST, J. A nova revolução do Professor, práticas pedagógicas para uma nova geração de alunos. Petrópolis: Vozes, 2018.


ITENS

2.1 Discussão sobre o conceito de Educação de surdos

2.2 Fundamentos e características da Educação Bilíngue

2.3 O que é ensino remoto, ensino virtual e ensino à distância

2.4 Dimensões do Ensino remoto

2.5 O que é essencial no ensino remoto?