1

Caro educando e cara educanda,

Estamos iniciando o Módulo III do nosso curso. Neste módulo, iremos falar sobre as atividades de pesquisa e algumas metodologias de trabalho popular que podem ser empregadas junto às comunidades rurais e tradicionais. Revisitaremos, também, as regras e diretrizes para elaboração do trabalho científico.

Desta forma, neste módulo, queremos conversar com você sobre o uso da metodologia do trabalho científico e o trabalho de educação popular. Também vamos aproveitar este módulo para introduzirmos algumas reflexões sobre ações de educação ambiental.

Esperamos que este módulo sirva de estímulo para que vocês iniciem o processo de construção do seu projeto de pesquisa, que poderá ser uma ação sobre saúde e saneamento em algumas das comunidades rurais e tradicionais do seu município que são atendidas pelo projeto SanRural.

Vamos juntos (as)?

O SanRural é a sigla do projeto Saneamento e Saúde Ambiental em Comunidades Rurais e Tradicionais de Goiás. Ele é uma parceria entre a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). Seu objetivo é desenvolver pesquisa acerca das condições de saúde e segurança do saneamento em comunidades rurais e tradicionais do estado de Goiás, de forma articulada entre: gestores municipais profissionais das secretarias municipais, líderes locais e membros das comunidades rurais e tradicionais, em consonância com a política do Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental (SINVSA) e o Sistema Único de Saúde (SUS).

Falaremos deste projeto em diferentes momentos deste Curso de Especialização.

Para conhecer mais sobre o SanRural, acesse: http://sanrural.ufg.br

Para facilitar nosso estudo, dividimos este módulo em quatro partes.

Na PARTE 1, iremos discutir como se dá a organização do trabalho científico, quais regras poderão ser adotadas e os métodos de pesquisa. Isso irá te ajudar a construir o seu projeto. Para isto, falaremos um pouco sobre: definição de ciência; conhecimento científico e conhecimento popular; método científico – métodos de abordagem e de procedimentos; o que é pesquisa científica; classificação das pesquisas; aspectos éticos na pesquisa científica; etapas da pesquisa; estrutura do projeto de pesquisa; normas para textos científicos e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Na PARTE 2, estudaremos: o conceito de didática; pressupostos teóricos, históricos, filosóficos e sociais da didática; dimensões político-sociais, técnicas e humanas da didática e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem; planejamento e avaliação educacional; articulação entre a didática e as didáticas específicas; metodologias de ensino; fundamentos de educação popular e estratégias de ensino e aprendizagem.

Na PARTE 3, discutiremos sobre: metodologias de diagnóstico participativo; temas geradores em saúde e saneamento; estratégias metodológicas participativas para ações educativas em saúde e saneamento; educomunicação. Para isto, vamos falar um pouco sobre educação popular e educação do campo.

Por fim, na PARTE 4 falaremos sobre: histórico, conceitos e princípios da educação ambiental; educação ambiental e o Programa de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento (PEAMSS); diretrizes do PEAMSS.

Para isso, precisaremos que você dedique a este módulo 60 horas.