Capítulo 1 - Recursos pedagógicos e metodologias para ensino de Biologia
Introdução ao capítulo 1
Sejam bem vindos ao capítulo “Recursos Pedagógicos e Metodologias para o Ensino de Biologia”. No ensino de biologia, que estuda a complexidade da vida em diversos níveis, a prática pedagógica do professor deve abranger diversas ações, reações e relações que são essenciais à aprendizagem do aluno.
Neste capítulo iremos trabalhar duas unidades:
UNIDADE I – Os caminhos para o ensino de biologia: ensinar para quem?
Será trabalhada nesta unidade uma discussão acerca de um ensino de biologia voltado para a formação de um cidadão atuante na tomada de decisões e as transformações que a educação escolar necessita enfrentar, recaindo, principalmente, sobre os cursos de formação dos professores.
UNIDADE II – Concepções e práticas pedagógicas
Algumas teorias pedagógicas serão apresentadas de forma resumida e, a partir delas, serão discutidas algumas metodologias, recursos e técnicas de ensino e aprendizagem que possam nortear o planejamento do professor de biologia de acordo com as suas convicções e infraestrutura. E, ainda, algumas considerações finais serão feitas no sentido de elucidar a importância e os cuidados com o planejamento da disciplina de biologia.
Boas-vindas e sucesso nos estudos!
Objetivos da disciplina
Geral
Discutir os fundamentos teóricos da análise e o desenvolvimento de recursos didáticos com vistas à formação metodológica, a fim de que o professor tenha capacidade de elaborar um planejamento que leve o ensino de biologia a formar cidadãos críticos.
Específicos:
- Compreender a importância da relação entre ciência, tecnologia e ambiente na sociedade atual;
- estabelecer a importância da educação científica para a educação básica;
- reconhecer as transformações necessárias ao ensino de biologia;
- compreender os fundamentos teóricos para a utilização dos recursos pedagógicos e metodológicos para o ensino de biologia;
- elaborar um planejamento de disciplina que contemple a formação de um cidadão crítico;
- relacionar conteúdos específicos de biologia às diferentes metodologias e aos recursos didáticos;
- elaborar diferentes recursos didáticos para facilitar o ensino e a aprendizagem;
- propor avaliações que contemplem as concepções e os objetivos propostos pelo professor.
Metodologia de estudo
Nesta disciplina serão utilizadas como estratégias educacionais contínuas a leitura de artigos complementares, elaboração de textos, os resumos, as resenhas, os planos de disciplina e de aula. Serão também realizadas discussões por meio dos fóruns virtuais e análise de questões de exames no ensino médio.
Avaliação
A avaliação deste capítulo será realizada em dois momentos: ao longo do curso e presencialmente. A primeira será o resultado de um processo que envolverá a participação de cada aluno nas atividades propostas; a segunda será presencial, a ser realizada no final do módulo e na data indicada pelo calendário da disciplina.