UNIDADE II - Concepções e práticas pedagógicas
Para ensinar não basta somente conhecimento científico do conteúdo, mas, principalmente, saber ensinar, ou seja, competência para converter conteúdos extremamente complicados para o aluno em assuntos de fácil compreensão. (FREIRE, 1984)
O ensino se dá num âmbito de relação entre as concepções dos docentes e suas práticas pedagógicas, ou seja, as metodologias de ensino e a avaliação, os recursos didáticos, os tipos de aulas e o processo de reflexão do professor no desenvolvimento de suas práticas. Neste sentido, a disciplina de biologia pode ser bastante envolvente, significativa e prazerosa para os alunos ou não, dependendo da prática do professor. Isso não é tarefa fácil, pois requer que o professor mantenha o domínio do conhecimento teórico e metodológico atualizado. Além disso, a escola tem importância fundamental para facilitar a relação entre os conteúdos ensinados no ambiente da sala de aula com o mundo e a vida atual do aluno, promovendo o acesso a revistas, jornais, informática, museus, peças de teatro etc. Desta maneira, é necessário que o professor atinja as diferentes carências dos alunos e, para isso, deve reconhecer que o processo de ensino e aprendizagem deve ser adaptável e contínuo, requerendo medidas pedagógicas diferenciadas. Segundo Moreira (2006), para se alcançar uma aprendizagem significativa é necessário que o professor tenha o domínio do conteúdo, determine o que o aluno já sabe e o que deve aprender e saber escolher qual metodologia e recursos mais apropriados.
Teorias da Aprendizagem
Algumas teorias foram construídas no sentido de explicar como se dá o processo de aprendizagem. Segundo Krasilchik (2008), algumas tendências influenciaram os processos educacionais entre as décadas de 1950 a 1980. De forma resumida, são elas:
- Behaviorismo ou comportamentalismo – ideias baseadas no comportamento operante, onde as consequências agradáveis de um evento funcionavam como estimuladoras e as não agradáveis como repressivas. As atividades do professor eram planejadas com o objetivo de alcançar o aprendizado por ações de controle, recompensa e punição, e exposto por atitudes, conhecimentos e habilidades observáveis e calculáveis. As aulas eram planejadas por meio de introdução, eliminação e modificação de comportamentos.
- Cognitivismo – engloba teorias que enfatizam a possibilidade de o aluno obter e estruturar informações, e o produto da interação do homem com o mundo seria o conhecimento; deve proporcionar ações relacionadas à tomada de decisões.
- Sociocultural – abordagem em que a pessoa é o sujeito da educação, e o professor tem o papel de dirigir e guiar sua atividade individual; o processo de ensino e aprendizagem é atividade pessoal do aluno e, por isso, os métodos não podem ser uniformes.
- Construtivismo – trata-se de uma linha de pesquisa derivada dos cognitivistas, que consideram que o conhecimento é edificado pela própria pessoa, no qual os resultados da aprendizagem dependem dos objetivos, das motivações e dos conhecimentos que o aluno traz consigo, além do ensino ministrado.
Mizukami (1986) ainda descreve as abordagens tradicional e humanista. Na abordagem tradicional, o conhecimento humano é adquirido pelo indivíduo por meio de transmissão, de onde se supõe o papel importante da educação formal e da escola. A educação é caracterizada como transmissão de conhecimentos e restrita à ação da escola, e a metodologia se baseia na aula expositiva e nas demonstrações do professor à classe. O professor já traz o conteúdo pronto, e o aluno se limita exclusivamente a escutá-lo.
A educação na abordagem humanista é centrada na pessoa-aluno e tem como finalidade a criação de condições que facilitam a aprendizagem, de forma que seja possível seu desenvolvimento tanto intelectual como emocional. Metodologicamente, não se enfatiza a técnica ou o método, sendo que o processo de ensino irá depender do caráter individual do professor, como ele se relaciona com o caráter pessoal do aluno.
O estudo sobre essas diferentes linhas ou abordagens pedagógicas podem oferecer rumos à ação docente. Entretanto, a maioria das escolas e professores trabalha com o processo tradicional por várias razões, inclusive a falta de estrutura das escolas e a falta de formação continuada do profissional da educação. Para o ensino de biologia, a proposta construtivista, desde que seja desenvolvida adequadamente, aponta para um maior aprendizado, pois convida o aluno à exploração e descoberta e ao “aprender a pensar”, eliminando ou, pelo menos, diminuindo a importância do simples “aprender informações”.