UNIDADE II - Concepções e práticas pedagógicas

5. Referências

BONINI-ROCHA, A. C.; OLIVEIRA, L. F.; ROSAT, R. M.; RIBEIRO, M. F. M. Satisfação, percepção de aprendizagem e desempenho em vídeo aula e aula expositiva. Ciências & Cognição, v.19, p.47-57, 2014.

CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A.
A necessária renovação do ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

CARVALHO, W. (Org.). Biologia: o professor e a arquitetura do currículo. São Paulo: Editora Articulação Univ./Escola, 2000.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de Ciências.
Trad. Sandra Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2006.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências:
fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

FARIA, K. C; GIRAFFA, L. M. M. Ensinando Biologia com o moodle: pedagogia da parceira na prática. Vidya, v. 32, p. 65-77, 2012.

HEERDT, B.; BRANDT, C. F.  Processos de ensino e aprendizagem da biologia mediados por WEBQUESTS: possíveis avanços conceituais. In: VII ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação. Florianópolis, 2009.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2008.

LEITE, L. S.; DIAS, R. A. Tecnologias da informação e comunicação e protagonismo juvenil: o projeto “jovens navegando pela cidade”. Revista Tecnologia Educacional. n.188, p. 45-52, 2010.

MARTINS, F. N.; FREITAS, D. S.; FELDKERCHER, N. Oficinas pedagógicas: instrumento de valorização da diversidade no ambiente escolar. In: IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE; III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. PUCPR, 2009.

MELLO, R. M. Metodologia de ensino. 2007. Disponível em:<http//:estgiocewk.pbwiki.com/OTP> Acesso em: 20 out. 2014.

MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.

MOTA, R. Olhando para o futuro: visões da educação brasileira para os próximos dez anos. Revista Tecnologia Educacional, v. 30, p. 26-38, 2010.