Capítulo 1 - Introdução à Educação a Distância
Introdução
A Educação a Distância (EaD), modalidade de educação em que há uma distância espacial e temporal entre professores e estudantes, vem evoluindo, a cada ano no Brasil, em qualidade, objetivos, conceitos, didáticas, práticas, e alcançando um público maior e mais heterogêneo do que inicialmente atingiu. O público da EaD era formado principalmente por pessoas que não tinham tido oportunidade de estudar por falta de escolas públicas gratuitas e de qualidade e de acesso a elas, ou seja, era de pessoas pobres. Isso acabou gerando certo preconceito sobre a modalidade, de que era um engodo, um paliativo, uma ação assistencialista e sem qualidade.
Conforme Maia e Mattar (2007), cada vez mais aumenta o número de instituições credenciadas que oferecem cursos na modalidade EaD: desde a quantidade de cursos, de professores, de alunos, de empresas que, de uma forma ou de outra, atendem à demanda da EaD, até de publicações científicas sobre o assunto e investimentos em novas tecnologias.
De acordo com Alves (2009), o Brasil esteve bem colocado no ranking internacional de desenvolvimento da EaD até os anos 1970. A partir dessa época, outras nações continuaram avançando e o Brasil estagnou, devido à inexistência de uma regulamentação que tratasse a modalidade realmente como uma possibilidade democrática de acesso à educação. Porém, no final do milênio, verificou-se a expansão e o fortalecimento da EaD. Preti (1996) cita projetos de Educação a Distância bem conhecidos no Brasil antes do advento do mundo digital, como Projeto Minerva, Logos I e Logos II, Telecurso 2º grau, mais tarde o Telecurso 2000, Salto para o Futuro, TV Escola e ProFormação, entre os quais alguns tiveram sucesso, e foi dada continuidade e outros não, por não atingirem a ampla adesão desejada e/ou por não se efetivar em todo o País e, sim, apenas de forma mais regionalizada.
Considerando a qualidade da educação no Brasil hoje, e, por isso, a urgência de solucionar os problemas da formação inicial e continuada dos professores, e ainda a necessidade de adequação e adaptação para a utilização de tecnologias modernas, a EaD se apresenta como modalidade efetiva e eficiente.