VOLTAR À COLEÇÃO ISBN:978-65-997623-6-9
Volume 4

Experiências na educação básica

Práticas de formação e metodologias de ensino

PADAVAM - Curso Práticas Docentes no Ava Moodle

AUTORAS
Elaine Duarte Rezende
Andrea da Silva Marques Ribeiro
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1. Considerações iniciais

A Pesquisa de Mestrado “Ambientes virtuais de aprendizagem e formação docente: um estudo sobre salas virtuais como espaço para reflexões e práticas na Educação Básica” foi conduzida pela professora Elaine Duarte Rezende no contexto do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica – PPGEB, sob a orientação da Profª Drª Andréa da Silva Marques Ribeiro. Nesse estudo buscou-se compreender como os docentes aprendem a utilizar recursos e ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle e como desenvolvem práticas pedagógicas, a partir da participação em um curso on-line. Como resultado desse movimento foi possível constatar que a formação continuada dos professores é primordial para o uso efetivo dos AVAS no contexto da Educação Básica. Assim, nasceu o curso intitulado Práticas Docentes no Ava Moodle – PADAVAM, gerado como produto educacional desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa LEDEN – Linguagem e Educação: Ensino e Ciência, vinculado ao Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) unidade acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O desenvolvimento desta investigação teve por intuito contribuir para a formação continuada de professores e suas práticas educativas em ambientes on-line próprios do contexto sociotécnico da contemporaneidade.


2. Implementação do curso PADAVAM

2.1 O curso PADAVAM

O curso Práticas Docentes no AVA Moodle (PADAVAM) configurou-se como oportunidade de formação continuada na modalidade da Educação a Distância (EAD) objetivando oferecer conhecimentos e habilidades necessários aos professores da Educação Básica que desejem utilizar a plataforma Moodle como sala de aula virtual. A carga horária do curso online foi de 60 horas organizadas em três módulos: Módulo I (10h) – Semana de Ambientação/ Conhecendo o AVA MOODLE; Módulo II (30h) – Explorando o AVA Moodle/ ambiente de Prática; Módulo III (20h) Criando minha Sala de aula no AVA Moodle.



APRESENTAÇÃO DO CURSO


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EMENTA RESUMIDA DO CURSO PADAVAM

2.2 Bases teóricas

O curso PADAVAM, produto deste estudo, foi concebido na perspectiva de que AVAS não devem se limitar à transposição de práticas pedagógicas do ensino presencial para o ambiente virtual, ou servir apenas como repositório de conteúdo. Devem, pois, se constituir em espaço apto a desenvolver a aprendizagem colaborativa (FREIRE, 1996; LEFFA; FREIRE, 2013; LEVY, 1999; MASETTO; BEHRENS; MORAN, 2006; NÓVOA, 2013; SANTOS, 2002; SILVA, 2010; VALENTE; MOREIRA; DIAS, 2009; VILARINHO; GANGA, 2009). Os princípios do Design Instrucional Contextualizado (DIC) nortearam o desenho do curso PADAVAM. Conforme esses preceitos, os processos de planejamento e implementação de um curso estão inter-relacionados oportunizando aprimoramento constante do curso (FILATRO; PICONEZ, 2004; COLLINS, 2003; RIBEIRO, 2012).

2.3 Concepção metodológica

Nesse curso – PADAVAM - visou-se oportunizar a formação necessária aos docentes da Educação Básica para o uso do AVA Moodle, bem como, seus recursos e ferramentas, fomentando práticas pedagógicas em ambientes on-line, por meio da experimentação, reflexão e diálogo com os pares. Tomou-se por base a premissa de que a aprendizagem acontece pela prática e reflexão sobre a prática. O curso propiciou aos participantes experienciar o ambiente colocando em prática a produção de materiais e atividades direcionadas para aulas on-line em contexto colaborativo. Para tal, foi disponibilizado um espaço no AVA, denominado AMBIENTES DE PRÁTICA, em que os participantes tinham permissão de PROFESSOR podendo editar tópicos, inserir recursos e atividades. Desta forma, os docentes conseguiram colocam em prática as aprendizagens construídas no curso.

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2.4 Necessidades e expectativas dos participantes da pesquisa

Especificamente no ano de realização da pesquisa (2020), teve início uma pandemia denominada inicialmente de COVID19. O evento causou severos impactos em todos os setores da sociedade, principalmente na Educação. Devido a seu alto grau de contágio, as escolas foram fechadas e se estabeleceu a necessidade de que as aulas acontecessem de forma remota. Este fato afetou diretamente os professores que tiveram que se atualizar e buscar novas práticas para ensinar em contextos on-line.

Desse modo, durante a semana de ambientação do curso foi aplicada uma enquete com o intuito de investigar como se sentiam os docentes no atual cenário educacional e quais expectativas nutriam em relação ao curso. Para tal foram formuladas as seguintes questões:

  1. Como você, professor, se sente diante das mudanças atuais no contexto escolar?
  2. O que você espera aprender no curso práticas docentes no AVA moodle?

Para realizar a enquete foi utilizado o recurso digital mentimenter que permite compartilhar os resultados pela Internet. Assim, 19 dos 21 participantes responderam à enquete, conforme explicitado a seguir.

Para responder a primeira questão foi solicitado aos professores que escolhessem mais de uma opção, entre emojis, que representassem seguintes os sentimentos: empolgado, chateado, ansioso, irritado, cheio de ideias, positivo, preocupado, assustado, não sabe o que fazer, precisa de ajuda. Destes, os sentimentos de empolgação e ansiedade se destacaram, como pode ser observado no link para visualizar o resultado. Na segunda questão da enquete pretendeu-se conhecer melhor as expectativas dos docentes participantes em relação à proposta da formação. Foi possível observar que elas se situavam no escopo da aquisição de novas práticas docentes para atuar em AVAS, assim como, no domínio necessário dos recursos disponíveis na plataforma Moodle.



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RESULTADO DA ENQUETE:


Para melhor entender o perfil dos participantes foi aplicado um formulário denominado “Avaliação Inicial”. Com base nos relatos extraídos, os professores que ainda não dispunham de um AVA em sua unidade escolar, tinham interesse em conhecer plataformas capazes de otimizar suas aulas on-line, como também aprender a usar recursos disponíveis no AVA Moodle. Quanto aos docentes em que a unidade já tinha disponibilizado a plataforma Moodle, eles tinham como expectativa aproveitar melhor os novos recursos na sua prática docente.

2.5 Design do curso

O design de um curso on-line abrange e articula princípios técnicos, didáticos, e questões atinentes à comunicação. A escolha da metodologia, a organização e apresentação dos conteúdos, atividades, tipos de materiais e recursos de acompanhamento do curso PADAVAM seguiram os princípios do Design Instrucional Contextualizado (DIC). O design do curso permitiu constante revisitar das outras fases durante o processo de modo flexível, de forma a considerar também a complexidade de um AVA diante da ação dos sujeitos. A escuta atenta dos participantes ao longo do curso indicou necessidade de ajustes no design inicial, como a prorrogação dos prazos e nova disponibilização das atividades encerradas. Outro ponto revisto estava relacionado diretamente ao conteúdo proposto inicialmente, uma vez que a maioria dos participantes já possuía conhecimento inicial do Moodle e suas ferramentas mais comuns. Então, demonstravam interesse em aprender novos recursos, como criar atividades interativas com o plugin H5P. O conteúdo pensado inicialmente foi revisto para atender às expectativas do grupo, inclusive com a inserção de tutoriais específicos.

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Por meio da escuta dos participantes foi possível delinear o produto educacional Videotutorial Interativo do Ava Moodle e seu guia.


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VIDEOTUTORIAL INTERATIVO DO AVA MOODLE.

GUIA VIDEOTUTORIAL INTERATIVO DO AVA MOODLE.


3. Análise do curso

Após o término do curso PADAVAM foram coletados alguns dados para verificar que características do desenho do curso contribuíram efetivamente para o percurso de aprendizagem dos participantes. Foi possível constatar que a barra de progresso, a ferramenta de conclusão de atividades, o uso de tutoriais, o ambiente de práticas e a disponibilização de atividades modelo foram os recursos mais significativos. Em relação às ferramentas de comunicação, houve preferência quanto ao uso de e-mails em detrimento do fórum de ajuda como suporte. De modo semelhante, a informação disposta diretamente em rótulos teve a preferência em relação ao espaço fórum de orientações. Possivelmente, este seja indicador de um comportamento imediatista presente na atualidade. Já a ferramenta de Webconferência, utilizada nas aulas síncronas, também foi pouco citada; talvez pela impossibilidade da participação da maioria nos encontros. No que diz respeito aos materiais do curso, o videotutorial foi o formato que teve a preferência entre os modelos apresentados.



Nos links a seguir é possível visualizar os gráficos relativos à análise realizada.


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GRÁFICO - AVALIAÇÃO DOS RECURSOS

GRÁFICO - ANÁLISE DOS MATERIAIS


3.1 Considerações dos participantes sobre o curso

Ao término do curso, o formulário de pesquisa “Avaliação Final” foi aplicado como instrumento avaliação e reflexão. Além disto, serviu como instrumento de coleta de dados para verificar como o curso PADAVAM e seu desenho contribuíram para formação de docentes na utilização do AVA Moodle e suas ferramentas.

Com relação à aquisição de conhecimentos sobre o Moodle, a maioria dos participantes considerou que houve acréscimo nos conhecimentos após ter participado do curso, como pode ser observado no gráfico a seguir.


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GRÁFICO - COMPARATIVO DOS CONHECIMENTOS ANTES X DEPOIS DO CURSO


Por meio deste gráfico constatou-se que o curso contribuiu efetivamente para aquisição e progressão dos conhecimentos dos docentes dado o uso do AVA Moodle.

No que concerne à metodologia utilizada no curso, foi perguntado aos docentes como o ambiente de práticas contribuiu para construção do aprendizado. As respostas dos professores estão no quadro a seguir.


Como o Ambiente de Práticas contribuiu para construção do seu aprendizado?
Contribuiu para que eu visse na prática as atividades (Prof.2). Permitindo a experimentação, tenho dificuldade em abstrair, atividades concretas abrem meu entendimento (Prof.16). Incrivelmente. Fiz muitas perguntas à professora a respeito de como criar os recursos que necessitei utilizar nas minhas aulas e fui completando as atividades de acordo com as minhas necessidades naquele determinado momento (Prof.11). Esse ambiente contribuiu em termos de reconhecimento da plataforma e de várias funcionalidades e recursos. No módulo III consegui me situar no AVA e me sentir mais à vontade com o espaço (Prof.6). É por meio da prática que aprendemos realmente a fazer aquilo que vimos na teoria. Como antes estávamos nos ambientando com o AVA, neste momento nós realmente experimentamos, praticamos e usamos o AVA, nós mesmos, errando e aprendendo, contribuindo para a construção do aprendizado sobre o AVA Moodle (Prof.14). Contribui muito, pois proporciona os erros e acertos, que levam a uma boa pesquisa e fundamentação do conhecimento (Prof.13). Muito significativo para me ambientar e ousar criar mais nesse espaço virtua (Prof.10). Aprimorou minhas aulas com os alunos do CAp (Prof.4). Ajudou bastante na compreensão da plataforma como um todo (Prof.17).
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Com o auxílio desses relatos, foi possível concluir que a aprendizagem baseada na prática foi extremamente relevante para a construção do aprendizado dos participantes.

Também foi perguntado aos docentes se consideravam aplicar os conhecimentos adquiridos no curso PADAVAM em sua prática docente. As respostas podem ser observadas a seguir.

Considera aplicar o conhecimento adquirido no curso Práticas Docentes no AVA Moodle na sua prática docente?
Muito, irei aperfeiçoar minhas aulas remotas (Prof.10).
Sim. Foi muito importante compreender os recursos e como utilizá-los no cotidiano. Uma experiência que vou aplicar já no próximo ano letivo em que o ensino será híbrido onde trabalho (Prof.16).
Sim. Aprendi bastante, e a ajuda da professora nas atividades que estava desenvolvendo com a minha turma, durante a decorrência do curso, foi fundamental para o meu aprendizado e uso do AVA (Prof.11).
Sim. Já estou usando nas minhas aulas, pois os ambientes virtuais são ferramentas de grande importância no processo ensino aprendizagem, ainda mais nesse período acadêmico emergencial - PAE (Prof.06).

Com a intenção de compreender as demandas enfrentadas pelos professores acerca do curso, uma das questões do formulário estava relacionada aos desafios enfrentados no decorrer do curso. Conforme pode ser observado no gráfico extraído desta questão, a maior dificuldade encontrada estava relacionada à disponibilidade de tempo para dedicar-se ao curso.


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GRÁFICO – DESAFIOS E DIFICULDADES

O desafio de conciliar tempo e estudo também foi constatado durante o encontro síncrono; alguns participantes relataram que, mesmo sendo o ritmo do curso e as atividades adequados, eles tinham dificuldade de compatibilizar o trabalho docente com o tempo necessário para se dedicar à formação, particularmente, devido ao contexto pandêmico. Os relatos a seguir, colhidos no formulário de Avaliação Final, retratam a mesma dificuldade.

Caso você não tenha conseguido concluir todas as atividades do curso justifique.
Realmente neste período do curso enfrentei muitos contratempos que me impediram de executar uma boa prática! (Prof.13) Fiquei atarefada demais com as demandas dos meus alunos aqui mesmo na plataforma, mas ainda assim o curso me ajudou a entender muitas coisas (Prof.17). Extrema dificuldade de disponibilidade de tempo, visto estar em aula remota em três locais diferentes, com três plataformas diferentes e quatro turmas em cada uma delas (Prof.04).

Em outra questão, foi solicitado aos participantes que registrassem a opinião deles sobre o curso em relação a sua relevância no contexto atual, como se segue.

Registre aqui sua opinião sobre o curso e a relevância dele no contexto atual
Acredito que o curso seja essencial, principalmente no contexto atual, pois fomos surpreendidos por uma pandemia; os lugares de ensino foram fechados de um dia para outro e muitos utilizam o Moodle como forma de manter um ensino remoto. Saber utilizar melhor esta plataforma também significa saber dar uma aula melhor, ainda que de forma remota, utilizando variados recursos. Muitos dizem que essa forma de ensino seguirá no pós-pandemia, que o ensino híbrido permanecerá, então, o curso é essencial, como dito antes (Prof.14). Gostaria de ter a oportunidade de aprender mais a respeito do AVA, mas entendo que muitos professores precisam desta formação, e um curso mais longo atende menor quantidade de docentes O curso contribuiu para o uso da plataforma e de seus recursos, assim, podemos melhorar a nossa interação com os alunos, principalmente neste momento de distanciamento social. De igual forma, as contribuições do curso ficam para o nosso retorno que poderá contar com o uso da tecnologia e suas facilidades a fim de melhorar o processo de ensino-aprendizagem (Prof.11). Foi o único curso ofertado que vi durante a pandemia voltado ao ambiente AVA Moodle. Excelente proposição. Veio ao encontro de minhas necessidades de aprendizagem para o Ensino na educação básica e para além do currículo formal. Um ganho que se desdobrará em fomento do ensino híbrido para o meu trabalho. Muitíssimo obrigada, professores formadores (Prof.16). O curso é muito importante, num momento em que o mundo acadêmico está inclinado a trabalhar com Ensino Hibrido! (Prof.13) Temos que aprender as novas tecnologias (Prof.9). O curso foi excelente! Seria maravilhoso que existissem outras turmas para que outros professores pudessem conhecer todas as ferramentas do AVA apresentadas. O curso apresentou vários recursos desconhecidos por mim e muito relevantes na prática docente! Foi muito importante aprender a usar recursos e criar tarefas interativas para os alunos. Nesse PAE o curso me tirou de um abismo, pois estava perdida quanto ao uso do ava cap! Acredito que o uso de ambientes virtuais de aprendizagem contribui muito no processo de aprendizagem do aluno. Mesmo que voltemos à normalidade, com aulas presenciais, vou continuar a usar o AVA da minha escola para deixar tarefas interativas e divertidas para os alunos, avisos, entre outras ferramentas (Prof.6). Achei a iniciativa maravilhosa. Não atribuo ao projeto o meu pouco aproveitamento do material. Entretanto, creio que a forma de abordagem não me motivou a lutar contra a falta de tempo, pois tudo parecia demandar muito tempo e esse era "ouro" para mim (Prof.4). Achei muito válido devido ao cenário que estamos vivendo (Prof.1).
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Os relatos dos professores foram de grande valia; assim foi possível constatar que o Curso PADAVAM contribuiu positivamente para que os docentes participantes desenvolvessem práticas pedagógicas necessárias ao contexto contemporâneo, além de mostrar grande relevância dentro do cenário atual da Educação.

4. Considerações finais

A cibercultura e o crescimento do ciberespaço fazem parte do cenário sociotécnico atual e trazem diversas possibilidades para o contexto educacional, segundo Valente, Moran e Arantes (2011, p.51), “[...] as novas mídias móveis, devem crescer muito a partir de agora, integrando-se às tecnologias convencionais, facilitando a alunos e professores aprender e ensinar de qualquer lugar e qualquer hora, proporcionando novas experiências educacionais”. Neste contexto, a utilização de AVAS, como o Moodle, constitui espaços aptos a serem utilizados como salas de aula on-line. Porém, faz-se necessário que o professor abandone o papel central de transmissor do conhecimento, evoluindo para um processo compartilhamento e de construção do conhecimento, atuando como mediador no processo ensino-aprendizagem. Como destacam Valente, Moreira e Dias, (2009, p.50) “[...] velhos hábitos e modelos de trabalho podem assassinar o papel inovador das plataformas de e-learning”.

Respaldados na Pesquisa de Mestrado, intitulada “Ambientes virtuais de aprendizagem e formação docente: um estudo sobre salas virtuais como espaço para reflexões e práticas na Educação Básica”, foi possível constatar que o uso efetivo dos AVAS no contexto da Educação Básica a formação continuada dos professores é algo essencial. Acentuamos a relevância do Curso PADAVAM no escopo da formação docente necessária para fomentar práticas capazes de atender as demandas atuais, como o ensino remoto e a implantação do ensino híbrido pós-pandemia. Complementamos ainda que o curso será objeto de constante aprimoramento e já avança para novas versões.

Por meio do relato apresentado, esperamos contribuir para o contexto da formação continuada de professores e suas práticas educativas em ambientes online próprios do contexto sociotécnico da contemporaneidade.


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CURSO PADAVAM

GUIA DO CURSO PADAVAM


REFERÊNCIAS

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FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LEFFA, V. J.; FREIRE, M. M. Educação sem distância. In: MAYRINK, M. F.; ALBUQUERQUE-COSTA, H. (orgs.). Ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais. São Paulo: Humanitas, 2013. p. 13-38.

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