Capítulo 2 - Princípios de ensino-aprendizagem em saúde
Introdução
Sejam bem-vindos ao capítulo Princípios de Ensino-aprendizagem em Saúde, didaticamente organizado em duas partes. A “Parte I” visa apresentar a anatomia funcional da célula procariótica e eucariótica, o crescimento e metabolismo de patógenos e infecções nosocomiais. Na “Parte II” serão apresentados os processos patológicos associados a alguns agentes infecciosos, testes para diagnósticos laboratoriais e estratégias de ensino-aprendizagem em saúde.
É surpreendente refletir como o nosso corpo consegue “driblar” as infecções e eliminar a maioria dos patógenos existentes nos ambientes onde estamos inseridos, sem que ocorra o desenvolvimento de qualquer sintoma característico. Por esse motivo é tão importante o conhecimento e compreensão da biologia destes organismos, bem como as noções básicas de como o nosso próprio sistema imunológico consegue erradicá-los na maioria das vezes, ou mesmo manter as infecções assintomáticas por vários anos.
Apresentaremos aqui as noções básicas sobre o ensino-aprendizagem em saúde, com ênfase em alguns protozoários e helmintos. Além destes, também serão estudados alguns vetores envolvidos no ciclo biológico de algumas das principais doenças que tem chamado a atenção dos profissionais da saúde e da área da educação nos últimos tempos.
Esperamos que, ao término desta leitura, você consiga compreender a biologia destes organismos, e com isso tenha condições de estabelecer políticas ou estratégias que visem à educação sobre o controle destas doenças, bem como também a sua prevenção.