Parte I - Aspectos gerais sobre a infecção nosocomial e célula bacteriana

1. Breve abordagem sobre infecção nosocomial

Os processos infecciosos apresentam aspectos de importantes debates em nível de saúde pública, seja no hospital ou em outros ambientes em que é evidenciado o cuidado ao humano. Diante disso, a escola também representa lócus desses questionamentos, uma vez que os profissionais ali inseridos primam pela promoção da saúde do escolar.

Em se tratando de doenças é constante a preocupação da vigilância sanitária pelas infecções nosocomiais; termo geralmente empregado para referendar as enfermidades desencadeadas pós-internação. Todavia, nosocomial é uma palavra originada do grego nosokomeion e, sob o ponto de vista etimológico, significa nosos (doença) + komeon (cuidar de) (LECOUR, 2010).

Dentro desse contexto, pode se configurar como infecção nosocomial qualquer infecção adquirida em quaisquer outras instituições (LECOUR, 2010). Como exemplos, é possível citar: crianças acometidas por “giardíase” resultante da ingesta de água contaminada pelo protozoário Giardia lamblia no ambiente escolar; “meningite” diagnosticada em escolares pós-inalação de fezes de pombo contaminadas pelo fungo Cryptococcus neoformans encontradas na estrutura do refeitório; “salmonelose” evidenciada nos alunos após o consumo de maionese presente na alimentação escolar contaminada por bactéria do gênero Salmonella; “hepatite A” registrada em criança de berçário após contato oral com brinquedos contaminados por resíduo fecal contaminado com o vírus da hepatite A.

Diante dessas considerações, torna-se imprescindível apresentar alguns aspectos acerca dos fatores intrínsecos ou extrínsecos que contribuem para a relação desarmônica entre os micro-organismos e os seres humanos; assunto relevante às abordagens sobre “Corpo e Saúde” na Educação Básica.

Considerando que, geralmente, o maior número de enfermidades registradas em escolares é ocasionado por bactérias, protozoários e helmintos, nessa disciplina, serão realizadas algumas abordagens referentes a esses agentes. Lembre-se que conhecimentos poderão ser revisados e/ou adquiridos a partir da literatura apresentada na lista de referência.