VOLTAR À COLEÇÃO ISBN:978-65-997623-6-9
Volume 4

Experiências na educação básica

Práticas de formação e metodologias de ensino

Prefácio

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Em meio a uma avaliação de Programas de Pós-graduação que se arrastava desde 2021, recebo o agradável convite para prefaciar este livro organizado pelos colegas e pesquisadores Maria Cristina Ferreira dos Santos, do Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica do CAp/UERJ, e Marcos Antonio Gonçalves Júnior, do Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica do CEPAE/UFG. O livro em questão reúne relatos de experiência, de pesquisa e ensaios teóricos de trabalhos sobre o Ensino na Educação Básica de pesquisadoras(es) ligadas(os) aos dois Cursos de Mestrado Profissional. Trata-se de importante realização editorial que apresenta como ponto relevante a inter-regionalização dos PPG da Área de Ensino, envolvendo orientadoras(es) dos dois cursos e pós-graduandas(os) que desenvolveram suas pesquisas na Educação Básica.

Considerando o atual momento em que nos encontramos com os incessantes ataques à Educação Pública, a desvalorização do professor, o período pós-pandêmico e a desmotivação de nossos estudantes, ler este livro que chega ao quarto volume, fruto de trabalho colaborativo, traz-me alegria. Ademais, renova a minha esperança de que, juntos, vamos vencer esses obstáculos e contribuir para o fortalecimento da Educação pública brasileira.

Ao longo do texto somos convidados a caminhar por 12 capítulos que apresentam produtos educacionais e reflexões acerca da Educação Básica. Além disso, eles demonstram a importância dos Programas de Pós-Graduação da modalidade profissional na Área de Ensino para a formação, reflexão e construção da identidade docente daqueles que atuam na sala de aula.

Neste livro, os autores/as enaltecem a Educação Básica, a partir da formação de professores, e as metodologias de ensino em diferentes contextos. Apresentam-nos os processos de ensinar e aprender por meio de suas pesquisas e produtos educacionais desenvolvidos, tomando por base as realidades das regiões Centro-Oeste (Goiás) e Sudeste (Rio de Janeiro).

Nesse processo devemos considerar que o professor, para atender as demandas e exigências impostas pelo acelerado progresso das sociedades em transformação, precisa aprender a ensinar de forma diferente daquela pela a qual foi ensinado para responder a necessidades, como:

[...] demonstrar um conhecimento pedagógico e didático fundamentado para selecionar e construir os melhores materiais e estratégias curriculares no contexto de sala de aula que se caracteriza por uma heterogeneidade e uma complexidade cada vez maiores. Espera-se que eles pensem sobre a sua prática, que mudem e se desenvolvam profissionalmente enquanto aprendentes ao longo da vida (FLORES, 2003, p. 129).

Em tal contexto, exalta-se a missão dos Cursos de Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica do CAp/UERJ e do Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do CEPAE/UFG. Em meio às novas exigências requeridas do profissional professor para atender as demandas da sociedade, eles estão contribuindo com o processo de desenvolvimento profissional dos professores da Educação Básica - discentes e egressos dos dois cursos de Mestrado Profissional.

A obra que aqui se apresenta constitui importante espaço para dar visibilidade ao conhecimento e produtos educacionais que os professores produziram ou estão produzindo para a Educação Básica. Ademais, valoriza a pesquisa na formação docente enquanto elemento articulador e colaborativo nos diferentes caminhos do processo educacional e da plena atuação profissional.


Profa. Dra. Ivanise Maria Rizzatti

¹ FLORES, M. A. Dilemas e desafios na formação de professores. In: MORAES, M. C.; PACHECO, J. A.; EVANGELISTA, M. O. (Org.). Formação de professores: perspectivas educacionais e curriculares. Porto: Porto Editora, 2003. p. 127-160.

² Professora do Magistério Superior, Classe Adjunto A, Nível I da Universidade Federal de Roraima. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) desde 2014. Participa da Red de Competencias Científicas e Innovación Tecnológica/Paraguai. Atualmente é subcoordenadora estadual em Roraima do Programa Futuras Cientistas/CETENE. Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da Área de Ensino na CAPES, gestão 2018-2022.