VOLTAR À COLEÇÃO ISBN:978-65-997623-6-9
Volume 4

Experiências na educação básica

Práticas de formação e metodologias de ensino

Apresentação

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O início da parceria entre os dois Programas de Pós-graduação Profissionais voltados para o Ensino da Educação Básica, o Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB), sediado no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, Unidade Acadêmica da Universidade Federal de Goiás (UFG), e o Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB), sediado no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Unidade Acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), remonta ao final do ano de 2020. À época, os então Coordenadores dos dois Programas trocaram mensagens em busca de pareceres para trabalhos desenvolvidos por docentes, discentes e egressos dos Programas que coordenavam, parceria esta que vem se estreitando cada vez mais. Ocorreram, desde 2020, participações em aulas inaugurais dos Programas, em Colóquios de encerramento de semestre letivo e em Projeto de Extensão, incluindo-se exposição e divulgação de Produtos Educacionais desenvolvidos por discentes e professores do PPGEEB e do PPGEB. Em 2021, foram realizadas cinco Mesas Virtuais envolvendo egressos e professores dos dois Programas e para 2022 estão planejadas outras cinco dessas Mesas. Na busca por aprofundar ainda mais os laços acadêmicos surgiu, em uma das reuniões realizadas, a ideia de uma publicação conjunta, um livro no formato de e-book, que abarcasse trabalhos desenvolvidos por integrantes dos dois Programas e que pudesse refletir e difundir a qualidade do trabalho o qual temos tanto orgulho.

O PPGEEB e o PPGEB decidiram que a publicação conjunta consistiria no volume 3 da coleção intitulada Educação Básica em Pesquisa, que contava com dois volumes já publicados. Fizemos a chamada para a publicação no âmbito dos dois Programas e tivemos a alegria de receber vinte e três capítulos com temáticas variadas. Diante da grandiosidade do material, optamos por trabalhar com dois volumes. Ademais, vislumbramos a possibilidade de editar não apenas o volume 3 da coleção Educação Básica em Pesquisa, mas também o volume 4. Na organização dos capítulos, percebemos que alguns deles diziam respeito a uma abordagem de ensino crítica, os quais acabaram por constituir o volume 3, intitulado Experiências Críticas de Ensino na Educação Básica: educação sexual, questões étnico-raciais, inclusivas e ambientais. Os demais capítulos versavam sobre metodologias inovadoras e formação de Professores nas diversas áreas do conhecimento e passaram a constituir este volume 4, que ora apresentamos: Experiências na Educação Básica: práticas de formação e metodologias de ensino.

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A transformação da sociedade e os avanços tecnológicos têm aberto novos caminhos para os processos de ensinar e aprender. Nos capítulos que constituem esse e-book, serão apontados alguns desses caminhos.

O presente volume traz, portanto, uma coletânea de narrativas voltadas para professores e futuros professores nos formatos de relatos de pesquisas, relatos do desenvolvimento e aplicação de Produtos Educacionais e ensaios teóricos. Acreditamos que todos os capítulos aqui discutidos possam contribuir de forma significativa para o Ensino na Educação Básica. Na sequência, apresentamos, brevemente, os doze capítulos que constituem este e-book.

Os três capítulos iniciais estão voltados para o ensino das Artes na Educação Básica. O primeiro capítulo, de autoria de Dilma Aparecida Moreira e Newton Freire Murce Filho, traz uma investigação de como vem sendo realizado o ensino de Artes na Escola e apresenta, como uma das conclusões, a importância da realização de cursos de formação continuada para ampliar o conhecimento e potencializar as práticas pedagógicas daqueles que ministram essa disciplina. No segundo capítulo é apresentada a pesquisa, em andamento, das autoras Carolina Marques Garcia Pereira e Christiane de Faria Arcuri sobre os programas curriculares propostos nos livros do Programa Nacional de Livro Didático e do Material Didático/PNLD e a utilização de Mapas Visuais como estratégias metodológicas para o ensino de Artes na Educação Básica. Já o terceiro capítulo do e-book, intitulado Intervenções Urbanas: experimentações artísticas no espaço público, relata desenvolvimento e aplicação do Produto Educacional elaborado pelos autores no âmbito do PPGEEB; consiste na realização de uma exposição de trabalhos artísticos dos alunos participantes da pesquisa por eles realizada.

Os Capítulos 4, 5 e 6 trazem novas possibilidades para o ensino da Matemática na Escola. No Capítulo 4, Gabriela Félix Brião e alguns de seus colaboradores questionam a padronização do trabalho docente no sentido de se respeitar o desenvolvimento intelectual do estudante; eles realçam a importância da Ludicidade no Ensino da Matemática na Educação Básica com vistas à melhoria da aprendizagem. No Capítulo 5, intitulado Pesquisa Narrativa em Educação Matemática: um olhar sobre algumas pesquisas, os autores realizam um ensaio teórico introdutório com o objetivo de compreender o papel do pesquisador nas narrativas e como estas podem ser usadas na investigação. No Capítulo 6, Rayanne Silva de Souza e Lidiane Aparecida de Almeida apresentam uma proposta interdisciplinar para o Ensino de Matemática e Química a partir de várias atividades que têm como tema a alimentação, mostrando a forte conexão existente entre as duas disciplinas.

Nos Capítulos 7 e 8 está presente a temática da leitura na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na criação de um Jornal na Escola. No Capítulo 7, intitulado A leitura literária na sala de aula da educação de jovens e adultos: desafios e possibilidades na formação do leitor, dos autores Nelson Carlos dos Santos e Célia Sebastiana Silva, são efetuadas reflexões acerca dos desafios e possibilidades para a formação do leitor literário na EJA. Os autores destacam que o exercício da leitura de textos literários pode possibilitar, estimular e ampliar a visão crítica e reflexiva da realidade social vivida pelos estudantes dessa modalidade de ensino.

Os autores do Capítulo 8, intitulado O site folhinha aplicada como exercício de autoria, apresentam o site mencionado, produto educacional oriundo de trabalho de pesquisa realizado no PPGEEB. Contempla produções estudantis da Educação Básica, tais como: narrativas, poemas, desenhos, gráficos, vídeos, músicas, entre outras modalidades discursivas. Essas práticas pretendem reconhecer o exercício de autoria e promover o encontro com o outro; para tanto, abordam temáticas trazidas pelo espaço escolar e acrescentam outras.

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No Capítulo 9 do volume, As metodologias ativas e o percurso entre a tradição e a inovação, as autoras fazem um ensaio teórico no qual são levantadas várias ponderações. Estas são baseadas nos pressupostos de diversos pesquisadores sobre a inserção das Metodologias Ativas nas salas de aula e os desafios relacionados a essa inserção. As autoras chamam a atenção para o papel fundamental a ser desempenhado pelo professor nesse movimento, bem como para o fato de que a parte pedagógica merece atenção especial.

No Capítulo 10, intitulado PADAVAM: Curso Práticas Docentes no Ava Moodle, são evidenciados o desenvolvimento e a aplicação do produto educacional intitulado PADAVAM, um curso voltado para práticas docentes no Ava Moodle. As autoras, Elaine Duarte Rezende e Andrea da Silva Marques Ribeiro, pesquisaram como os docentes da Educação Básica aprendem, a partir da participação em um curso on-line, a utilizar recursos e ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle e a desenvolver práticas pedagógicas. As autoras realçam que a formação continuada dos professores é primordial para o uso efetivo dos AVAS no contexto da Educação Básica.

No Capítulo 11, de título Como professores e professoras pensam o currículo escolar?, Eliane Rose Santos de Araújo e Maria Cristina Ferreira dos Santos trazem um recorte da pesquisa intitulada Professor, que currículo é esse? Percepções sobre a autonomia, saberes e formação dos docentes no Ensino Fundamental. Trata-se de uma investigação realizada no curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica – PPGEB, com professores atuantes em escolas da Rede Municipal do 5º Distrito de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro. Na pesquisa mencionada buscou-se investigar a seguinte questão: quais são as percepções de currículo desses docentes? A pesquisa teve por objetivo compreender o papel docente na produção dos currículos desenvolvidos nas escolas.

O Capítulo 12, último capítulo desse volume, traz reflexões sobre uma possível crise na escola moderna. Intitula-se Nada Será Como Antes: o futuro da sala de aula e a construção de escolas que conectem pessoas, saberes e territórios, de autoria de Leonardo Freire Marino. O Capítulo traz o pensamento de pesquisadores acerca do indicativo de uma crise vivida pela escola, relacionada à expansão do modelo escolar em diferentes países e, simultaneamente, à grande multiplicação de questionamentos em relação ao funcionamento, à eficácia e à legitimidade dos processos educativos. Esse cenário determinaria a existência de uma instituição em crise.

Em tempos de críticas tão severas dirigidas à universidade pública, à escola pública e ao fazer docente, acreditamos que este e-book - fruto de pesquisas realizadas em cursos de Mestrados Profissionais voltadas para o chão da escola - possa servir como inspiração para aqueles que, de fato, lutam e acreditam na Educação Pública de qualidade.


Convidamos todos (as) à leitura!
Um abraço afetuoso,



Rio de Janeiro-RJ, Goiânia – GO, julho de 2022.
Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto
e Marcos Antonio Gonçalves Júnior