VOLTAR À COLEÇÃO ISBN:978-65-997623-6-9
Volume 4

Experiências na educação básica

Práticas de formação e metodologias de ensino

106

Sobre os autores


Andrea da Silva Marques Ribeiro •
Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), lotada no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), onde atua como professora de Língua Inglesa na educação básica e na formação de professores. É vice-líder do Grupo de Pesquisa LEDEN: Linguagem e Educação, Ensino e Ciência e professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Educação Básica (PPGEB), realizando pesquisas na área de ensino e tecnologias na perspectiva do design instrucional contextualizado, multimodalidade, multiletramentos e interdisciplinaridade •
andrea.silva.ribeiro@uerj.br

Adriane Oliveira de Lima •
Professora de Língua portuguesa na Rede Estadual de Educação em Aparecida de Goiânia, professora de Língua Espanhola no Colégio Fundação Bradesco. Possui graduação em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal de Goiás, Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira e Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas estrangeiras pela UFG, mestranda no programa de Pós-graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG com pesquisa relacionada às metodologias ativas, multiletramentos e aprendizagem significativa no ensino de língua espanhola •

Bárbara Conceição da Silva •
Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica (PPGEB) do Instituto de Aplicação da UERJ (CAp-UERJ). Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário da Cidade (2007). Tem experiência na área de Educação. Pós-Graduação Lato Sensu, nível de especialização em Gestão Escolar nas Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ (2008). Atualmente é professora da Educação Básica, atuando no Ensino Fundamental - anos iniciais, da rede municipal do Rio de Janeiro e da Rede Municipal de Duque de Caxias. Tendo como área de interesse a alfabetização (leitura e escrita) e o letramento matemático •

Bruno de Carvalho Pereira •
Cursa mestrado profissional no Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica pela UERJ, sediado no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ); pesquisando sobre Educação Matemática nas áreas de Educação Matemática Crítica, Narrativas e Insubordinação Criativa. Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Durante a graduação foi monitor da disciplina Cálculo Diferencial e Integral I (2011). É membro dos grupos de pesquisa GEMAT-UERJ e GEPIC-UFRJ. É professor da Educação Básica da rede particular de educação do Estado do Rio de Janeiro •

Carolina Marques Garcia Fernandes Pereira •
Professora de Artes da rede privada de ensino na educação básica. Formada em Licenciatura em Artes Visuais, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), os estudos voltados à educação Museal a levaram a ingressar, como mestranda, no Programa de Pós-graduação de ensino em educação básica/PPGEB, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Seu projeto de dissertação, "O museu como ostensor de imagens e poder colonial: os desafios educacionais para mudanças de perspectiva no século XXI", busca relacionar como as/os estudantes da educação básica interagem com os museus de Arte da cidade do Rio de Janeiro - e quais são os desafios educacionais que estes dois campos enfrentam nos dias de hoje •

Célia Sebastiana Silva •
DPossui doutorado em Literatura pela UNB; mestrado em Estudos Literários pela UFG-GO; especialização em Literatura Brasileira pela PUC-MG, graduação em Letras pela UEG-GO e em Direito pela UFG-GO. É professora do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) da UFG desde 2009 e atua da educação básica à pós-graduação. Suas linhas de pesquisa estão voltadas para a poesia brasileira moderna e contemporânea e para a área de ensino de literatura e de formação do leitor literário na educação básica, especialmente o leitor de poesia. Coordena os projetos de pesquisa Leitura literária e formação de leitores na educação básica, Qual texto para que leitor? leitura, poesia e formação leitora crítica no ensino básico e projetos de extensão como PIPOESIA e TRAPPO – VOZ E POESIA •

Christiane de Faria Pereira Arcuri •
Prof.ª Adj de Artes Visuais e História da Arte, Instituto de Aplicação/CAp, Progr Pós-grad de ensino em educação básica/PPGEB, Curso Lic em Artes Visuais/ Instituto de Arte/IART, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Com o Projeto de Pesquisa “Arte e currículo – percursos dialógicos” vem desenvolvendo estratégias artístico-pedagógicas com o Produto educacional Mapas-visuais no site e o instagram “Nutrição visual”. Coordena Projetos PIBIC e PIBIT; Iniciação Científica Jr – “Identidade visual – escola, juventude e consumo” e Extensão - “O CAp-UERJ e suas impressões visuais”. É integrante do Gr Pesquisa “Ensino, Formação, Currículo e Culturas”, Prof.ª Drª Maria Cristina Ferreira dos Santos – Linha de Pesquisa “Currículos, Culturas e Docência na educação básica” •

Dilma Aparecida Moreira •
Possui Graduação em Arte- Habilitação em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998), especialização em Metodologia do Ensino de Arte pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão-IBPEX e Instituto Cuiabano de Educação-ICE, Cuiabá/MT (2001) e em Informática Educativa pela FID Faculdades Integradas de Diamantino, MT (2007) e Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da Universidade Federal de Goiás (2021). Atua como professora de arte na rede pública estadual de Mato Grosso •

Elaine Duarte Rezende •
Professora Formadora da SEEDUC/RJ e Professora de Informática Educativa da Rede Municipal de Ensino de Resende/RJ. Graduada em Letras Português/Inglês pela Associação Educacional Dom Bosco (2002). Especialista em Design Instrucional pela UNIFEI (2008) e Educação Tecnológica pelo CEFET/RJ (2016). Mestra em Ensino pelo Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - PPGEB (2021) •
elainedresende@gmail.com

Eliane Rose Santos de Araújo •
Professora da E. M. Nilton Costa Pereira São Thiago e Orientadora Escolar da Escola Municipalizada Moysés Furtado Bravo da Secretaria Municipal de Educação de Petrópolis, Rio de Janeiro. Mestre em Ensino em Educação Básica pelo Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Gama Filho e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem experiência na área de Educação, com interesse em pesquisas sobre currículo e autonomia docente •
elianerosearaujo@gmail.com

Gabriela Félix Brião •
Possui doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro com estágio sanduíche de um ano na Miami University, Oxford, OH, USA - 2015/2016. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2004) e mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA (2005). É professora adjunto 3 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, efetiva desde 2006 no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), onde atua desde a Educação Básica até a Pós-Graduação. Atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Educação Básica (PPGEB/CAp-UERJ). É líder do grupo de pesquisa GEMat-UERJ. Participa também como coordenadora de linha de pesquisa do grupo GEPIC (UFRJ). Tem interesse na área de formação de professores, com ênfase em pesquisas narrativas, (auto)biográficas e insubordinadas criativas •

Letícia de Souza Gonçalves •
Professora adjunta de Língua Inglesa no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da Universidade Federal de Goiás – UFG e professora no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB – CEPAE – UFG). Possui graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), Mestrado em Letras, na área de Tradução Literária (2008), e Doutorado em Letras, na área de Literatura de Língua Inglesa e Estudos de Gênero (2015). Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Inglesa, Formação de professores, Metodologia de Ensino de Línguas, Estudos de Gênero e Estudos Feministas •

Leonarlley Rodrigo Silva Barbosa •
Tem Mestrado em Ensino na Educação Básica pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGEEB/Cepae/UFG). Especialista em Educação para a Diversidade e Cidadania pela Faculdade de Direito (FD/UFG). Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação pela mesma instituição (FE/UFG). Criador do site Folhinha Aplicada, editor-chefe, diagramador e revisor. É professor efetivo das redes municipais de ensino de Goiânia e Goianira atuando respectivamente nas seguintes escolas: Escola Municipal Bernardo Élis e Escola Municipal Lázara Maria da Costa •

Leonardo Freire Marino •
Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde atua simultaneamente nas turmas de Educação Básica do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), nas disciplinas do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto de Geografia (IGEOG) e no Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB). É líder do Grupo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica - GEPEG. Tem experiência em diversos níveis de ensino e em diferentes linhas de pesquisa, merecendo destaque os estudos que envolvem temáticas associadas às juventudes urbanas, os territórios educativos, os conflitos emanados da violência, a promoção de Direitos e a construção de metodologias de aprendizagem inovadoras •

Lidiane Aparecida de Almeida •
Licenciada em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Mestre e Doutora em Ciências, Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora de Química do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com atuação no ensino de Química na Educação Básica e formação docente. Além disso, é Professora do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica – PPGEB – CAp/UERJ e desenvolve pesquisas no ensino de Química, Ciências e Matemática, formação docente e metodologias ativas no ensino de Química, Ciências e Matemática na Educação Básica •
(https://orcid.org/0000-0002-0279-791X)

Lorena Rosa Branquinho •
Cursa mestrado profissional no Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica pela UERJ, sediado no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ); pesquisando sobre Educação Matemática especialmente em Educação Matemática Crítica, Insubordinação Criativa, Análise de Erros. Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense. Cursou especialização em Educação Matemática pelo Colégio Pedro II. É membro dos grupos de pesquisa GEMAT-UERJ e GEPIC-UFRJ. Trabalhou na rede municipal de educação como dinamizadora do projeto Mais educação atuando na oficina de matemática •

Luciane Lage Pazito •
Cursa mestrado profissional PPGEB- UERJ, pesquisando sobre Educação Matemática. Graduada em Pedagogia pela UFF; especialista em Gestão de Recursos Humanos e Gestão e implementação de cursos a distância (UFF). É professora de anos iniciais na prefeitura do Rio de Janeiro, onde atuou como diretora adjunta e desde 2016 está na coordenação pedagógica. É professora-tutora do Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro em parceria com a UNIRIO e UAB, atuando em estágio supervisionado e orientação de TCC. Atuou na disciplina de Gestão Educacional, Matemática na Educação. Trabalhou na rede particular e como contratada no COLUNI -UFF. Foi bolsista da FAPERJ, no projeto Clique na Computação, desenvolvendo nas crianças das escolas públicas o raciocínio computacional através do jogo. É membro dos grupos de pesquisa GEMAT-UERJ e GEPIC-UFRJ •

Marcos Antonio Gonçalves Júnior •
Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (2001), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina-UEL (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2015). Desde 2006, é professor no Centro de Ensino e Pesquisa em Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG), instituição na qual leciona matemática para o Ensino Fundamental e Médio e na qual é docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (CEPAE/UFG). Coordena o grupo de estudos e pesquisas "Abakós: Práticas Formativas e Colaborativas em Educação Matemática na Escola". Tem experiência na área de Ensino, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisas Narrativa e (auto) Biográfico Narrativa em Educação Matemática, Estágio Supervisionado na formação do Professor, Ensino-aprendizagem, Resolução de Problemas e Investigação Matemática em sala de aula •

Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha •
Tem Pós-Doutorado em Arte e Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutorado e Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação (UFG). Graduação em Pedagogia pela mesma instituição. Atualmente é professora associada no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (UFG). É coordenadora do projeto de extensão Folhinha Aplicada e do projeto de pesquisa Arte, psicanálise e educação: os procedimentos estéticos do cinema e as vicissitudes da infância. Professora na Educação Básica e no Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica (PPGEEB/Cepae/UFG). Seus estudos e trabalhos são realizados na Educação Básica, abordando a infância, o letramento e o audiovisual •

Maria Cristina Ferreira dos Santos •
Professora Associada do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Licenciada em Ciências Biológicas pela UERJ, tem experiência em docência e pesquisa no campo educacional, tendo publicado artigos, capítulos de livro e trabalhos completos sobre currículo e formação de professores. Docente dos Programas de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB) e de Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS) da UERJ, desenvolve pesquisas com foco na formação de professores, currículo, ensino de Ciências e Biologia e práticas interdisciplinares•
mariacristinauerj@gmail.com

Nayra Thayne Cena de Oliveira •
Licenciada em Matemática (2017) pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestranda em Ensino na Educação Básica pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB/CEPAE/UFG). Atualmente, atua como professora da Rede Pública Estadual •
nayrathayne@gmail.com

Nelson Carlos dos Santos •
Possui graduação em Letras - Português / Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2008). Especialização em Linguagem, cultura e ensino pela Universidade Estadual de Goiás (2019). Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação no Ensino da Educação Básica – PPGEEB – CEPAE – UFG. Atua como professor de LEM - Inglês e Língua Portuguesa da Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Inhumas •

Newton Freire Murce Filho •
Possui graduação em Letras: Português/Inglês, pela Universidade Federal de Goiás (1991), mestrado em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual de Campinas (1998), doutorado em Linguística, pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e pós-doutorado em Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Goiás. Possui trabalhos publicados nas áreas de ensino e aprendizagem de línguas, literatura infantil, linguagem e psicanálise e interpretação teatral. Atualmente pesquisa livros ilustrados publicados em língua portuguesa e inglesa, com foco nos temas: diversidade, tradição e inovação •

Rayane Silva de Souza •
Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro com estágio sanduíche de um semestre em Georgetown College, Georgetown, KY, USA e Especialista em Ensino da Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, discente do Programa de Pós Graduação de Ensino em Educação Básica – PPGEB - CAp/UERJ e desenvolve pesquisas no ensino de Matemática e Química e metodologias ativas no ensino de Matemática e Química. Professora de Matemática na rede privada de Ensino do Rio de Janeiro. Além disso, é integrante do grupo de pesquisa Alfabetização Científica e o Ensino de Física, Química, Biologia, Ciências e Matemática na Educação Básica •

Samuel Rodrigues do Nascimento •
Possui graduação em Artes Visuais, pela Universidade Federal de Goiás (2012). Atualmente cursa mestrado profissional pelo Programa de Pós-Graduação Ensino na Educação Básica (PPGEEB/CEPAE/UFG), com pesquisa voltada para experimentação em intervenção urbana. Profissional efetivo da educação municipal de Goiânia. Arte educador e artista plástico com foco em desenhos, gravura e intervenções urbanas •