VOLTAR À COLEÇÃO ISBN: 978-65-86422-79-5
Volume 2

Ações e reflexões pedagógicas:

Produtos educacionais para o ensino na educação básica

Apresentação

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A utilização de materiais pedagógicos, como instrumentos que podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem nas escolas de educação básica, assim como na formação de professores, tem sido a ênfase dada aos produtos educacionais dos mestrados profissionais da Área de Ensino da Capes/MEC. Diante de alterações significativas na escola contemporânea, decorrentes de vários fatores originados da própria complexidade da atual sociedade, consideramos muito bem-vinda a ideia de se construir um amplo arquivo disponibilizado para todos, contendo ferramentas potencializadas, por pesquisas e estudos, para que professores da educação básica, estudantes e outros profissionais da educação possam avaliar, adequar e aplicar, caso sejam pertinentes para atingirem seus objetivos nos processos de ensino e aprendizagem.

Neste segundo Ebook da Coleção Educação básica em pesquisa, intitulado Ações e Reflexões Pedagógicas: produtos educacionais para o ensino na educação básica, daremos continuidade aos textos e materiais pedagógicos ofertados pelos professores mestres e doutores do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGEEB/Cepae/UFG), reafirmando que a perspectiva do Ebook não é a de ser um mero manual que deve ser adotado e copiado pelos que se interessarem por ele e, sim, uma oportunidade de diálogo dos autores com as necessidades dos interessados para desenvolverem o melhor processo educacional possível.

O cenário da educação no Brasil não mudou do primeiro Ebook para este, assim os textos e produtos educacionais são resultados de trabalhos científicos apresentados nas dissertações defendidas, em nosso programa, de alunos que são profissionais da educação básica e, mesmo com as dificuldades de falta de bolsas e de licenças para se qualificarem, concluíram com esforços o curso de mestrado, criando materiais pedagógicos “impactantes nas salas de aulas das escolas em que atuam, como também de outras escolas” (GONÇALVES JÚNIOR; FERREIRA; MOURA, 2019). Esta publicação deve ser vista como a possibilidade em um processo que almeja uma transformação coletiva e colaborativa entre pessoas que sonham com a escola da utopia, própria de educadores que se permitem sonhar e tentar.

O livro foi estruturado em onze capítulos e seus autores são ex-acadêmicos do PPGEEB, em uma escrita compartilhada com seus ex-orientadores do Programa. A publicação se inicia com o texto Escritos sobre a educação especial e o ensino de ciências, das autoras Juliana Caixeta Padilha e Maria Izabel Barnez Pignata, que aborda a análise do processo de ensino e aprendizagem que envolveu estudantes com deficiência intelectual e que deu origem, como produto educacional, ao Caderno Pedagógico denominado Coletânea – Escritos sobre a Educação Especial e o Ensino de Ciências que objetivou a ampliação do conhecimento perpassando pela praticidade do conjunto de textos oferecidos na área pesquisada.

As autoras Tatiane Soares dos Santos Mendes e Vanessa Helena Santana Dalla Déa, partindo da necessidade de se pensar sobre os processos de ensino e aprendizagem de pessoas com Síndrome de Down, apresentam o texto Alfabetização e Letramento de Estudantes com Síndrome de Down: Anteprojeto de software gamificado a partir de percepções de professores, tendo como produto educacional o Anteprojeto de software gamificado, que pretende contribuir para alterar a realidade na aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes em questão.

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No terceiro capítulo, Educação Física e o Letramento: aproximações dialógicas, Ludmila Siqueira Mota Viana e Sônia Santana da Costa enfocam a importância das práticas alfabetizadoras para a formação do educando. A sequência didática, elaborada como produto educacional, buscou demonstrar e praticar um jogo sob a perspectiva do letramento, possibilitando outras formas de expressão e tendo o corpo como veículo para produção e comunicação da linguagem.

Ao problematizar inclusão dos alunos com deficiência na educação básica, o autor Vicente Paulo Batista Dalla Déa elaborou como produto educacional um sítio eletrônico denominado Guia de Inclusão na Educação Física Escolar: uma pesquisa com professores na Escola Especial. O site, que tem o endereço eletrônico guiadeinclusao.com, verificou conteúdos e práticas pedagógicas, nas aulas de educação física da escola especial, que favorecem a educação inclusiva da escola regular para estudantes com deficiência. A busca foi pelo acúmulo de experiência e conhecimento que as instituições de educação especial possuem na construção de uma educação inclusiva para todos.

Contribuições filosóficas a partir da utilização de mitos em atividades pedagógicas é apresentado no quarto capítulo com a autoria de Ana Maria Siqueira Silva e Evandson Paiva Ferreira. Para o produto educacional foi elaborada uma sequência didática que partiu da experiência em sala de aula e visou ampliar as ideias e aprimorar hábitos de leitura e escrita, no ensino básico, demonstrando a possibilidade de contribuições filosóficas por meio da narrativa de mitos e tendo uma contribuição refletida na capacidade argumentativa dos estudantes.

Sueli Alves de Sousa e Rusvênia Luiza Batista Rodrigues da Silva trazem o texto Cartografias identitárias: estigmas e enfrentamentos vividos no espaço escolar por alunos do Residencial Orlando de Morais – Experiências em dois bairros. As autoras elaboraram o produto educacional por meio de uma sequência didática que vivencia uma aula de campo, baseada em competências curriculares e que objetivou contribuir com um novo aporte teórico para as ciências humanas.

O sétimo capítulo, História, cultura e biodiversidade no cerrado, de Ana Isabel Ribeiro e Maria Izabel Barnez Pignata, revigora os estudos sobre o Cerrado valorizando os aspectos da sua biodiversidade, culturais e da sociedade e, também, tendo os estudantes como partícipes protagonistas no processo de ensino e aprendizagem. A sequência didática elaborada para o produto educacional foi baseada na dinâmica metodológica que evidencia três momentos: a problematização inicial, a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento.

As autoras Renata Herwig de Moraes Souza e Luzia Rodrigues da Silva realizam a Sequência didática e a construção da argumentação discente, produto educacional baseado na concepção interacionista da linguagem e desenvolvido para estudantes do ensino médio. O estudo reafirma a visão da linguagem como interação social e contribui com práticas de linguagem que ampliam a capacidade linguística e discursiva dos educandos.

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O nono capítulo, Língua, cidadania e autoria na educação básica é o texto do produto educacional de Alexia Maria Cardoso Melo e Luzia Rodrigues da Silva. É uma proposta estruturada como sequência didática, de uma disciplina denominada ‘E agora, José?’ para estudantes do ensino médio, que teve como objetivo contribuir com o desenvolvimento da autoria dos estudantes, levando em conta que o exercício da cidadania é “um ato responsável passível de ser arquitetado e realizado de modo autoral mediante usos estratégicos que os sujeitos fazem da linguagem verbal”. Outro componente deste produto educacional, criado também pelas autoras, foi um site, ou sítio eletrônico, que busca divulgar a sequência didática, bem como ser um espaço de diálogos pedagógicos com interessados na temática que envolve língua portuguesa e cidadania.

Ao desenvolver e investigar as estratégias de ensino de conteúdos de Geometria Plana, na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva, Danilo Borges Caetano e Jaqueline Araújo Civardi, apresentam o produto educacional Projeto de ensino e aprendizagem de geometria plana para todos, que considera as práticas de ensino a origem da formação continuada. Em um trabalho colaborativo e inclusivo foram criadas estratégias e instrumentos pedagógicos que propiciaram uma aprendizagem criativa, autônoma e participativa aos educandos.

O estudo de invariantes conceituais na matemática, uma proposta de ação/reflexão na programação de jogos no scratch, de Marília Rampanelli e Gene Maria Vieira Lyra-Silva, é o último capítulo deste Ebook. O produto educacional são doze oficinas de atividades que combinam a utilização do software Scratch com materiais pedagógicos, na criação de jogos eletrônicos e analisam os conteúdos matemáticos aplicados. As atividades foram desenvolvidas com estudantes dos anos finais do ensino fundamental e evidenciaram diferentes possibilidades para a ação pedagógica e para a intervenção do professor.

A análise, avaliação e utilização desses materiais pedagógicos colocados à disposição como produtos educacionais, para profissionais da educação e outros interessados, necessitam do entendimento da proposta, que considera essa publicação um diálogo entre professores. Tais ações e reflexões devem ser relacionadas com os objetivos que cada profissional almeja conseguir no processo de ensino e aprendizagem planejado. Para tanto, o Ebook apresentado busca cooperar para o desenvolvimento da área de ensino em educação básica e os textos aqui reunidos contribuírem na atuação pedagógica dos professores nas escolas.