VOLTAR À COLEÇÃO ISBN: 978-65-86422-78-8
Volume 1

Narrativas de professores para professores:

Produtos educacionais para o ensino na educação básica

Formação do leitor literário:
Uma experiência para a formação humana e crítica do aluno de Ensino Médio

AUTORAS
Cleunice Terezinha da Silva Ribeiro
Célia Sebastiana Silva
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1. Apresentação do contexto geral da pesquisa realizada

A pesquisa realizada pretendeu apresentar as contribuições da leitura de poesia para a formação humana e crítica do aluno de Ensino Médio, considerando a relevância de um trabalho pedagógico com esse gênero em sala de aula, desenvolvido durante o Curso de Mestrado no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás – CEPAE/UFG, de 2013 a 2015. Objetivou-se apresentar, em linhas gerais, o trabalho com a prática da leitura de poesia no primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Dom Abel-SPL (Setor Pedro Ludovico) no município de Goiânia-GO, e consequentemente, algumas considerações acerca da leitura do gênero lírico que sustentavam a proposta da pesquisa.

Foi relevante refletir sobre a importância da poesia para a formação crítica e a formação humana, num mundo marcado pela tecnologia e pela massificação, de modo a se buscar uma sociedade mais reflexiva, sensível e crítica. O propósito foi estabelecer um diálogo com alguns teóricos que defendem a poesia como gênero lírico e que merece uma atenção especial dada à sua relevância para a formação ética, humana e crítica do indivíduo, à medida que apresenta uma especificidade de linguagem que é um dos adequados meios de aquisição de saber e pode revelar um mundo mais crítico e sensível para os adolescentes bem como aproximá-los da leitura literária. Para tanto, utilizou-se como referencial teórico: Jorge Larrosa (2000), Antonio Candido (2004), Todorov (2009), Octávio Paz (1993); Adorno (1995) e os documentos Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, 1996); Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1999); Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCPEM, 2006), entre outros.

Sabe-se que gênero lírico é pouco lido na escola. Além disso, a poesia é dotada de uma elaboração estética que mais diretamente se liga aos sentidos em razão de seu caráter mais subjetivo e que, pelo menos aos olhos de leitores que a frequentam menos, parece ter os sentidos mais cifrados. E como o texto poético é um tipo de texto mais cifrado em metáforas, elipses, jogos sonoros, semânticos e outros vários recursos de que se constitui, ele tem o poder de instigar mais o leitor criticamente na busca da produção de sentidos. Isso pode colocar o gênero a frente de outros textos na formação de um leitor mais autônomo.

O corpus de análise escolhido para a intervenção em sala de aula foi a produção poética de dois poetas modernos, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira, e de dois contemporâneos, José Paulo Paes e Paulo Leminski. A escolha desses quatro poetas deveu-se ao fato de que, numa linguagem cotidiana e esteticamente bem elaborada, eles desenvolvem poemas que tocam os dramas humanos, muitos deles vividos pelos adolescentes em formação. 

Assim, ao pretender contribuir para a formação de leitores de poesia na sala de aula, e nesse âmbito, desenvolver estudos teóricos sobre a relação entre poesia e humanização, poesia e criticidade, estabeleceu-se como metodologia a elaboração/execução de uma sequência didática de leitura de poesia aplicada em uma turma de Ensino Médio, previamente planejada, e foram aplicados questionários para que houvesse a comprovação ou não da contribuição da poesia. Dessa forma, toda a equipe da Unidade Escolar foi mobilizada e empenhou-se na execução do projeto, juntamente com a pesquisadora.

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2. Apresentação da concepção do produto e sua relação com a pesquisa

Após o término da aplicação da Sequência Didática durante a parte prática da pesquisa, um produto final foi elaborado com caráter pedagógico para que servisse de material a ser consultado por professores, alunos, pesquisadores e futuros alunos do curso de mestrado.

A proposta de criação de um site surgiu quando, em sala de aula, alunos e professores-titulares da turma investigada manifestaram interesse em pesquisar os poemas lidos e ver as análises acontecidas na sala de aula publicadas. A proposta de um trabalho com a literatura no Ensino Médio era para que não se pautasse apenas na historiografia das escolas literárias, na metaleitura e evitasse, assim, somente a leitura de fragmentos.

É sabido que isso tudo ocorre, apesar de a crítica a essa abordagem na escola já ter sido colocada em xeque desde a década de 1960. Autores como Costa Lima (1995), Zilberman (1989 e 2008), Malard (2007) e os Documentos Oficiais do MEC desenvolvem estudos que apontam essa problemática com críticas severas acerca do problema. Tais estudos contribuem também para a percepção de que o texto literário não pode assumir papel secundário nas aulas, uma vez que uma prática voltada tão somente para leitura de fragmentos de textos ou de resumo de obras não desencadeará a formação leitora. A consequência mais grave desse fato é que os estudantes brasileiros continuam entre os que têm menor nível de compreensão de leitura no mundo, segundo dados da Unesco (2012). As Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) reconhecem a gravidade da situação e seleciona dois aspectos que merecem destaque. O primeiro conclama as finalidades atribuídas a essa modalidade: “o aprimoramento do educando como ser humano, sua formação ética, desenvolvimento de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico, sua preparação para o mundo do trabalho e o desenvolvimento de competências para continuar seu aprendizado.” (Art. 35).

Diante do desafio dos profissionais de literatura, levar o jovem à leitura de obras do patrimônio literário, sendo elas recentes ou clássicas, que tenham sido legitimadas como obras de reconhecido valor estético, capazes de propiciar uma fruição estética, mediante a qual o aluno terá acesso a outra forma de conhecimento de si e do mundo para melhor usufruir de uma leitura realizada.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Médio (1999) sugerem a promoção da estética da sensibilidade, isto é, ressaltam o enobrecimento dos sentimentos como fator preponderante para a formação humana dos jovens. Logo, uma educação pela poesia, como a defendida na pesquisa levou ao desenvolvimento de ações que colaborassem para a evolução do pensamento crítico, da consciência, do espírito humano e da afetividade. Pautou-se, dessa forma, no que o Documento destaca ao referir sobre o trabalho com poesia “estimula a criatividade, espírito inventivo, a curiosidade pelo inusitado, a afetividade, para facilitar a constituição de identidades capazes de suportar a inquietação, conviver com o incerto, o imprevisível, o diferente” (PCN, 1999, p.75).

A própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, 1996), no inciso III do Capítulo 35, orienta que a escola precisa promover, além do pensamento crítico e da autonomia intelectual, a formação humana e ética dos educandos.

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Tomando por base, principalmente a LDBEN, acerca do leitor crítico e autônomo Ezequiel Teodoro da Silva (2002, p.26) faz a defesa da criticidade como elemento básico da leitura. O estudioso esclarece que é pela leitura crítica que o leitor abala o mundo das certezas. Ora, leitura crítica e autonomia caminham juntas. Silva (2002) ainda assevera que esse mesmo leitor “elabora e dinamiza os conflitos, organiza sínteses”. Ele é o que “combate assiduamente qualquer tipo de conformismo, qualquer tipo de escravidão de ideias referidas pelos textos”.

Ao fazer a intervenção em sala de aula e, posteriormente, a produção do site, o ponto de partida de que se lançou mão para proceder às considerações foi uma seleta de poemas da obra dos quatro poetas objetos da pesquisa.

3. Relato da experiência de aplicação do produto contendo a apresentação de imagens, videos, fotos, áudio, links e outros

Foram aplicados questionários e feita a produção de um memorial de leitura cujas propostas se conformam com os objetivos da investigação; aplicaram-se, também, atividades de análise crítica de alguns poemas; bem como problematizaram-se o ensino de literatura na escola e a leitura de poesia na sala de aula; a leitura e a interpretação de textos poéticos foram motivados como fundamentos de compreensão de mundo e construção de conhecimento e da cidadania; possibilitou-se a vivência de emoções, o exercício da fantasia, da imaginação e da criticidade; proporcionou-se ao aluno leitor, por meio da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, avalizando a sua formação crítica e emancipadora.

Em relação ao trabalho em sala de aula, traçou-se um itinerário para se ler a poesia de Carlos Drummond de Andrade e de Manuel Bandeira, a partir poemas cujos recursos estilísticos lhes dão um caráter singular na modernidade lírica brasileira e cujos temas tocam os dramas humanos, possibilitam ativar a sensibilidade e, consequentemente, colaborar para a formação humana. Após situar no contexto da produção literária desses dois poetas modernos, abordou-se a contemporaneidade de José Paulo Paes, que apresenta uma poética marcadamente irônica e concisa, com poemas concretos que contribuem significativamente para a formação do leitor crítico, e de Paulo Leminski Filho, que apresenta a irreverência, a concisão e o cunho libertário em seus poemas.

Por fim, apresentaram-se os resultados da pesquisa aplicada e da receptividade dos alunos nas aulas de poesia. Tal tópico teve caráter interpretativo, pois, a partir dos dados coletados, apresentaram-se o relatório e a análise das atividades de leitura de poesia desenvolvidas no ambiente escolar pesquisado, assim como a apresentação dos participantes da pesquisa. Concomitantemente a isso, teceram-se comentários e reflexões teóricas acerca do ensino de literatura, especificamente, de poesia na escola.

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O gênero lírico, de acordo com relato de alguns escritores, é considerado relevante para a formação de leitores. Dessa forma, o trabalho com poesia discutiu e analisou a relação docente na escola e a funcionalidade da leitura com professores mediadores, coordenadores pedagógicos e alunos leitores. Então, buscou-se desenvolver o trabalho com a prática da leitura, em vista de que a voz do aluno precisa ser levada em consideração para que se possa compreender o processo de recepção do texto literário e, para, a partir de então, consolidar a formação dos jovens leitores de literatura mediada pela escola.

Trabalhar a leitura da poesia dos poetas propostos como corpus de análise Drummond, Bandeira, Leminski e Paes foi uma experiência que, pode se afirmar, possibilitou a formação humana e crítica dos alunos. Isso pode ser notado nas respostas de alguns deles durante a aplicação dos questionários e das atividades, como a de T.O.S.A., por exemplo, em relação aos poemas lidos: “sim, tem alguns que tocam a gente e se coloca em reflexão.” Mas, evidenciou-se, também, em todos os instrumentos de coleta de dados, que a mediação do professor, a sua intervenção como um leitor atuante e cioso de sua responsabilidade pode despertar o aluno em formação para o prazer, o dever e a necessidade de ler é fator preponderante quando o assunto é a relação com o texto poético.

A leitura do poema O verbo ser, de Carlos Drummond de Andrade, por exemplo, conforme a imagem contida no link: http://formacao-de-leitores-literarios.webnode.com//#c-drummond-de-andrade-jpg foi uma aula surpreendente porque mexeu com os ideais da turma, uma vez que de forma geral, faltava sonhos aos muitos dos alunos pesquisados. Eles não sabiam o que queriam ser profissionalmente. A poesia possibilitou-lhes o mergulho interior e a reflexão sobre a vida, o ser e as indagações propostas no próprio poema.

Poema Verbo Ser – Carlos Drummond - CleuniceRibeiro_02.jpg

A apresentação das imagens, vídeos, fotos, áudio, links e outros, estão contidas no site: http://formacao-de-leitores-literarios.webno-de.com// divididas em sessões.

4. Divulgação de sua forma de acesso/compartilhamento ou a própria disponibilidade do produto

O produto final do trabalho da pesquisa está disponibilizado no site http://formacao-de-leitores-literarios.webnode.com// elaborado para a formação do leitor literário por meio do projeto A prática da leitura de poesia para a formação humana e crítica do aluno no Ensino Médio. O material é o próprio produto final da investigação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE-UFG, na área de concentração: Estudos Literários.

O trabalho de leitura foi realizado no Colégio Estadual Dom Abel – SPL (Setor Pedro Ludovico) de maio a novembro de 2014. Durante esse período, foi investigado como a prática de leitura de poesia pode contribuir para a formação humana e crítica do aluno no Ensino Médio. Logo, por meio de uma sequência didática, de questionários e de leitura diária, aplicados na sala da 1ª série do Ensino Médio, foi possível criar o site com o intuito de promover um material de pesquisa a professores, pesquisadores, mediadores de leitura, dinamizadores de biblioteca, alunos, pais e outros.

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O site possui estrutura simples e de fácil acesso. Cada parte foi descrita de forma detalhada e contém o material usado na pesquisa. Esperou-se com isso que as sugestões abordadas pudessem ajudar mediadores a proporcionarem uma melhor dinamização e fruição de leitura a seus alunos e facilitar seu trabalho como professor.

Na estrutura do Produto Final, a qual apresenta o site, pode-se ser acessada a galeria de fotos com a transcrição de poemas que foram lidos e expostos em um banner na sala de aula: Acesso: http://formacao-de-leitores-literarios.webnode.com/galeria-de-fotos/

Há o que se chamou de Produtos dentro do site para a efetivação da pesquisa. Nele, temos: “Ideias criativas para Leituras que vão além dos livros”. Acesso: http://formacao-de-leitores-literarios.webnode.com/products/ideias-criativas-para-leituras-que-vao-alem-dos-livros/

Também, pode ser acessado os “Painéis de bilhetes afetivos após leitura de poesia em sala de aula.” Acesso: https://formacao-de-leito-res-literarios.webnode.com/produtos/

Um terceiro “produto” é a “Sequência didática de leitura de poesia: uma experiência leitora”. Acesso: http://formacao-de-leitores-literarios.webnode.com/products/produto-2/

Os vídeos postados foram materiais importantes no desenvolvimento da Sequência Didática e estão todos disponíveis no YouTube, conforme consta no endereço eletrônico: http://formacao-de-leitores-literarios.webnode.com/news/videos-usados-em-sala-de-aula-fonte-youtube/"

Outro aspecto que muito contribuiu com os professores e com a pesquisa em sala de aula foram as análises do poemas lidos. Convém ressaltar que nem todas estão disponíveis, entretanto, as que estão no http://formacao-de-leitores-literarios.webnode.com/news/analise-de-poemas/ refletem a necessidade de mais postagens nesse aspecto para o envolvimento do aluno.

5. Considerações finais sobre o alcance do produto, a avaliação de sua aplicação

Os participantes da pesquisa, no início, não estavam acostumados com a leitura de textos poéticos. Eles faziam piadinhas, tinham dificuldades com a leitura expressiva e oral dos poemas, saíam da sala de aula, ridicularizavam alguma situação durante a leitura e outras situações desconfortáveis. Com a aplicação da Sequência Didática, descobrimos uma forma de lidar com os problemas que impediam o envolvimento dos alunos com a leitura e isso foi uma espécie de sedução pela poesia. Conforme os relatos comprovam, alunos que diziam não gostar de poesia passaram a ter boa aceitação do gênero poético e também a se interessarem pela leitura.

Pelo fato de a poesia tocar, de maneira inusitada, em temas e dramas vividos pelos alunos, tais como amor, morte, enfrentamento de problemas, política, medos e outros, acredita-se que o desenvolvimento da sequência didática, e posteriormente a postagem dos resultados no site, considerando-se as limitações de tempo e condições de trabalho, contribuiu sim para que os alunos:

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1) manifestassem sensibilidade em relação à dor do outro, como se pode comprovar com a leitura do poema Morte do leiteiro; 2) revelassem convicção de que a leitura dos textos, com a ajuda dos professores mediadores, contribui para darem respostas coerentes em outras disciplinas diferentes do Português, como em Filosofia, por exemplo, em que professora dessa disciplina ressaltou que os alunos haviam aprofundado a argumentação nas respostas dadas às atividades de Filosofia. 3) expusessem a repulsa inicial pela poesia, em virtude da dificuldade que têm em relação ao domínio vocabular e, consequentemente, em relação à compreensão do texto; em contrapartida passassem a ler, compreender e gostar dos textos poéticos. 4) expusessem, também, que o auxílio de um leitor mais maduro, no caso, o mediador, ajuda a compreender o vocabulário, a entender o texto e, assim, a gostar dele; 5) inserissem a poesia no rol dos tipos de textos mais apreciados por eles; 5) manifestassem que a poesia mudou-lhes de alguma forma o ponto de vista; 6) reafirmassem a orientação de pais e professores de que a leitura é fundamental.

O tom elogioso da leitura e da poesia nos diferentes tipos de dados desta pesquisa pode até revelar a reprodução, pelo aluno, dos vários discursos sobre leitura: o da mídia, o dos pais, o dos professores, etc. A diferença é que eles puderam vivenciá-la de perto. Tiveram contato corpo a corpo com o texto, apreciaram cada palavra e deram significados a elas.

Se, com o trabalho, houve ou não transformação de uma realidade, é difícil medir, mesmo com os dados que comprovam, por se tratar de algo subjetivo como a formação humana. Cada aluno com seus valores e atitudes é quem poderá confirmar isso (ou não) para si mesmo. Importante, porém, saber que um deles disse em algum momento:

[a poesia] nos faz pensar nas coisas mais simples que as vezes passam despercebidas por nós. [A.A.S.L.]

Dessa forma, constata-se que este trabalho, como qualquer outro, possui limitações. Acredita-se, no entanto, que ele alcançou (trans)formação, pois o encanto está na singularidade com que a leitura de poesia se realiza, uma vez que cada leitor possui vivências, experiências, emoções únicas, diferentes e irrepetíveis e, consequentemente, também, o seu modo de ler será ímpar, ainda que percorra caminhos bem definidos para se chegar aos sentidos do texto.

Com a aplicação do Produto Final, a produção do site serviu de referência para os demais pesquisadores do Curso de Mestrado do Centro de Pesquisa Aplicada à Educação – CEPAE/UFG. Além disso, o site foi divulgado para os professores da Rede Estadual de Ensino, o que possibilitou a aplicação da Sequência Didática em outras Escolas Estaduais da Rede.

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CONTATOS
Cleunice Terezinha da Silva Ribeiro •
Mestre em Ensino na Educação Básica pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do CEPAE/UFG •
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Célia Sebastiana Silva •
DDoutora em Literatura pela Unb. Docente do PPGEEB/CEPAE/UFG •
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