Bruno Magnum Pereira
brunomagnum@live.com

Priscylla Karoline de Menezes
priscylla.menezes@hotmail.com

EIXO
Geografia

Podcast como Recurso Didático nas Aulas de Geografia

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Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de um projeto de ensino realizado com alunos do Ensino Médio onde o Podcast foi apropriado como um recurso didático no processo de ensino-aprendizagem. Com um caráter interdisciplinar, foi criado um programa de Podcast a fim de proporcionar um espaço de diálogo e aproximação entre professor e estudante, e na tentativa de confrontar conhecimento científico e situações vivenciadas no cotidiano com o objetivo de superar o senso comum. Foram produzidos programas com diversas temáticas relacionadas aos temas debatidos nas aulas. No período de atividades remotas decorrentes da pandemia de COVID19 o programa de áudio se mostrou uma importante metodologia para se trabalhar e facilitar o contato com alunos e com a comunidade.

Palavras-Chave: Literatura Infantil. Música. Educação Emocional.

Introdução

Ser professor é ser marcado por diferentes desafios. É estar exposto ao desafio diário de pensar em como fazer com que os alunos aprendam, planejar constantemente suas ações, buscar de forma criteriosa os recursos didáticos que possam auxiliá-lo em diferentes situações de ensino, para assim proporcionar reflexão, criticidade, historicidade e contextualização dos temas. Nessa perspectiva, proporcionar um ensino que desafie o aluno a desenvolver e exercitar suas habilidades e capacidades.

Na atualidade, quando computadores, celulares, tablets, relógios e carros estão conectados à internet 24 horas por dia, as tecnologias estão presentes no dia a dia da população e influenciando na construção dos novos paradigmas da sociedade contemporânea.

Nesse contexto, as informações chegam em tempo real a grande parte da população e os fatos são narrados e transmitidos no mesmo instante em que acontecem. Destarte, é fundamental que a escola e seus professores dialoguem com as novas tecnologias e reforcem a importância do conhecimento, para que a informação seja compreendida.

A disciplina de Geografia, com suas propostas de construção do conhecimento a partir do espaço, das experiências e os simbolismos construídos no imaginário social, que busca fazer com que os alunos se apropriem dos conceitos fundamentais da ciência geográfica e compreendam os processos de produção e transformação do espaço geográfico, nesse contexto torna-se fundamental.

Com suas abordagens críticas, dinâmicas e interligadas com a realidade próxima e distante do aluno, a partir de uma conduta de ensino que conduza o ensino e mobilize o aluno a aprender com questões que estimulem seu raciocínio, reflexão e crítica, pode proporcionar, a partir do trabalho com as tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, condições para o estudante agir como protagonista em sua formação.

As tecnologias associadas à internet proporcionam novas formas de comunicação e novas mídias que podem ser apropriadas pelo ensino. Blogs, vídeos e podcasts são exemplos de ferramentas de comunicação que foram inseridas na prática escolar com significativo sucesso, como destacou Franco (2008).

Utilizados como recursos didáticos, vem sendo uma possibilidade encontrada por algumas escolas e/ou professores de trabalhar partes dos conteúdos escolares e contribuir na construção dos conhecimentos para além da sala de aula. Além de aproximar os novos recursos tecnológicos da sala de aula e deixar de competir com eles pelo interesse e entusiasmo dos alunos.

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Desse modo, é objetivo deste texto apresentar um pouco do trabalho realizado com alunos do Ensino Médio do IFMT – Pontes e Lacerda. Um trabalho que surgiu no campus com o projeto de ensino intitulado “Podcast como instrumento de ensino”, do professor de Geografia, que tinha a intenção de contribuir na formação dos alunos incentivando a prática da pesquisa e a construção do conhecimento a partir da produção de programas de Podcasts.

Aproximando as novas mídias ao espaço escolar, apropriando do Podcast como um recurso didático no processo de ensino-aprendizagem e permitindo aos estudantes acessarem materiais construídos pelo professor na internet, discutindo temas científicos que afetam o seu cotidiano.

Metodologia

A procura por metodologias de ensino é constante e estas buscam ultrapassar o formalismo presente nas salas de aulas. Desse modo, a fim de proporcionar um espaço de diálogo e aproximação entre professor e estudante, e na tentativa de confrontar conhecimento científico e situações vivenciadas no cotidiano com o objetivo de superar o senso comum, foi desenvolvido o projeto do Podcast no IFMT – Pontes e Lacerda.

Com um caráter interdisciplinar, uma vez que os programas são de temas variados, associando assuntos atuais com os componentes e conteúdos curriculares do Ensino Médio, o professor de Geografia estabeleceu algumas etapas necessárias que resultaram nos seguintes procedimentos metodológicos:

  1. Estudo/levantamento, entre o público alvo, sobre a abertura/conhecimento do Podcast.
  2. Formação técnica e teórica para desenvolver a atividade. Buscando compreender os processos de introdução a comunicação, bem como a introdução técnica para lidar com as ferramentas e plataformas necessárias para a produção, gravação e distribuição do material gerado.
  3. Levantamento de temáticas que poderiam ser abordadas no Podcast e possíveis parcerias profissionais, de distintas áreas, que poderiam ser estabelecidas. É importante destacar que não foi criado um ambiente hierarquizado dos sujeitos e dos saberes, haja vista que é necessário valorizar cada saber e as diferentes formas de construção do conhecimento.
  4. Planejamento das ações, com definição das pautas para os programas, de convidados a serem contatados, da periodicidade dos programas, da produção do Podcast e da publicização do material.
  5. Gravação e edição do programa.
  6. Disponibilização nas plataformas digitais gratuitas.
  7. Abordagem do material nas aulas de Geografia.

Avaliação do material e de sua aplicação na aula de Geografia.

Resultados e Discussão

Os ambientes virtuais há décadas vêm sendo utilizados como recursos didáticos por professores e instituições de ensino, seja para gerenciar conteúdos ou para acompanhar o desempenho dos estudantes. Tornando-se, também, uma poderosa ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que são colaborativas, permitindo acessar conteúdos, mas também transformá-los, reorganizá-los e reconstruí-los.

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Vivemos um momento de ampla divulgação de informações, as quais nem sempre são corretas e/ou verdadeiras. O professor, nesse contexto, tem um importante papel de poder ampliar e ajudar na capacidade de seus alunos a interpretar, debater e emitir opinião sobre as informações que lhes chegam, além de elaborar textos, produzir pesquisas e divulgá-las.

O podcast, que segundo Sant’Ana e Faria (2018), surgiu com a ideia de disponibilizar gratuitamente arquivos de áudio online gravados por usuários de iPods (aparelho sonoro da marca Apple) para que outros usuários poderem baixar, de forma gratuita; atualmente é um dos streams de áudio mais populares. Ao ser utilizado como um recurso didático pelo professor, permite a utilização de uma linguagem familiar aos alunos e aproximá-los de seu dia a dia a discussão iniciada no ambiente escolar.

Para Souza (2016, p. 71) o podcast “abre espaço de diálogo entre a Escola e os espaços públicos na sociedade pelo acesso gratuito e democrático da mídia nos ambientes virtuais de aprendizagem”, especialmente pelo fato de deixar em aberto para o estudante a hora que deve acessar e escutar. Sendo possível oferecer uma multiplicidade de conteúdos e ferramentas que permitem acompanhamento interativo e liberdade na escolha.

A integração dessa tecnologia à Educação tem sido uma importante metodologia utilizada nas aulas de Geografia no Ensino Médio do IFMT – Pontes e Lacerda, que se fortaleceu no decorrer do ano de 2020 com a necessidade de paralisação das atividades presenciais, em virtude do COVID-19.

Nesse período foram produzidos podcast com temáticas relacionadas aos temas debatidos nas aulas em formato remoto, como: os efeitos da globalização, elementos do sistema capitalista, formação geomorfológica do Brasil e estado do Mato Grosso, entre outros.

Além de temáticas relacionadas ao dia a dia dos jovens, noticiadas em um contexto local, nacional e global, como: fake news, movimento antirracismo, a espacialização do COVID-19, entre outros.

Cada episódio – como é chamado cada gravação – é pensado e construído com o intuito de conversar com os estudantes/ouvintes e dialogar sobre a temática de forma leve, mas com o objetivo de fazê-los pensar para além do senso comum. Um recurso, que por suas características de ultrapassar os limites da escola, vem apresentando significativo retorno da comunidade escolar e indicando uma importante melhora no aprendizado dos conteúdos discutidos.

Referências

SOUZA, Raone Ferreira de. Usos e possibilidades do Podcast no ensino de História. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de História. Rio de Janeiro, 2016.

SANT’ANA, Vinícius Pickler; FARIAS, Karina. Podcast: a definição das comunidades virtuais e a segmentação de público. Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Jornalismo, da Faculdade Satc, 2018. Disponível em: http://site.satc.edu.br/admin/arquivos/ 30070/Vinicius_Pickler.pdf Acesso em: 21 ago. 2020.

FRANCO, Carolina M. S. S. As possibilidades do Podcast como ferramenta midiática na educação. (Dissertação de Mestrado). Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo, 2008.