Apresentação
Entre os dias 28 de setembro a 02 de outubro de 2020, a Universidade Federal de Goiás (UFG) promoveu o segundo Encontro de Licenciaturas e Educação Básica (ELEB), em parceria com as seguintes instituições: SEDUC/Goiás, IFGoiano, UEG, UFJ, UFCAT e PUC Goiás. Nessa versão, o II ELEB foi exclusivamente virtual, em decorrência da pandemia da Covid-19, momento em que as atividades educacionais no país tiveram que ser desenvolvidas de modo remoto. Mesmo nesse cenário e com as incertezas para a realização do encontro de modo totalmente on-line, o evento ocorreu conforme o planejado pela comissão organizadora e, de acordo com a avaliação dos participantes, foi exitoso. Nesse formato, foi possível estabelecer, ao seu modo, importantes momentos de reflexão e de troca de experiências sobre temas referentes à formação de professores para a educação básica, a escola, a relação entre a teoria e a prática, e o papel dos agentes formadores nesses espaços.
Considerando esse contexto no desenvolvimento de atividades virtuais, o II ELEB debruçou-se sobre o tema Educação Mediada por tecnologias: desafios e proposições da educação básica ao ensino superior, promovendo reflexões entre os participantes sobre esse cenário pandêmico e as incertezas vividas em todos os níveis de ensino na educação básica e nos cursos de formação de professores. Vale destacar que o encontro oportunizou momentos destinados à busca de ações nas superações, em alguma medida, dos desafios vividos nas mais diferentes temáticas abordadas nos cinco dias da programação.
Os objetivos do evento se constituíram em articular o debate acerca da formação de professores para a educação básica e o cotidiano da escola, mediante a reflexão entre a teoria e a prática; fortalecer o elo entre a escola de educação básica e a universidade; proporcionar espaços de troca de experiências entre os licenciandos de diferentes áreas, professores pesquisadores e professores da educação básica, sobre o cotidiano da sala de aula e da escola; divulgar pesquisas vinculadas à formação de professores e às diferentes práticas de ensino; oportunizar espaços de exposição e divulgação de atividades desenvolvidas em laboratórios de ensino e produtos educacionais, vinculados a experiências educacionais desenvolvidas nos cursos de licenciatura e em escolas da região.
A relevância do evento foi confirmada diante de 1.778 inscrições de participantes de todas as regiões do país e de 02 outras nacionalidades que participaram das seguintes atividades, no Canal Youtube da UFG: duas conferências com professores de renome nacional e internacional e cinco mesas-redondas de diferentes temáticas, tais como: educação infantil, processos mediadores na construção do conhecimento, avaliação da aprendizagem, o trabalho docente e as instituições escolares no atual contexto, todos os temas vinculados à temática do evento. Tivemos ainda três rodas de conversa pelo Google Meet e a apresentação assíncrona de 39 trabalhos aprovados, na plataforma Moodle Ipê da UFG. Os números superaram as expectativas iniciais dos organizadores. O material gerado pelas mesas-redondas e conferências, disponibilizado no canal oficial da UFG no YouTube, continua disponível a todo o público e já soma mais de 20.000 visualizações (dados atualizados em 22 de março de 2022).
Neste caderno de resumos, estão presentes os textos avaliados por comissão científica composta por professores das instituições parceiras na organização do II Eleb: Universidade Federal de Goiás, Instituto Federal de Goiás, Instituto Federal Goiano, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Secretaria de Estado da Educação de Goiás, Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, Universidade Estadual de Goiás, Universidade Federal de Catalão e Universidade Federal de Jataí.
Agradecemos a todas as instituições parceiras e, em especial, a todas as pessoas que estiveram envolvidas com a realização desse evento, cada um com sua peculiaridade na colaboração, porém todos foram extremamente compromissados, disponíveis, gentis e éticos na efetivação das nossas atividades.
Goiânia, setembro de 2020.
Organizadores
Vanilton Camilo de Souza
Moema Gomes Moraes
Patrícia Roberta de Almeida Castro Machado