Nayara Elias Pinheiro Godoi
nayaragodoi1@gmail.com

Moema Gomes Moraes
gmoraes002@gmail.com

EIXO
Educação e Formação de Professores

O Uso de Recursos Tecnológicos na Mediação da Ação Pedagógica do Professor de Educação Infantil

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Resumo:O presente trabalho apresenta um recorte do projeto de pesquisa de mestrado em andamento do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica e está vinculado à linha de pesquisa “Práticas Escolares e Aplicação do Conhecimento”. A pesquisa visa elaborar e executar uma ação formativa para professoras de Educação Infantil do município de Santa Helena de Goiás, a partir do estudo de elementos da Teoria Histórico-Cultural que contribua no planejamento de ações pedagógicas utilizando as Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) na Educação Infantil. Este trabalho articula-se ao eixo temático: Educação e Formação de Professores de Educação Infantil e versa sobre a importância de se compreender a relação entre a tecnologia, a educação e o trabalho docente. Esboçaremos neste texto os principais referenciais teóricos que contribuíram para o delineamento do problema de pesquisa, a metodologia adotada e os resultados parciais do projeto de pesquisa. Acreditamos que o nosso trabalho trará contribuições importantes para os professores que atuam na Educação Infantil, uma vez que se trata de uma pesquisa aplicada no ensino básico tendo por finalidade qualificar os profissionais que atuam nesta etapa, construindo uma reflexão crítica pautada na atuação profissional.

Palavras-Chave: Educação e Tecnologias. Educação Infantil. Formação de Professores.

Introdução

O recorte aqui apresentado é do projeto de pesquisa: A ação pedagógica do professor de Educação mediada por usos de recursos tecnológicos. Apresenta como objetivo geral analisar elementos da Teoria Histórico-Cultural que contribuam com a ação pedagógica do professor ao utilizar a tecnologia em espaços formativos da Educação Infantil. Como objetivos específicos, a pesquisa propõe realizar o diagnóstico da realidade observada a partir das experiências, vivências, conhecimentos pedagógicos e necessidades das professoras partícipes da pesquisa diante aos usos das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) nas ações pedagógicas na Educação Infantil; a elaboração e execução de uma ação formativa para professoras de Educação Infantil com o estudo de elementos da Teoria Histórico-Cultural que contribua no planejamento de ações pedagógicas utilizando as tecnologias; a análise das leituras, diálogos e reflexões desencadeadas pela ação formativa, se por meio das mesmas haverá apropriação teórico-prático dos elementos da THC na ação pedagógica das professoras e por último a elaboração a partir da análise da experiência formativa de um Ebook Pedagógico com elementos da Teoria Histórico-Cultural, que contribua com a ação pedagógica de professores de Educação Infantil ao usar as tecnologias, colaborando com a formação inicial e continuada de outros professores desta etapa da Educação Básica.

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Dentre os desafios a serem trabalhados na Educação Infantil, encontram-se as TIC e sua utilização pelos sujeitos sociais. Podemos citar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) (BRASIL, 2010) e a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (BNCC) (BRASIL, 2017) que reúnem princípios, fundamentos e procedimentos orientadores do planejamento, elaboração, execução e avaliação de propostas curriculares e pedagógicas que prevêem esses usos nas ações pedagógicas destinadas às crianças de zero a cinco anos de idade.

A partir das vivências do trabalho diário com crianças desta etapa do ensino básico, estas me motivaram a observar como estas experiências com as TIC refletiam na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças. As inquietações que foram surgindo nesse processo contribuíram para questionarmos sobre qual a perspectiva de discussão deve ser tratada sobre as relações entre as tecnologias e a Educação Infantil. O entendimento é que este caminho nos permitirá buscar subsídios que avancem não só na construção teórica, mas na perspectiva de observar o movimento entre a teoria e a prática em situações do cotidiano escolar.

Ressaltamos nesse cenário a importância da reflexão quanto ao modo em que se propõe a aproximação dessas experiências nos espaços destinados à educação da criança pequena. Autores como Barreto (2011), Peixoto (2011), Nascimento (2014), Moraes (2016), Sousa (2019), nos ajudaram a compreender a relação entre a educação e as tecnologias. Sabemos que essa discussão vem se debruçando sob diferentes contextos, sob diferentes perspectivas, mas o que não poderíamos prever é que teríamos que de forma tão despreparada e emergencial fazer uso das tecnologias na educação, no ensino, na vida com a crise sanitária em decorrência da pandemia da Covid-19, em que tivemos a suspensão das aulas presenciais pela necessidade do distanciamento social, medida que visa evitar a exposição ao vírus. Professores, alunos, dirigentes, coordenadores pedagógicos estão se desdobrando para atender as demandas educacionais resultantes desse contexto, sem aviso prévio, sem preparação, sem planejamento, estão de certa forma se “reinventando”.

Na ótica desse processo é que delineamos o seguinte problema de pesquisa: Quais elementos da Teoria Histórico-Cultural podem contribuir com a ação pedagógica do professor ao usar as tecnologias na Educação Infantil?

À vista disso, este trabalho vincula-se ao eixo temático: Educação e Formação de Professores de Educação Infantil, pois trata-se de uma proposta de formação continuada para professores de Educação Infantil, em um momento delicado em que mais do nunca se faz necessário espaços para a reflexão, o diálogo, a discussão, em contextos formativos.

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Metodologia

A pesquisa em andamento é de natureza qualitativa, participante, pois entendemos que ela poderá nos proporcionar compreender e explicar a dinâmica das relações sociais, buscando “encontrar, na parte, a compreensão e a relação com o todo” (MINAYO, 1994, p.25). Os participantes dessa investigação são duas professoras de Educação Infantil do município de Santa Helena de Goiás - Goiás.

Serão utilizados como instrumentos na produção de dados o questionário contendo a coleta dos dados profissionais das professoras, os aspectos físicos das instituições em que as professoras trabalham / aspectos pedagógicos - Proposta Político Pedagógico, planejamento, formação continuada, recursos midiáticos da instituição, a entrevista semiestruturada que nos possibilitará conhecer a realidade educacional que as professoras fazem parte, entender as principais necessidades e desafios que a profissão as impõe, compreender a concepção de criança, educação, escola e Educação Infantil das docentes, compreender os usos que elas fazem das tecnologias nas ações pedagógicas, entre outros aspectos que surgirem e a observação participante.

Os recursos usados para o registro na produção de dados serão: gravação em áudio e vídeo, fotografia e anotações no caderno de bordo. No processo formativo, em decorrência da pandemia da Covid-19, utilizaremos a videoconferência para comunicação com as professoras.

Resultados e Discussão

Após a aprovação do projeto no Comitê de Ética e Pesquisa da UFG, iniciamos o processo da pesquisa, fizemos os primeiros contatos com as instituições e com as professoras participantes da pesquisa, as professoras se mostraram abertas as discussões, em um primeiro momento apresentaram certa ansiedade e preocupação com o contexto geral em que se encontram de muito trabalho, que se requer muita dedicação, e segundo as mesmas de grandes desafios.

As professoras já assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE e agora partiremos para a produção de dados com a aplicação do questionário, para após a tabulação de dados deste instrumento, aplicar a entrevista semiestruturada para realizar a análise de dados e planejar a ação formativa com as professoras, respeitando o tempo de cada uma, o momento delicado em que todos nós nos encontramos, em que o respeito ao ser humano, a vida deve vir sempre em primeiro lugar.

Acreditamos ser através do processo formativo que as professoras terão a oportunidade de realizar reflexões teóricas sobre a prática pedagógica e problematizar a realidade observada. Esta experiência formativa poderá proporcionar à análise das práticas pedagógicas mediadas pelos usos das TIC, colaborar com o planejamento das professoras, com aprendizagens significativas, sistematizadas e intencionais, com o objetivo de possibilitar as crianças, a partir de conteúdos e métodos de ensino adequados a sua faixa etária, a sua realidade social, histórica e cultural o contato com o conhecimento historicamente produzido pelo homem. E neste momento de ensino remoto emergencial, mesmo que não seja ideal, mas de certa forma necessário, poderá dar suporte as professoras a fim de minimizar o sofrimento e a angústia que esse momento tem causado. Elas poderão compartilhar experiências, relatar suas vivências, suas dificuldades, seus acertos. E o mais importante refletir sobre o papel do professor de Educação Infantil nesse momento de crise.

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A escolha pela Teoria Histórico-Cultural se deu pelo fato de acreditarmos ser uma teoria consistente que nos permitirá apreender a ação pedagógica na Educação Infantil mediada por uso de recursos tecnológicos para além do simples domínio da técnica, mas para que o professor seja capaz de fazer a escolha consciente desse recurso, que ele esteja em consonância com a intencionalidade da sua ação, com o nível de desenvolvimento das crianças, que ele compreenda melhor o fenômeno educativo, que propicie o entendimento dos discursos hegemônicos entrelaçados nesses usos, principalmente neste momento de pandemia, e o período pós-pandemia, que tende a viver um novo “normal” em que se naturalizem esses usos, sem que haja essa reflexão crítica.

Sendo assim, a proposta de formação continuada para professores se faz necessária, “a formação docente, seja ela inicial ou continuada necessita de espaço para a reflexão dos contextos atuais” (RODRIGUES; FREITAS, 2018, p. 30).

Referências

BARRETO, C. G. Que Pobreza?! Educação e Tecnologias: Leituras.Revista Contrapontos - Eletrônica, Itajaí - SC, Vol. 11 - n. 3 - p. 349-359 / set-dez 2011. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/2854/2032 . Acesso em: 10/04/ 2020.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. MEC/SEB, 2010.

_______. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

MINAYO, M.C.S. Ciência, técnica e arte:o desafio da pesquisa social. IN: DESLANDES, S. F. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. MINAYO, M.C.S. (organizadora). 29 ed.Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

MORAES, M.G. Pesquisas sobre Educação e Tecnologias: Questões emergentes e configuração de uma temática. 161f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2016.

NASCIMENTO, N. A. As mídias digitais como instrumentos culturais no processo formativo de crianças de 4 e 5 anos. 2014. 159f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2014.

PEIXOTO, J. Tecnologias e Práticas Pedagógicas: As TIC como instrumento de mediação. In: LIBÂNEO, José Carlos. SUANNO, Marilza Vanessa Rosa (Org). Didática em uma sociedade complexa. Goiânia: CEPED, 2011.

RODRIGUES, C. A. C.; FREITAS, L. B. Tríade na formação docente. In: RODRIGUES, C. A. C. Formação: um desafio cultural. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.

SOUSA. Daniela Rodrigues de. Tecnologia na mediação do trabalho docente: contribuições da teoria histórico-cultural.145f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2019.