Luísa dos Reis Borges
Sandra Soares da Silva
Marilza Vanessa Rosa Suanno

EIXO
Educação e Formação de Professores

Estágio e Projeto Transdisciplinar: problematização sobre o uso indevido de agrotóxicos e preocupação com o processo de polinização

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Resumo: O presente trabalho vincula-se ao eixo temático “Educação e Formação de Professores” consiste em um relato de experiências, fruto das atividades realizadas na disciplina de Estágio supervisionado, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás, cuja proposta foi inspirada na complexidade e transdisciplinaridade. Projeto este que se desenvolveu no ano de 2019, em turmas de ensino fundamental e teve como campo de estágio a escola Municipal Jardim América (Goiânia). O Projeto objetivou pensar complexo sobre o metatema “A importância das Abelhas para vida na terra”. Para suscitar o debate sobre o tema, foram definidas questões problematizadoras, levando os discentes a relacionarem conhecimentos, religar saberes, envolvendo práticas pedagógicas diversificadas que pudessem levá-los a uma experiência única.

Palavras-Chave: Estágio; Escola; Projeto de Ensino.

Introdução

“O estágio inspira-se em teorias, práticas e inovações didáticas, que ressignificam e reorganizam os processos de ensino e de aprendizagem” (SUANNO, 2011). Objetivou-se com este projeto pensar complexo e construir relações em torno dos números alarmantes de morte das abelhas conforme dados do Greenpeace, assim como estudar o ciclo de vida das abelhas e seu papel no meio ambiente; a polinização e a relação com a produção de alimentos; o agronegócio e o uso de agrotóxicos.

Metodologia

Segundo Lima e Mioto (2007), a metodologia justifica as escolhas teóricas e aponta os caminhos percorridos durante o processo de investigação do objeto. Nesse sentido, esse trabalho é fundamentado sob a perspectiva sociointeracionista e na pedagogia histórico-crítica (SAVIANI, 2005), que define a educação como um ato de produzir, de forma direta e intencional, em cada sujeito, a humanidade produzida historicamente pelos homens, relacionando-as ao objeto de estudo: a música.

Por meio de uma pesquisa bibliográfica, que é “um procedimento metodológico importante na produção do conhecimento científico capaz de gerar, especialmente em temas pouco explorados, a postulação de hipóteses ou interpretações que servirão de ponto de partida para outras pesquisas” (LIMA; MIOTO, 2007, p. 44).

Resultados e Discussão

Durante o estágio podemos apreender a realidade; pesquisar sobre questões, políticas e projetos educacionais; conhecer dinâmicas, rotinas e atividades da escola; acompanhar e ensinar em uma turma do ensino fundamental; aprender com orientadoras, supervisoras e educandos.

Estudamos teorias, práticas de ensino, documentos oficiais e ampliamos nossa compreensão sobre o metatema do Projeto e nos desafiamos a pensar complexo e transdisciplinar, no intuito de buscar “a compreensão da realidade com base na integração das ciências, das artes, das tradições indo além das disciplinas” (ARNT, 2012, p.180), construindo um processo que, com esforço e risco, considerou a diversidade do real (MORIN, 2000).

O estudo foi considerado relevante e possibilitou a construção de conhecimentos indo além da perspectiva disciplinar, assumiu um enfoque multidimensional e multirreferencial, tendo utilizado fontes diversificadas no estudo (livros, documentários, músicas, material didático, gráficos, tabelas, consulta sobre a temática na internet). Foi possível construir análises sobre especificidades do estado de Goiás e a produção agrícola.

Consideramos significativa e importante a presença das professoras orientadoras do estágio do curso de Pedagogia (Faculdade de Educação/UFG) nas visitas e atividades realizadas no campo de estágio, ou seja, na escola, pois orientam, apoiam, problematizam e auxiliam na reflexão e andamento do projeto de ensino com pesquisa.

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Ressaltamos o compromisso do coletivo entre estagiários, docentes, supervisores e crianças para a realização do projeto de ensino transdisciplinar, assim como a relevância da problematização e do diálogo em torno de uma tema atual, assim como o engajamento na busca por pensar complexo e construir experiências de aprendizagem que fossem significativas e complexas, de modo a contribuir para a formação de cidadãos críticos, reflexivos e emancipados e atentos as questões socioambientais.

Referências

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; SOUSA, J. R. S. Formação de Professores, Escolas Pioneiras e Práticas de Ensino Criativas: emergem perspectivas pedagógicas transdisciplinares (PAINEL). Análise de relações entre formação e atuação: especificidades da docência e práticas de ensino criativas. In: ENDIPE, 2018, salvador. Para onde vai a Didática? O enfrentamento às abordagens teóricas e desafios políticos da atualidade. salvador: UFBA, 2018. v. 1. p. 1-15.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. METODOLOGIAS ATIVAS, TRANSDISCIPLINARIDADE E APRENDIZAGENS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG). Revista Desafios – v. 5, n. 02, 2018, p. 77-89. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/4654. Acesso em: 28/08/2020.

HERNANDEZ, Fernando. Os projetos de trabalho e a necessidade de transformar a escola II - Revista Presença Pedagógica, 1998.

HERNANDEZ, Fernando. Os projetos de trabalho e a necessidade de transformar a escola I - Revista Presença Pedagógica, 1998.

Proposta Político-Pedagógica para a Educação Fundamental da Infância e da Adolescência. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. Goiânia, 2016. Disponível em: https://www.facebook.com/smegoiania/posts/a-proposta-pol%C3%ADticopedag%C3%B3gica-para-a-educa%C3%A7%C3%A3o-fundamental-dainf%C3%A2ncia-e-da-adol/60948146591311 7/.Acesso em 29/03/2019.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, p.5-24, 2005/2006

ROSA, Dalva Eterna Gonçalves; SOUSA, Luciana Freire Ernesto C. P. O estágio do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás: a construção dos caminhos. In: SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; SILVA, Carlos Cardoso; SOUSA, Luciana Freire Ernesto Coelho Pereira (Org). Imagens da formação docente: o estágio e a prática educativa. Anápolis: Editora UEG, 2019.

OLIVEIRA, João Ferreira. Os anos iniciais do ensino fundamental no panorama educacional brasileiro e no novo plano nacional de educação. In: SILVA, Carlos Cardoso e ROSA, Sandra Valéria Limonta. Anos iniciais do ensino fundamental – política, gestão, formação de professores e ensino. Rio de Janeiro: Mercado das Letras, 2015.

Notas

1.O projeto foi criado no primeiro semestre de 2019 sob orientação da Profa. Dra. Marilza Suanno e, dada a sua licença capacitação, foi desenvolvido sob a orientação da Profa. Dra. Maria Aparecida Costa.