Leonardo Oliveira Costa
Simara Maria Tavares Nunes

EIXO
Educação e Formação de Professores

As Feiras de Ciências da UFCAT e a Formação Inicial Docente

22 próxima página

Resumo: Neste trabalho, buscou-se identificar aspectos que possam subsidiar discussões sobre a contribuição da articulação entre atividades de Extensão, Ensino e Pesquisa na formação inicial crítico-reflexiva de licenciandos envolvidos como monitores das Feiras de Ciências da Universidade Federal de Catalão. Os Licenciandos participantes da atividade têm relatado informalmente a contribuição de tais atividades em sua formação inicial; pretende-se neste trabalho registrar e analisar tais declarações. Nessa investigação, deu-se voz aos licenciandos, que tendo vivenciado o trabalho pedagógico através dos projetos, atuando como monitores-professores, foram chamados a refletir sobre essa experiência. Acredita-se que estas ações possam ser implementadas com o intuito de formar profissionais com uma visão muito mais reflexiva sobre sua prática como professor, sendo que boa parte dessa reflexão se dá quando o licenciando tem contato com uma vasta gama de possibilidades que vão além dos livros e teoria, partindo de cenas que o façam protagonista.

Palavras-Chave: Formação inicial docente. Feiras de Ciências. Monitoria.

Introdução

As Feiras de Ciências no Brasil acontecem desde a década de 1960. Considera-se que as Feiras de Ciências sejam eventos pedagógicos e de divulgação científica importantes para a produção de conhecimento. Neste sentido, desde 2012 são realizadas as Feiras de Ciências da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão (UFG/RC), atualmente Feiras de Ciências da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), evento de extensão voltado para alunos e professores da Educação Básica.

A extensão universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade (FORPROEX, 2001).

Tem-se assim atualmente uma nova postura com relação à extensão Universitária, pautando-se pelo princípio educativo, entendido por Gramsci (1989, p. 130) como “[,,,] a relação teórico-prática, proporcionando um novo pensar e fazer, capaz de desenvolver uma concepção histórica de sujeito e sociedade.” A formação do licenciando vai além da aquisição de conhecimentos técnico-científicos, até porque esses se esvaziam quando não integrados à realidade.

Para uma abordagem inovadora, a aprendizagem deve ir além da aplicação imediata, impulsionando o sujeito a criar e responder a desafios, a ser capaz de gerar tecnologias e de manter a habilidade de aprender e recriar permanentemente; ou seja, a graduação deve se transformar no locus de construção/produção do conhecimento, em que o aluno atue como sujeito da aprendizagem (FORPROEX, 2001).

Insistindo na busca relevante de novos modelos de ações, que estabeleçam a Extensão Universitária como processo educativo, cultural e científico, articulando o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável, Garcia (2000) fala de sua experiência no curso de Formação de Professores:

Temos procurado articular pesquisa, docência e extensão de tal forma que elas vão perdendo a sua rígida especificidade, vão sendo incorporadas à docência, fertilizando-a; e a atividade pesquisadora e a atividade extensionista vão incorporando o que caracteriza a docência, vale dizer, o aprender e o ensinar presentes em qualquer fazer” (p.79).

página anterior 23 próxima página

As propostas das ações seriam discutidas como uma ação global que interliga as práticas de ensino e de pesquisa. A idéia do ensino e da pesquisa articulados à extensão baseia-se em atitudes de reflexão, análise, tomada de decisão, articulação com o local de extensão, escuta atenta e parcerias (CASTRO, 2004).

Esta nova postura pode contribuir para maior participação e estímulo ao pensamento crítico tanto dos profissionais, quanto dos alunos e dos usuários.

Sendo assim, após oito edições do evento Feira de Ciências da UFG/RC, buscou-se neste trabalho avaliar a experiência formativa dos bolsistas envolvidos como monitores no evento, buscando-se investigar qual a contribuição desse tipo de atividade de extensão, baseado no tripé ensino-pesquisa-extensão e na ação-reflexão-ação, para a melhoria da formação docente, objetivo das mudanças curriculares que estão sendo implantadas nos cursos de formação de professores.

Metodologia

Neste trabalho, buscou-se investigar o caráter formativo das Feiras de Ciências da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e as oportunidades de socialização e interação possibilitadas por esses eventos na formação inicial docente dos licenciandos envolvidos no projeto. Assim, o objetivo deste trabalho foi reunir elementos que apoiem discussões sobre como a articulação entre ensino, pesquisa e extensão podem contribuir para a formação inicial docente e investigar e elucidar quais são as competências e habilidades agregadas à formação dos licenciandos ao participarem como monitores das atividades de extensão da Feira de Ciências da UFCAT.

Para isso, as experiências de bolsistas das oito edições do evento e suas histórias sobre as Feiras de Ciências da UFCAT foram (com) partilhadas, revelando perspectivas de desenvolvimento e formação profissional, bem como a socialização de conhecimentos para a comunidade, numa perspectiva social da comunicação dos conhecimentos construídos.

Como o objeto de pesquisa deste projeto encontra-se num campo abstrato, as metodologias fundamentadas na pesquisa qualitativa são as mais indicadas, porque tal abordagem procura buscar no campo dos significados das ações humanas o que não é perceptível e nem captável estatisticamente (BOGDAN; BIKLEN, 1994). Nesta abordagem, a preocupação não está em acumular dados quantitativos, mas procurar responder a problemas de investigação através da construção de dados. Dentro da abordagem qualitativa diferentes metodologias ou técnicas de construção de dados podem ser desenvolvidas, como por exemplo: questionários, entrevistas semi-estruturadas, estudos de caso, pesquisas de opinião, entre outros (LAVILLE; DIONNE, 1999).

Esta pesquisa faz parte do Projeto de Pesquisa intitulado “ENSINO DE CIÊNCIAS: realidade e a formação de professores” aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Goiás, sob o Parecer consubstanciado CEP de número 2.210.132. Os sujeitos desta pesquisa foram os discentes participantes como monitores e bolsistas das edições da Feira de Ciências da UFCAT. Antes de se dar início a coleta de dados foi apresentado e lido o TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido) com cada participante e disponibilizou-se uma cópia para os mesmos.

página anterior 24 próxima página

Para a coleta de dados foi aplicado um questionário qualitativo como pesquisa de campo para investigar o papel da extensão universitária como uma ferramenta emancipatória na formação inicial docente. Participaram da pesquisa 8 (oito) ex bolsistas do projeto. Este questionário, composto por 9 questões discursivas, foi uma forma de se obter informações do perfil dos licenciandos antes e depois da participação neste tipo de evento e o que foi agregado nessa formação.

Para o tratamento dos dados empregou-se a metodologia intitulada Análise Textual Discursiva. A Análise Textual Discursiva tem no exercício da escrita seu fundamento enquanto ferramenta mediadora na produção de significados e, por isso, em processos recursivos, a análise se desloca do empírico para a abstração teórica, que só pode ser alcançada se o pesquisador fizer um movimento intenso de interpretação e produção de argumentos (MORAES e GALIAZZI, 2006).

A Análise Textual Discursiva se inicia com a unitarização, que consiste na desmontagem dos textos em unidades de significado para perceber os sentidos dos textos, nesse caso as entrevistas ou questionários. Dos fragmentos dos textos resultarão as unidades de análise; estas unidades por si mesmas podem gerar outros conjuntos de unidades oriundas da interlocução empírica, da interlocução teórica e das interpretações feitas pelo pesquisador. Esse movimento de interpretação de significado permite sintetizar compreensões e exercita a apropriação das palavras de outras vozes para compreender melhor o texto, além “[...] de um movimento de aprendizagem aprofundada sobre os fenômenos investigados” (MORAES e GALIAZZI, 2006).

Após a unitarização, realizou-se o agrupamento dos elementos com significados semelhantes em um processo denominado de categorização. Utilizou-se o método indutivo para produzir as categorias (MORAES e GALIAZZI, 2006). Neste processo reuniu-se as unidades de significado semelhantes, podendo gerar vários níveis de categorias de análise. As categorias constituem os elementos de organização de metatextos analíticos que irão compor os textos descritivo-interpretativos para expressar os entendimentos atingidos.

Resultados e Discussão

Dessa forma, com o intuito de se investigar o perfil de licenciandos que participam e que já participaram do projeto de Extensão Feira de Ciências da UFCAT (Universidade Federal de Catalão) e qual o impacto em sua formação inicial docente após sua participação, foi aplicado um questionário com alguns alunos bolsistas e ex-bolsistas para coletar as informações que comprovem a importância de projetos desse cunho na formação docente inicial e continuada.

Os dados obtidos através dos questionários foram tratados através da Análise Textual Discursiva, dando origem a quatro categorias: 1) Possibilidade de contato com a escola: futuro local de atuação profissional; 2) Construção da identidade docente e formação do professor pesquisador; 3) Contato com metodologias diferenciadas de ensino e oportunidade de aprendizado da mediação do conhecimento e 4) Possibilidade de relação teoria x prática na formação inicial docente.

página anterior 25

Considerações finais

Assim, há que se ressaltar o papel deste evento na formação dos licenciandos envolvidos como monitores; ao fazer parte desta ação de extensão, estes têm a oportunidade de entrar em contato com alunos e professores da Educação Básica através do oferecimento de oficinas de elaboração de projetos e a oportunidade de monitorar/auxiliar os alunos na elaboração e desenvolvimento de seus trabalhos, promovendo assim melhorias em sua formação docente. Portanto, o evento possibilita a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública e privada de educação básica, onde tem a oportunidade de auxiliar os alunos de forma a mediar a construção do conhecimento científico.

Ao final de cada evento, os bolsistas do Projeto ainda realizam avaliações qualitativas do evento através de questionários aplicados aos alunos e professores da Educação Básica e os resultados são apresentados em eventos científicos e revistas científicas. Assim, a formação docente é beneficiada pelo fato do projeto permitir que se alie os três pilares da Universidade para uma sólida formação docente: extensão, ensino e pesquisa, o que possibilitará ao monitor refletir e desenvolver trabalhos sobre as diversas atividades desenvolvidas e a importância de cada uma, promovendo sua divulgação em Eventos e Revistas Científicas.

Referências

BOGDAN, R., BIKLEN, S., Investigação Qualitativa em Educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

CASTRO, L. M. C., A Universidade, A Extensão Universitária e a Produção de Conhecimentos Emancipadores. (Ainda existem Utopias realistas), Tese de Doutorado apresentada ao Instituto de Medicina Social/UERJ, 2004.

FORPROEX. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Brasileiras. Plano Nacional de Extensão Universitária, Ilhéus: Editus, 2001.

GARCIA, R. L., O Papel Social da Universidade e sua Repercussão na Formação de Professores. Conferência da Faculdade de Educação, UFF, Niterói, RJ, 2000.

GRAMSCI, A., Os intelectuais e a organização da Cultura, 7ª Edição, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

LAVILLE, C., DIONE, J. A., A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

MORAES, R., GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo construído de múltiplas faces. Ciência & Educação, v.12, n.1, p.117-128, 2006.

Agradecimentos: Ao Programa Bolsas de Licenciatura da UFG (Prolicen/UFG 2019/2020).