2. Como é o trabalho na EaD?
p.03Trabalhar com a educação a distância é tão desafiador quanto a educação presencial. Mas, há uma série de componentes que são exclusivamente dessa modalidade. Para melhor compreensão, explicaremos – em linhas gerais – como o processo acontece.
Tudo começa com um edital específico para oferta de cursos nessa modalidade. Esses cursos podem ser de graduação ou de pós-graduação. Se a proposta for aprovada pela CAPES, tem início toda a estruturação do curso – muito antes de se ter “formalmente” um coordenador ou coordenadora de curso.
No nosso caso, o CIAR é o parceiro principal nessa empreitada. Com ele pensamos e definimos os polos e ele acompanhará a equipe executora do curso oferecendo suporte tanto de formação, quanto na parte relacionada à documentação. A diretoria financeira do CIAR cuida da parte das bolsas acompanhando os lotes e, principalmente, orientando quais gastos podem ser realizados por rubrica. Também auxilia e orienta as questões trabalhistas vinculadas aos tipos de contratos a serem feitos com as pessoas que não fazem parte do quadro permanente da instituição.
Depois de termos o curso aprovado, o próximo passo é estruturar o PPC - na perspectiva EaD. E quais seriam as diferenças? Várias! Não há um fluxo como no presencial. A palavra-chave na modalidade a distância é oferta (e reoferta) de disciplinas. O estudante não tem liberdade para escolher um percurso, mas segue as disciplinas à medida que são ofertadas.
A forma com que a disciplina será ofertada também é muito importante. E o professor que a ofertou deve ter em mente que ele será responsável por acompanhar o desenvolvimento da mesma até o último aluno a concluir. Há diferentes caminhos para se pensar e estruturar a reoferta, mais adiante trataremos disso.
Uma vez definidos quais serão os professores a ministrarem as disciplinas (via edital), tem-se início o trabalho de planejamento de tudo que a elas se relacionam. A essa altura, os tutores já passaram pela seleção (há editais específicos para cada participante desse processo) e estarão aptos a acompanharem o proponente da disciplina.
Outra palavra-chave importante na educação a distância – parceria. O tutor é o braço direito do professor. Ele é quem estará diretamente ligado aos estudantes, acompanhará seus trabalhos, suas dificuldades e traçará – com o professor da disciplina – estratégias para a superação das mesmas; para tanto, ele deverá participar efetivamente de todo o planejamento da disciplina – desde a seleção dos conteúdos até sua apresentação na Plataforma Moodle – que é a plataforma institucional utilizada pela UFG para gestão e oferta dos cursos na modalidade a distância.
Um aspecto muito importante a ser considerado é que, com os cortes cada vez mais frequentes relacionados à educação no Brasil, há cada vez menos verbas destinadas à feitura de materiais. Espera-se que o professor planeje sua disciplina utilizando-se de materiais que já estão disponíveis e que contam com uma licença aberta o suficiente para que o mesmo possa ser editado.