3. Quem é o professor formador? E como atua?
p.4O professor formador é sempre selecionado via edital. A prioridade é dada (sempre que os professores atendem aos requisitos do edital) aos da “casa”. Mas, caso os professores do Instituto que ofertam o curso não tenham interesse, professores de instituições públicas externas poderão integrar o quadro para trabalharem no curso.
A atuação do professor acontecerá ao longo da oferta da disciplina e continuará até que todos os estudantes do curso tenham concluído a mesma. As atribuições do Professor Formador da EaD podem ser divididas em dois momentos essenciais: composição da sala da Disciplina no Moodle – ação desenvolvida em período anterior ao início das aulas – e aquelas que são desenvolvidas no fluxo da disciplina.
No fluxo das aulas, o Professor Formador e os Tutores a Distância devem buscar a composição de um grupo que trabalhe da forma mais coesa possível. Isso é importante porque a partir do momento que o estudante começa o trabalho na disciplina, o tutor é quem o acompanha de maneira mais direta. Mas, o professor também deve seguir o que foi planejado para a disciplina até mesmo para fazer os ajustes, se necessário.
Sugestões de encaminhamentos:
- Realização de reuniões semanais com a equipe de Tutores a Distância.
- Realização de, pelo menos, duas webconferências com a participação dos acadêmicos de todos os polos. Nesses momentos, de webconferência, deverão ser discutidas questões conceituais referentes a uma determinada Unidade da disciplina e/ou questões apontadas como dificuldades dos acadêmicos.
- Discussão de estratégias de ensino com os tutores.
- Orientação pedagógica semanal aos Tutores a Distância.
- Acesso às salas de aula virtuais de todos os polos (intervalo não superior a 48 horas).
- Acesso diário à Sala da Coordenação.
- Acompanhamento, motivação e cobrança da participação dos tutores a distância nas salas das disciplinas.
- Resposta às dúvidas dos tutores: conceituais e de rotina.
- Atualização das atividades do AVA (prazos etc.), quando necessário.
- Resolução de questões pedagógicas da disciplina, junto aos tutores a distância, via espaço de interação de cada disciplina nas abas disponíveis na Sala Coordenação de cada curso.
Ao término da disciplina é responsabilidade do Professor Formador entregar à coordenação de curso o Relatório e a Ata Final de Notas assinado pelo Tutor a Distância de cada polo e pelo Professor Formador.
Retirado do site MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA