Tema 8. Diversidade

p.75 próxima página

1. Dia da árvore e dia nacional de luta da pessoa com deficiência

Descrição da imagem: A imagem apresenta fundo cinza com diversos tipos de árvores nas laterais e nas partes superior e inferior. No centro estão as informações sobre a data comemorativa, 21 de setembro, relacionada ao dia da árvore e o dia Nacional de luta da pessoa com deficiência.

Uma das datas comemorativas mais recorrentes nas escolas é o Dia da Árvore (21/09), que antecede a primavera. Na literatura infantil ela é presença nas obras e no imaginário dos leitores.Quem não sonhou como uma casa na árvore? Quem não se lembra do Pé de Feijão de João? Ou das matas e florestas, presentes em contos de fadas, como em Chapeuzinho Vermelho e nas lendas brasileiras, como habitat do Saci e do Boitatá? Lembremos ainda do clássico infantojuvenil de José Mauro de Vasconcelos, Meu pé de laranja lima, exaltação da sensibilidade e interação criança-natureza!

Na mesma data, mais recentemente, celebra-se a luta das pessoas com deficiência pela inclusão social. A eleição coincidente da data remete à expressão da diversidade e do contínuo nascimento para conquista e florescimento de reivindicações. Vamos juntos literar celebrando a diversidade na natureza e na humanidade!

página anterior p.76 próxima página

2. Diversidade

Descrição da imagem: A imagem apresenta fundo azul com várias estrelas pequenas. Na parte superior, no centro, é apresentado o título e a explicação sobre o que é diversidade. Abaixo consta o convite para juntos literar nas diferenças. No canto inferior há uma variedade de braços e mãos simbolizando a diversidade através da representatividade de cores dos seres humanos (branco, preto, pardo, amarelo).

Diversidade é condição do desenvolvimento humano e da humanidade. Seres humanos são interdependentes entre si, e isso significa que sempre estamos nos relacionando com pessoas que, necessariamente, diferem umas das outras por inúmeros fatores, tais como história, faixa etária, tipo físico, condição orgânica ou de saúde, contexto sociofamiliar, classe social, cultura, educação e experiências subjetivas. Por outro lado, vivemos numa cultura que tende a padronizar comportamentos e mesmo tipos humanos, e isso também se reproduz na literatura. Nas próximas semanas, o Literar põe em foco a literatura que dá visibilidade a culturas e condições humanas menos reconhecidas socialmente (ou até, para muitos, desconhecidas). Vamos juntos literar nas diferenças!

página anterior p.77 próxima página

3. Momento literar

Descrição da imagem: Na parte superior, no canto esquerdo, consta o título “Momento literar” e abaixo, no centro, a descrição sobre a Contação de histórias no canal do Youtube no período de 28/09 a 02/10, na 3ª da Semana do Bebê, da SME-Goiânia. No canto inferior direito está a logo deste evento promovido pela Secretaria Municipal de Goiânia, e no canto inferior esquerdo há uma imagem de um livro aberto com a representação de uma montanha, um castelo, e um balão voando.

A agenda da 3ª da Semana do Bebê - Conectados pela Primeira Infância é uma iniciativa da Prefeitura de Goiânia que, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, procura mobilizar ações intersetoriais relativas à educação, saúde, cultura, lazer e cidadania, voltadas para a primeira infância (0 a 6 anos de idade). O Literar com a infância esteve presente nessa programação promovendo o “Momento Literar”, com contações de histórias ao vivo durante uma semana.

Deixamos aqui os links das contações promovidas:

  1. Quem tem medo do novo?

    Ruth Rocha, e Um dia muito mal-humorado - Stella J. Jones (Contação de Prof.ª Dra. Soraya Vieira)

  2. A caixa de preocupações

    Suzanne Chew e Sean Julian (Contação da psicóloga Maria Júlia Silva)

  3. Chapeuzinho Amarelo

    Chico Buarque (Contação da professora Ceylla)

  4. Eloísa e os bichos

    Jairo Buitrago e Rafael Yockteng (Tradução de Márcia Leite) e O Muro no Meio do Livro - Jon Agee (Tradução de Juliana Freire) (Contação da professora Deize Marques)

  5. Nós

    Eva Furnari (Contação da professora Ludmila Pires)

página anterior p.78 próxima página

4. Literatura infantil voltada para crianças surdas

Descrição da imagem: A imagem tem como título uma pergunta que está escrita na cor azul: “Você sabe que existe literatura infantil voltada para crianças surdas?”. Abaixo do título, na cor rosa, tem a descrição sobre o acesso ao link para conhecer artigos científicos, monografias e dissertações, curiosidades, livros digitalizados e histórias animadas relacionados a essa especificidade de literatura. No canto inferior esquerdo, tem-se a imagem de três pessoas utilizando como comunicação a Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Você sabia que existe literatura infantil voltada para crianças surdas? Há histórias contadas em Língua Brasileira de Sinais - Libras - e também livros escritos em signwriting, que é a transcrição dos sinais para um código escrito que é padrão na cultura surda. Essa diferença decorre do fato de que as línguas de sinais são visuoespaciais. Vamos juntos literar em um idioma que também é brasileiro.

No site abaixo, você encontra artigos científicos, monografias e dissertações, curiosidades, livros digitalizados e histórias animadas:

página anterior p.79 próxima página

5. Poema - Pessoas são diferentes - Ruth Rocha

Descrição da imagem: A imagem possui fundo cinza; na lateral esquerda existem duas figuras: uma xícara cor rosa com a representação de uma fumaça simbolizando que existe algo quente no recipiente e a outra um pente garfo azul. Na lateral direita tem mais duas figuras: um óculos azul e um sorvete com três bolas. No centro é descrita a poesia “Pessoas são diferentes” da autora Ruth Rocha.

Pessoas são diferentes
- Ruth Rocha

São duas crianças lindas
Mas são muito diferentes!
Uma é toda desdentada,
A outra é cheia de dentes…
Uma anda descabelada,
A outra é cheia de pentes!
Uma delas usa óculos,
E a outra só usa lentes.
Uma gosta de gelados,
A outra gosta de quentes.
Uma tem cabelos longos,
A outra corta eles rentes.
Não queira que sejam iguais,
Aliás, nem mesmo tentes!
São duas crianças lindas,
Mas são muito diferentes!

Ninguém é igual a ninguém! Quanta verdade e quanto assunto para conversarmos com as crianças. Nesse poema de Ruth Rocha o tema aparece de forma divertida, nos mostrando que as "pessoas são diferentes". E você, gosta de gelados ou de quentes? Vamos juntos literar?

página anterior p.80 próxima página

6. Tour virtual - Dorinateca

Descrição da imagem: a imagem possui fundo cinza com bolinhas coloridas espalhadas; no canto inferior, à direita tem um relevo verde e no centro tem uma figura de monitor de computador de onde saem nuvens e um balão. Na parte superior é apresentado o título “Tour Virtual” que vem acompanhado da fotografia de Dorina Nowill. Do lado da fotografia é apresentada uma indagação e explicação sobre a Dorinateca.

Você conhece a Dorinateca? É a biblioteca da Fundação Dorina Nowill, que oferece download de livros acessíveis a pessoas com deficiência visual no Brasil. Quase 3000 escolas, associações e bibliotecas são beneficiadas pelo acervo. Vamos juntos literar também pela história da fundadora, a educadora Dorina Nowill, cuja condição de deficiência visual, adquirida na juventude, impulsionou seu imenso trabalho (e legado) em prol das pessoas cegas e com baixa visão. Deixamos aqui o link para o acervo da Dorinateca:

página anterior p.81 próxima página

7. Vídeo - Contação de história - Amarílis

Descrição da imagem: a imagem apresenta na parte superior, nuvens na cor azul e no canto esquerdo uma cena do livro Amarílis, seguida abaixo pela indicação da contação de histórias no canal do Youtube. No canto inferior esquerdo tem a imagem de duas mulheres sentadas numa manta azul sobre a grama lendo livros. E no canto inferior direito existem figuras de árvores.

O projeto produziu a contação do livro Amarílis, de Eva Furnari, que conta a história de dois irmãos, Luísa e Tiago, que acabam criando um jogo muito legal. Será que você consegue adivinhar qual é? Assista ao vídeo

página anterior p.82 próxima página

8. Vídeo - IGTV - Literatura surda

Descrição da imagem: A imagem possui um fundo azul com diversas bolinhas nas cores azul e branca. No centro, numa bolha branca, está o título “Literatura surda” e acima tem diversas figuras de livros abertos e fechados.

Você já ouviu falar sobre o Setembro Azul? O mês de outubro começou, mas queremos lembrar que setembro foi um mês de conscientização sobre a acessibilidade para o Povo Surdo, de comemorações das conquistas que marcaram a identidade e a história de suas lutas. O azul representa a luta por representatividade e o orgulho da comunidade surda, e neste mês comemora-se no dia 10/09 o Dia Mundial das Línguas de Sinais, no dia 26/09 o Dia Nacional do Surdo, data de fundação da primeira escola para Surdos no Brasil, e por fim no dia 30/09 celebra-se o Dia do Tradutor Intérprete de Libras.

A luta pela visibilidade surda é uma luta diária. É nosso dever criar uma sociedade mais inclusiva e procurar aprender a se comunicar em Libras, para minimizar as barreiras e participar dessa luta de forma ativa. No vídeo a seguir você vai conhecer um pouco mais sobre a Língua Brasileira de Sinais, a atuação do intérprete de Libras e a literatura surda. Vamos juntos literar? Assista ao vídeo

página anterior p.83 próxima página

9. Deficiência nos quadrinhos

13

Leia a entrevista completa aqui

Descrição das imagens: No canto superior direito da primeira imagem é apresentado o título “Deficiência nos quadrinhos”, num balão de explosão de ideias. Abaixo do balão tem uma pergunta, “Você conhece os personagens da Turma da Mônica que apresentam algum tipo de deficiência?”, e também a indicação para arrastar para o lado para ler um trechinho da entrevista que está descrito na segunda imagem. No canto inferior esquerdo tem a figura da capa do gibi da Turma da Mônica. O fundo da imagem é cinza com um relevo verde na parte inferior. Na segunda imagem, além do pequeno trecho da entrevista, consta também um balão de explosão de ideias, indicando a leitura da entrevista completa.

A maioria das crianças brasileiras conhece a Turma da Mônica e seus principais personagens: Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha. Mas você conhece o Luca (cadeirante), o Humberto (surdo), o André (autista), a Tati (com síndrome de Down) e a Dorinha (cega)?

Nessa entrevista, Maurício de Sousa comenta a criação de seus personagens que apresentam algum tipo de deficiência. Dê uma olhada neste trechinho:

“E: De que forma o sr. acredita ajudar crianças reais com deficiência ao incluir na Turma da Mônica os personagens Luca, Dorinha, André e uma menina com síndrome de Down?

MS: A Turma da Mônica é um grupo de personagens que vivem e agem, nas historinhas, como crianças reais. São como nossos filhos ou conhecidos. E sem dúvida todos nós temos amigos com algum tipo de deficiência, num convívio harmônico e dinâmico. Assim aprendemos as regras da inclusão. E por que não repetirmos nos quadrinhos nossas experiências nesse sentido? Provavelmente estaremos sugerindo comportamento semelhante aos nossos leitores. Algum bom resultado deve advir.”

página anterior p.84 próxima página

10. Poema - Diversidade - Tatiana Belinky

16

Descrição das imagens: O carrossel é composto por seis imagens. A primeira possui fundo cinza com diversas figuras de nuvens espalhadas no canto superior esquerdo e direito, as quais estão acompanhadas pela figura do sol. No canto inferior direito tem a figura de uma nuvem e de um balão. No centro é apresentado o título do poema “Diversidade” de Tatiana Belinky. Nas demais imagens tem a descrição do poema que foi dividido em partes. Nessas imagens, na parte superior, também há figuras de nuvens azuis, exceto nas imagens três e cinco, as quais aparece a figura do sol. A parte inferior é composta de figuras de árvores, um relevo verde, crianças brincando de pular corda, de jogar bola, lendo livros juntas e se abraçando.

Ah! Os poetas… muitas vezes com uma capacidade que não temos para expressar em palavras temas importantes! Di-ver-si-da-de é assim, difícil explicar, mas ao mesmo tempo tudo que precisamos entender é que se fôssemos iguaizinhos seria muito chato! Que bom que somos diferentes e únicos! Então vamos juntos literar com Tatiana Belinky, umas das escritoras brasileiras preferidas das crianças!

Diversidade
- Tatiana Belinky

Um é feioso,
Outro é bonito
Um é certinho
Outro, esquisito
Um é magrelo
Outro é gordinho
Um é castanho
Outro é ruivinho
Um é tranquilo
Outro é nervoso
Um é birrento
Outro dengoso
Um é ligeiro
outro é mais lento
Um é branquelo
Outro sardento
Um é preguiçoso
Outro, animado
Um é falante
Outro é calado
Um é molenga
Outro forçudo
Um é gaiato
Outro é sisudo
Um é moroso
Outro esperto
Um é fechado
Outro é aberto
Um carrancudo
Outro, tristonho
Um divertido
Outro, enfadonho
Um é enfezado
Outro é pacato
Um é briguento
Outro é cordato
De pele clara
De pele escura
Um, fala branda
O outro, dura
Olho redondo
Olho puxado
Nariz pontudo
Ou arrebitado
Cabelo crespo
Cabelo liso
Dente de leite
Dente de siso
Um é menino
Outro é menina
(Pode ser grande
ou pequenina)
Um é bem jovem
Outro, de idade
Nada é defeito
Nem qualidade
Tudo é humano,
Bem diferente
Assim, assado
Todos são gente
Cada um na sua
E não faz mal
Di-ver-si-da-de
É que é legal
Vamos, venhamos
Isto é um fato:
Tudo igualzinho
Ai, como é chato!

página anterior p.85 próxima página

11. Participação no programa Mundo UFG

Descrição da imagem: a imagem possui fundo azul com traços na cor branca de partes do hexágono, que é a logo do Programa Mundo UFG. No centro é apresentado o título “Literar com a Infância”, abaixo, primeiramente, aparece a data e o horário e em seguida a logo do programa. Na parte inferior, as informações sobre os canais de acesso ao programa. Na lateral direita da imagem estão as fotografias e os nomes das participantes do projeto Literar, convidadas para este programa.

O Literar foi convidado para participar do programa Mundo UFG, da TV UFG. Quatro de nossas participantes (Rachel Benta, professora no IFG; Soraya Vieira Santos, professora da FE/ UFG; Ceylla Furtado, professora da SME; e Maria Júlia de Oliveira, psicóloga) participaram do programa. O programa pode ser acessado no link abaixo:

Assistir ao vídeo

página anterior p.86 próxima página

Vídeo - Youtube - Álvaro Oiano - comunicação com alunos no espectro autista

Descrição da imagem: A imagem apresenta no centro uma foto do Álvaro Oiano. Sobreposto a esta imagem está o símbolo de acesso ao vídeo. Abaixo consta a chamada “Assista no Youtube”. Na lateral esquerda tem algumas figuras de peças de quebra-cabeça coloridas.

Neste vídeo, Álvaro Oiano, autista e voluntário da Afaag, Associação de Famíliares e Amigos do Autismo em Goiás, fala sobre a importância do cuidado com a linguagem na comunicação com alunos que apresentam espectro autista. Veremos que nem sempre o que parece evidente nas palavras soa desse modo para eles. Para finalizar, um convite a literar por uma obra de um autor autista.

página anterior p.87 próxima página

12. Dia das Crianças - Mas quem são essas crianças e quais são essas infâncias?

14

Descrição das imagens: o carrossel é composto por quatro imagens que possuem fundo rosa e crianças fantasiadas de animais. Na primeira imagem é apresentado o título “12 de outubro, Dia das crianças”. Abaixo, a partir da pergunta “Mas quem são essas crianças e quais são essas infâncias?” tem a indicação para o leitor arrastar para o lado com a intenção de descobrir maneiras diferentes de pensar as infâncias no Brasil. As outras três imagens estão divididas em opções de curtas-metragens de animação sobre o sertão nordestino (imagem 2), livros clássicos dos contos de fadas sob linguagem e contexto gaúchos (imagem 3) e títulos de literatura infantil que exploram os meandros da cultura da Amazônia brasileira (imagem 4). Todas com uma breve descrição e com figuras típicas de cada lugar e capas de livros.

Ser criança é ter riso frouxo, olhar para o mundo do seu jeitinho, com sua própria imaginação, é subir em árvore sem medo ou vergonha, correr e pular como se o cansaço não existisse e viver cada dia como se fosse a última brincadeira. No dia 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças, e para celebrar essa data tão especial o Literar com a infância decidiu mostrar um pouquinho do que é ser criança em algumas regiões e áreas do nosso Brasil que normalmente não compõem a noção ideal e utópica de infância veiculada pela mídia. Assim, no Dia das Crianças devemos sempre nos questionar: quem são essas crianças e quais são essas infâncias?

  1. Região Nordeste:
    O site Luneta divulga um dos trabalhos do Laboratório da Educação: um conjunto de quatro produções animadas audiovisuais (curtas-metragens de animação) que mostram, numa linguagem voltada a crianças, o cenário do sertão e a cultura nordestina. Um deles traz o divertido clássico de Luiz Gonzaga, “ABC do sertão”; outro, a música “Asa Branca” animada; uma contação da história do Calango Lengo em busca de água; e, por fim, uma versão nordestina do João e o Pé de Feijão: “Josué e o Pé de Macaxeira”.
  2. Rio Grande do Sul
    A editora Edibook vem publicando, desde 2019, clássicos dos contos de fadas sob a linguagem e contextos gaúchos. Assim, Cachinhos Dourados vira “Melenas Douradas”, Gato de Botas é “Gato de Bombachas”, Rapunzel é “Prenda de Tranças”, e os Três Porquinhos são os “Tri-Porquinhos”. O autor, Rodrigo Santos Keller ambienta os contos no encantado Reino do Grande do Sul.
  3. Amazônia
    O clube de leitura Quindim reúne nesta página oito títulos de literatura infantil que exploram meandros da cultura da Amazônia brasileira, especialmente as origens e a presença indígena, nas lendas, relação com as árvores, culinária, nomes e formas de vivência e convivência.
página anterior p.88 próxima página

13. Indicações de livros sobre ou escritos por pessoas com deficiência - psicóloga Tatiana Weber

15

Descrição das imagens: o carrossel é composto por cinco imagens com fundo cinza e linhas horizontais na cor azul. Na parte superior da primeira imagem é apresentado o título “Indicação de livros”. Abaixo consta a informação de livros sobre ou escritos por pessoas com deficiências, selecionados pela psicóloga Tatiana Weber, em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. No canto inferior direito tem a figura de uma estante cheia de livros. Do lado têm duas figuras, uma planta e uma janela. Acima tem a informação sobre o acesso aos títulos dos livros mediante a ação de arrastar para o lado. As demais imagens apresentam, cada uma, de três a quatro sugestões de livros composta pelo nome, autor, ano e classificação (biografia, ficção, infantil). Os livros estão expostos em prateleiras. Na imagem 5 consta a indicação para acessar a lista das descrições completas e o vídeo com a psicóloga.

A psicóloga Tatiana Weber, de Curitiba, traz a indicação de livros no contexto da Semana da Pessoa com Deficiência, que aconteceu entre 21 e 28 de agosto. Vamos juntos literar por histórias e autores que falam de percepções e sentimentos pelo olhar de quem apresenta deficiência. As indicações variam de biografias a romances históricos, passando, é claro, pela literatura infantil.

Também deixamos o link de acesso tanto para a lista completa com mais detalhes sobre cada um dos livros, como também para um vídeo em que Tatiana fala sobre eles. Boa leitura!

    Livros da lista de Tatiana destacados pelo Literar:

  1. Toda luz que não podemos ver - Anthony Doerr (2014, Ficção histórica)
  2. Feliz ano velho - Marcelo Rubens Paiva (1982, Biografia)
  3. Jane Eyre - Charlotte Brönte (inicialmente com o pseudônimo masculino Currier Bell) (1847, Romance)
  4. Olhe nos meus olhos - John Elder Robison (2007, Biografia)
  5. A dança da morte - Stephen King (1978, Terror)
  6. Percy Jackson e os Olimpianos (série de 5 livros) - Rick Riordan (2005 – 2009, Ação, ficção juvenil)
  7. O cérebro autista - Temple Grandin (2013, Biografia)
  8. O que me faz pular - Naoki Higashida (2014, Biografia)
  9. O escafandro e a borboleta - Jean-Dominique Bauby (1997, Biografia)
  10. Meu amigo Down em casa; Meu amigo Down na escola - Claudia Werneck (1994, Infantil)
  11. Vendo sem enxergar - Mauricio de Sousa (2009, Infantil)
  12. Tudo bem ser diferente - Todd Parr (2001, Infantil)
  13. A mordida da manga - Mariatu Kamara (2008, Biografia)
  14. A guerra que salvou minha vida - Kimberly Bruaker Bradley (2017, Romance histórico)
página anterior p.89 próxima página

14. Contação: A menina que sonhava com os pés

Assista ao vídeo

Descrição da imagem: a imagem possui fundo azul com figuras sombreadas de diversos objetos como: lápis, tesoura, ampulheta, lupa, microscópio e outros. No canto inferior esquerdo tem uma figura composta por um livro, uma maçã, uma mesa e um globo terrestre. No centro tem uma foto de uma participante do projeto Literar, Maria Júlia, num balão de fala referente à contação do livro A menina que sonhava com os pés. No canto superior esquerdo consta o título “15 de outubro, Dia dos professores”.

No dia 15 de outubro o Literar quis registrar todo o seu reconhecimento e homenagem aos professores! Sabemos que enfrentam cotidianamente desafios impensáveis, e com compromisso realizam a tarefa de apresentar às novas gerações tudo aquilo que a humanidade tem construído! Uau! Quanta responsabilidade! E como ainda precisamos valorizar muito mais esse papel! Na contação do livro "A menina que sonhava com os pés", de Christian David e Martina Peluso, propomos uma bela reflexão sobre como o professor pode explorar possibilidades e levar os alunos a sonhar e continuar sonhando! E por meio dessa reflexão nos lembramos também das palavras de Rubem Alves em suas Conversas com quem gosta de ensinar, quando afirma: "Não sei como preparar o educador. Talvez que isto não seja nem necessário, nem possível... É necessário acordá-lo. [...] Basta que os chamemos do seu sono, por um ato de amor e coragem. E talvez, acordados, repetirão o milagre da instauração de novos mundos". Ah! E que milagre! Feliz dia aos professores e professoras do Brasil! Vamos juntos literar?!

página anterior p.90 próxima página

15. Tour Virtual: livros acessíveis

Descrição da imagem: a imagem possui fundo cinza com figuras sombreadas de diversos objetos: relógio, máquina fotográfica e outros. No canto inferior esquerdo consta a figura de uma estante com livros, um vaso de flores e um relógio. Do lado direito tem a figura de um abajur laranja e de uma poltrona azul. No canto superior direito, o nome “Tour Virtual” está associado ao balão de pensamento com figuras de livros, e abaixo a indagação “Você já ouviu falar em livros acessíveis?” e também a descrição do link de acesso.

Você já ouviu falar em livros acessíveis? São livros produzidos levando em conta a facilidade de acesso para pessoas com e sem deficiência. A organização Mais Diferenças tem um acervo literário nesse formato, e alguns desses livros trazem personagens com deficiência como protagonistas. No site você encontra os títulos e formatos disponíveis, como audiovisual, daisy e texto. Divirtam-se!

página anterior p.91 próxima página

16. IGTV - Contação: A cor de Coraline

Assista ao vídeo

Descrição da imagem: a imagem apresenta fundo verde com linhas quadriculadas na cor branca. No centro é apresentado o título da contação de história “A cor de Coraline”, num fundo branco com quatro estrelas posicionadas acima e abaixo do título.

Ao falar de Diversidade, o Literar traz uma contação de história singela e significativa que aborda uma pergunta tão presente no dia a dia das crianças: “Me empresta o lápis cor de pele”? Você já ouviu essa pergunta? Será que é fácil de responder? Não deixe de assistir “A cor de Coraline”, de Alexandre Rampazo, vale a pena! Vamos juntos literar?!

página anterior p.92 próxima página

17. Vídeo e música: Todo mundo é diferente! - Freely - aprender é mágico

Descrição da imagem: a imagem é composta por duas partes separadas por uma linha diagonal. Na parte superior o fundo é verde com bolinhas brancas, e na parte inferior o fundo é cinza com estrelas coloridas nas cores, vermelha, amarela e azul. No centro é apresentado o título “Vídeo e música”, com a descrição abaixo da forma de acesso via canal do Youtube. No centro tem a figura de um tablet com a imagem dos animais elefante, boi, coelho e urso, e a palavra Diferenças.

Vamos juntos literar com este refrão: “Quanta diferença existe entre a gente! De um jeito ou de outro, todo mundo é diferente!” No canal Freely - Aprender é Mágico, uma turminha amiga bem heterogênea canta, conta e celebra as diferenças.

página anterior p.93 próxima página

18. Pictogramas

Descrição da imagem: Na parte superior da imagem é apresentada a indagação “Você já ouviu falar de pictogramas? Abaixo tem a descrição sobre o canal Comunicação Suplementar e Alternativa nas Escolas, da UFPB. No canto direito da imagem tem uma figura de um notebook projetando o título do livro e o desenho dos Três Porquinhos. No lado direito tem a descrição do acesso via canal do Youtube.

O canal Comunicação Suplementar e Alternativa nas Escolas deriva do projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba que tem como objetivo produzir materiais audiovisuais infantis adaptados com símbolos de comunicação suplementar e alternativa, denominados pictogramas. Essa forma de comunicação é utilizada por pessoas que têm a mobilidade e a comunicação oral restritas. O “dicionário” é apresentado em forma de desenhos, em geral acompanhados da palavra escrita correspondente, e possibilita organizar frases e textos. Deixamos como sugestão a contação da história “Os Três Porquinhos”, adaptada com pictogramas. Nesse vídeo, veremos que esses recursos também possibilitam o literar, combinando com outros recursos de acessibilidade, como a audiodescrição, e trazendo a literatura de forma animada no visual e na sonoridade. Vamos juntos literar com essa história contada sob múltiplas linguagens que conquistam leitores com e sem necessidades educacionais específicas!

página anterior p.94 próxima página

19. Signwriting

Descrição da imagem: na parte superior da imagem é apresentado o título Signwriting. Abaixo, a questão “Você conhece a forma escrita da expressão das Línguas de Sinais?, e depois a descrição da indicação de acesso no canal do Youtube. Na parte inferior, no canto esquerdo, uma mão segura um tablet que contém imagens da comunicação em Libras. No canto inferior esquerdo, ao fundo, há as figuras de um poste, um banco amarelo, uma árvore e um relevo verde.

O canal “Se liga nas Mãos”, divulgador da cultura e língua surdas, nos apresenta a uma forma de expressão das línguas de sinais que é menos conhecida: a sua forma escrita. A signwriting foi proposta para unificar a comunicação entre falantes de línguas de sinais no mundo inteiro e considera a posição do corpo na expressão comunicativa, de modo que o leitor pré-visualize nos sinais-códigos, os significados e a intencionalidade. Já está disponível em aplicativos e é ensinada e estudada. Portanto, possivelmente logo teremos livros escritos nessa modalidade. Vamos juntos conhecer um pouco mais e antever mais uma possibilidade de literar? Deixamos como sugestão o vídeo “Conhecendo a escrita de sinais (sign writing)”!

página anterior p.95 próxima página

20. Literando em braile

Descrição da imagem: no centro da imagem tem a figura de um monitor com a imagem de uma criança fazendo uma leitura. Do lado esquerdo dessa figura há três livros empilhados e um livro aberto. Do lado direito tem um porta objetos com uma tesoura, um lápis e uma régua. Abaixo desta figura, no canto inferior direito consta a informação sobre a criança e o convite para acessar livros em braile. No centro, na parte inferior, está a indicação do link de acesso ao vídeo. No centro, na parte superior, o título da imagem: “Literando em Braile”.

Neste vídeo, do canal TV Brasil, a menina Liliane Leal, aluna do Instituto Benjamin Constant, instituição pioneira na América Latina na educação de cegos e pessoas com deficiência visual, mostra destreza e prazer pela leitura, manuseando livros acessíveis e convidando à ampliação desse acesso. Vamos juntos literar?!

página anterior p.96 próxima página

21. Lendo nas entrelinhas

Descrição da imagem: a imagem tem um fundo rosa; na parte superior é apresentado o título “Lendo nas entrelinhas”. Abaixo constam as informações sobre o que é ler nas linhas e nas entrelinhas a partir da história “A cor da vida”, inteiramente narrada por ilustrações, em vídeo de contação disponível no Youtube. No centro são apresentadas as informações sobre o acesso ao vídeo e o canal. Ao lado dessa informação tem uma figura que representa uma das imagens do livro sem texto. No canto inferior esquerdo há uma figura de uma criança negra assistindo o vídeo num tablet rosa.

Ler nas linhas e nas entrelinhas não é privilégio de textos escritos com palavras. Podemos ler o que se apresenta aos nossos sentidos, como sons e cenas/imagens. Por vezes, um ilustrador narra uma história, tanto quanto o escritor, ou (ainda mais) é o próprio escritor, dispensando na edição do livro a palavra escrita. Um exemplo é o livro A cor da vida, de Semíramis Paterno, cujo enredo visual, além da beleza plástica, traz uma profunda mensagem das crianças aos adultos, no olhar para a diversidade e ruptura de preconceitos. Vamos juntos literar n’A cor da vida!

página anterior p.97 próxima página

22. Escola Pluricultural Odé Kayodê (GO)

13

Descrição das imagens: o carrossel é composto por 03 imagens com fundo cinza e símbolos coloridos espalhados. Na parte superior da primeira imagem está a pergunta: “Você conhece a Escola Pluricultural Odê Kayodê (GO)? No lado esquerdo tem um balão de fala associado à resposta sobre o significado e o sentido dessa escola transformadora. Na parte inferior consta a orientação para acessar fotos da escola, relacionadas às imagens 2 e 3, mediante a ação de arrastar para o lado.

Vamos juntos literar e conhecer a experiência de uma escola reconhecida como transformadora por seu projeto de difusão da cultura e da educação pela vivência. Trata-se da escola “Caçador de alegria” denominada de Pluricultural Odé Kayodê, localizada no Espaço Cultural Vila Esperança”, na Cidade de Goiás. O Espaço fica numa área de 3 mil m² de puro verde, às margens do Rio Vermelho. A construção conta com uma estrutura excelente: salas coloridas, brinquedoteca e muito espaço para cerca de 50 crianças de baixa renda que estudam gratuitamente nas turmas do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. Além do conteúdo curricular, os alunos têm acesso a diversas oficinas à tarde e também à chácara Caminho das Águas, onde são realizadas atividades semanais de plantio e colheita de mandioca e milho. Na rotina das crianças constam visitas ao galinheiro e ao curral, experiências que ensinam o respeito e o cuidado com o meio ambiente. Nesse espaço também é desenvolvida uma pedagogia que valoriza a roda – onde todos se veem e estão em pé de igualdade -, e a experimentação, em que o prazer de aprender é estimulado.

página anterior p.98 próxima página

23. Live: Literar com a diversidade

Descrição da imagem: a imagem está dividida em duas partes: na primeira, com fundo azul, localizada no canto superior direito, tem a figura de um celular na posição horizontal, com fones de ouvido; nas laterais da figura constam estrelas. A segunda parte da imagem está no canto inferior esquerdo, em verde, onde é apresentado o título da live: “Literar com a Diversidade”, e abaixo a indicação sobre o acesso ao arquivo da atividade no canal do Youtube.

Dia 29 de outubro foi comemorado o Dia Nacional do Livro! Comemoramos a data, tão importante para o nosso projeto, com uma live no Youtube sobre Diversidade, que contou com a Profª. Dra.Ana Beatriz Machado de Freitas, do IFG, e também participante do Literar.

Na conversa, ela expôs como a temática se tornou matéria-prima de autorias, cultura e produções literárias. Discutimos literatura e acessibilidade e as tensões e aproximações entre educação e literatura. Ana Beatriz mostrou exemplos de livros de comunicação alternativa e como podem ser usados por alunos autistas e com questões neurológicas. Também deu a dica para os professores de como fazer contação de histórias com alunos cegos e surdos! Como pontuou a professora, “toda literatura precisa ser acessível”. A live está salva em nosso canal!

página anterior p.99 próxima página

24. Diversidade das infâncias no Brasil

Descrição da imagem: a imagem representa uma cena composta por uma parede na cor azul com três quadros de artes visuais sobre a infância. Na parte superior é apresentado o título “Diversidade das Infâncias no Brasil'', abaixo tem a informação sobre a exposição “Histórias das Infâncias”, do MASP. Na parte inferior têm as figuras de três cordões de isolamento. Abaixo, no canto esquerdo, está a indicação do link de acesso para o tour no linktree da bio.

Para finalizar o tema Diversidade, propomos um tour virtual em áudio e imagem pela exposição “Histórias da infância” disponível no site do Museu de Arte de São Paulo (MASP). A exposição reúne múltiplas e diversas representações da infância de diferentes períodos, territórios e escolas, da arte africana e asiática à brasileira, cusquenha e europeia, incluindo as artes sacra, barroca, acadêmica, moderna, contemporânea e popular, bem como desenhos feitos por crianças. Além de ver os quadros de perto, é possível ouvir um audioguia feito pelo ponto de vista de crianças que visitaram a exposição! A curadoria é de Adriano Pedrosa, Fernando Oliva e Lília Lília Schwarcz."

página anterior p.100 próxima página

25. Contação: Da raiz do cabelo até a ponta do pé

Descrição da imagem: a imagem, no canto superior esquerdo, é composta por figuras geométricas, quadrados e triângulos coloridos. No canto superior direito tem a imagem da capa do livro Da raiz do cabelo até a ponta do pé. Abaixo, no canto inferior direito, é indicado o canal do Youtube para assistir à contação da história.

Vivemos um tempo de muitas imposições quanto aos padrões de beleza. Nossas crianças enfrentam essa cultura padronizada e, particularmente as meninas, vêem-se diante de tipos de corpos, tipos de cabelo e pele que são aceitos como bonitos, como se a beleza não estivesse exatamente na diversidade que nos constitui! O Literar apresenta o livro Da raiz do cabelo até a ponta do pé e, com esta linda narrativa de Emília Nuñez, convida a perceber que toda menina é bonita do jeito que é! Agradecemos à autora @maequele por nos permitir mostrar todo o livro, pois a riqueza do texto e as belas ilustrações de Ana Paula Azevedo nos ajudam a ver como toda menina é perfeita! Vamos juntos literar?

página anterior p.101 próxima página

26. Grandes autores e autoras infantis de cada região do Brasil

16

Descrição das imagens: o carrossel é composto por 06 imagens com fundo azul. A primeira possui o título “Diversidades de infâncias pelo Brasil”. Abaixo é indicado ao leitor que arraste para o lado, para ver grandes autores e autoras infantis de cada região do Brasil e suas principais obras. Também é solicitado ao leitor para escrever nos comentários outros autores não mencionados nesta seleção. A parte inferior é composta por quatro crianças que estão brincando, soltando pipa e jogando bola. As demais imagens apresentam, por região do Brasil, os autores por meio de foto, breve descrição de suas biografias e a obra mais importante de cada um com a apresentação da capa do livro.

Para finalizar o tema Diversidade, nos voltamos para o Brasil! Decidimos indicar alguns grandes autores e autoras de cada região do país e suas principais obras e, na legenda, um pouco da cultura popular regional. Divirtam-se!

  1. Região Norte:
    - Literatura

    a. Daniel Munduruku: nasceu em Belém, no Estado do Pará; filho do povo indígena Munduruku, tornou-se um importante escritor premiado e reconhecido na atualidade.
    Obra importante: Sabedoria das Águas

    b. Yaguarê Yamã: pertence à etnia Maraguá e escreve a partir de sua aldeia, localizada no baixo rio Caiaeuzinho, no Amazonas. Defende um movimento de literatura indígena que tem como um de seus objetivos combater o preconceito por parte das populações urbanas contra os índios.
    Obra importante: Contos da Floresta - cultura popular: A produção literária regionalista do Norte expressa a vida em contato com a floresta, a natureza e os índios. É marcada por muitas lendas e causos que têm grande influência indígena, como as lendas da Iara, do Curupira e do Boto cor-de-rosa.
  2. Região Centro-Oeste:
    - Literatura

    a. Manoel de Barros: Conhecido como o “Poeta das infâncias”, o escritor sul-mato-grossense falava da infância como liberdade e defendia o “criançamento” das palavras. Obra importante: Memórias inventadas - para crianças
    b. Diane Valdez: Historiadora, é atualmente professora da Universidade Federal de Goiás e autora de livros infantis e juvenis, além de trabalhar em prol dos direitos humanos. Obra importante: Deu queimada no cerrado - cultura popular: A região Centro-Oeste é marcada por causos e contos, como o papagaio do tamanduá, a dança dos tangarás e o Caipora.
  3. 56
  4. Região Nordeste:
    - Literatura

    a. Graciliano Ramos: Apesar de mais conhecido por sua obra para o público adulto, o escritor alagoano foi premiado por sua escrita infantil, igualmente significativa. Obra importante: A terra dos meninos pelados
    b.Jorge Amado: Também conhecido por sua vasta produção adulta, Jorge Amado escreveu para os públicos infantil e adolescente, como por exemplo seu famoso Capitães da Areia. Obra importante: O gato malhado e a andorinha Sinhá - Cultura popular: Além das festas juninas e da capoeira, destacamos a importância da literatura de cordel. Temos uma série de posts sobre o gênero no feed e indicações de leitura nos destaques.
  5. Região Sudeste:
    - Literatura

    a. Ruth Rocha: Formada em Sociologia política, Ruth Rocha é membro da Academia Brasileira de Letras, possui mais de 20 obras publicadas e fez a famosa série “Quem conta um conto” para o canal Futura. Obra importante: Quem tem medo de quê?
    b. Kiusam de Oliveira: Pedagoga, artista, bailarina e professora de danças afro-brasileiras, a autora escreve livros infantis e teve uma de suas obras elencada no ranking de 10 livros mais importantes do mundo em direitos humanos pela ONU. Obra importante: O mundo no black power de Tayó - cultura popular: Festa junina e causos e contos do interior da região são marcantes.
  6. Região Sul:
    - Literatura

    a. Marô Barbieri: Nome importante da literatura gaúcha, Marô é autora de 31 livros e destaca-se pelas obras voltadas ao público infantil. É também professora e contadora de histórias. Obra importante:
    b. Lygia Bojunga: Primeia autora fora do eixo Europa-Estados Unidos a receber o prêmio Hans Christian Andersen. Natural de Pelotas, ganhou diversas premiações e é reconhecida internacionalmente. Obra importante: A bolsa amarela. - Cultura popular - A dança das fitas, conhecida dos professores e alunos, é dessa região, assim como a lenda da Cuca.
página anterior p.102

27. Literar Indica - Diversidade

Aqui deixamos algumas indicações de leitura sobre as problemáticas abordadas no tema Diversidade:

  1. Um garoto chamado Rorbeto - Gabriel, o Pensador (Melhoramentos, 2020): Não é no nome que Rorbeto é diferente. Ele é muito inteligente e tem um dedo a mais que o “normal”. O cantor, compositor e escritor Gabriel, o Pensador nos brinda com esta história que lhe rendeu o prêmio Jabuti de melhor livro infantil.
  2. Aninha e João - Lúcia Miners e Paula Yne (Editora Ática): Por que Aninha não pode brincar do que os meninos brincam? Clássico da literatura infantil, Aninha e João traz questionamentos quanto aos comportamentos e papéis preestabelecidos na infância para meninas e meninos.
  3. 57
  4. Menina bonita do laço de fita - Ana Maria Machado (Ática, 9ª edição, 2019): “Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?” O coelhinho branco está apaixonado pelo laço e pela cor da menina bonita. Vamos juntos literar com eles para descobrir o segredo!
  5. Valentes - Histórias de pessoas refugiadas no Brasil - Alessandra Roscoe (Seguinte, 2020): a trajetória de estrangeiros que se viram obrigados a deixar seu país e encontraram no Brasil um recomeço! Um livro para nos lembrar que “olhar para o outro é a única forma de sobrevivermos”.
  6. Nós: uma antologia de literatura indígena - Maurício Negro (compilador e ilustrador) (Companhia das Letrinhas, 2019): nesta belíssima antologia ilustrada, o leitor vai conhecer dez histórias contadas ou recontadas por escritores de diferentes nações indígenas.
  7. Amarílis - Eva Furnari (Moderna, 2013): Luísa e seu irmão inventaram um jogo em que o menino podia conhecer os livros por meio dos olhos da irmã… Sensível e imperdível!
  8. O estranho caso do cachorro morto - Mark Haddon (Record, 25ª edição, 2004): Christopher, um jovem de 15 anos com síndrome de Asperger, é injustamente acusado de matar o cachorro da vizinha. Acompanhamos a investigação do personagem adentrando em modos de pensar e perceber característicos do espectro autista e literando em seus meandros.
  9. Lápis cor de pele - Daniela de Brito (Cortez, 2017): uma narrativa que explica e valoriza as diferentes características das pessoas: cor, cabelo, pele, entre outras, a partir do questionamento sobre a cor do lápis rosa, que era denominado “lápis cor de pele”.
  10. O equilibrista - Fernanda Lopes de Almeida, com ilustrações de Fernando de Castro Lopes (Ática, 2019): a história convida a refletir sobre o conceito de normalidade a partir de modos de viver tão naturalizados na sociedade. Será que quem tem por bem somente um fio pode viver de outros modos com equilíbrio, em meio a tanta gente desequilibrista?

    - História disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=qsxskA1KPoY
  11. A cor de Coraline - Alexandre Rampazo (Rocco Pequenos Leitores, 2017): em uma narrativa com ilustrações de cores variadas, Coraline dá asas à imaginação e se diverte fazendo trocadilhos com palavras e brincadeiras com a expressão “lápis cor de pele”.
  12. Ceci tem pipi? - Thierry Lenain; ilustrações por Delphine Durand (Companhia das Letrinhas, 2004): Ceci e suas aventuras pelo mundo das descobertas! Uma leitura divertida para ingressarmos nas diferenças entre meninos e meninas. Com ou sem pipi, onde moram as diferenças entre todos e todas nós?
  13. Do jeito que a gente é - Márcia Leite (Ática, 2009): para nos inspirar a pensar quem de fato somos e quem seríamos se pudéssemos encarar e assumir nossa verdade. Chico e Beá estarão conosco no processo que é se descobrir e se encontrar. Vamos?
  14. 58
  15. O fado padrinho, o bruxo afilhado e outras coisinhas mais - Anna Claudia Ramos (Prumo, 2009): Luar e sua procura no mundo mágico dos Fado Padrinhos! Você sabia que as fadas madrinhas agora trabalham junto com os fado padrinhos para ajudar quem precisa? Pois bem, quando o assunto é multiplicar a magia da diversidade, todos podem contribuir. Vamos literar com o Luar?
  16. Olivia não quer ser princesa - Ian Falconer (Globinho, 2013): Olivia e sua criatividade para desbravar as infinitas possibilidades do mundo encantado que existem além dos castelos das princesas. Para algumas crianças, ser princesa é a fantasia mais sonhada, mas para Olivia o mundo era muuuuuito extenso para caber somente nos castelos reais! Afinal, não temos todas de sonhar os mesmos sonhos...
  17. Tom - André Neves (Projeto, 2012): a história do menino Tom é contada por seu irmão, que sempre o observa intrigado: “Por que Tom não brinca? Por que Tom não diz o que sente? Onde Tom guarda todos os seus sonhos?”.
  18. Daniel no mundo do silêncio - Walcyr Carrasco; ilustrações de Ana Matsusaki (Moderna, 2019): Daniel se comunica com as mãos, porém ele sofre bullying e não consegue interagir com os colegas, pois ninguém compreende a língua de sinais.
  19. Um lugar para Eduardo - Béatrice Gernot; ilustrações de Diana Toledano (FTD, 2018): o livro é narrado pela irmã que acompanha a chegada de seu irmãozinho à família e todos os sentimentos que esse novo bebê cheio de cuidados especiais trazem para sua vida.
  20. Cachorros não dançam balé - Anna Kemp e Sara Ogilvie (Paz & Terra, 2012): Filé jura que não é um cachorro… mas sim uma bailarina!
  21. O mundo de Arturo - Roberto Parmeggiani; ilustrações de João Vaz de Carvalho (Editora Nós, 2016): um cavaleiro de alegre figura. Assim é Arturo, o menino que luta todos os dias com as palavras, superando as dificuldades que encontra na escrita e na leitura.
  22. Os diferentes - Paula Bossio; Tradução de Márcia Leite (Editora Pulo do Gato, 2018): “Existe muita gente estranha andando por aí, vocês não perceberam?” O livro traz uma forma de conversar sobre as diferenças e empatia.
  23. A cor da vida - Semíramis Paterno (Editora Lê, 1997): um livro-imagem em que as ilustrações conduzem o leitor a uma narrativa sobre a questão racial na amizade de duas crianças e os desdobramentos das relações de suas mães após o desaparecimento delas.
  24. Diversidade - Tatiana Belinky; ilustrações de Gilles Eduar (Editora FTD Educação, 2015): um livro que trata a diversidade de forma divertida através de ilustrações engraçadas e dinâmicas e versos que valorizam as diferenças.
  25. 59
  26. Minha família é colorida - Georgina Martins; ilustrações de Maria Eugênia (Editora SM, 2015): uma narrativa que conta a história dos ancestrais de Ângelo, um garoto curioso que descobriu a beleza na diversidade da sua família e sua ancestralidade.
  27. A menina passarinha - Diane Valdez; ilustrações de Nancy Angélica Costa de Oliveira (Editora Cânone, 2010): o livro traz a história de uma menina pantaneira que nasceu e cresceu embalada por sons da natureza.
  28. Deu queimada no cerrado - Diane Valdez; ilustrações de Lenice Marques (Editora Cânone, 2019): queimada remete a fogo, mas também é nome de jogo. Se o fogo das queimadas é destruição, quando queimada é jogo acende a união.
    Nesse livro, a autora goiana Diane Valdez brinca com os sentidos das palavras para falar de ecologia, brincadeiras e cultura popular.
  29. Filme: Brasil Animado - Mariana Caltabiano (2011): nessa produção em que desenhos animados aparecem mesclados com cenas reais, os personagens Relax e Stress percorrem diversos estados do Brasil em busca do jequitibá rosa. Nesta aventura, são destacadas particularidades regionais.
  30. Yehunda - Isabelle Wlodarczyk; ilustrações de Dani Torrent (Editora Saber e Ler, 2020): uma bela reflexão sobre amizade e preconceito.
  31. A casa sonolenta - Audrey Wood; ilustrações de Don Wood (Editora Ática, 2019): um clássico infantil de livro exclusivamente “escrito” em imagens.
  32. Em família - Olga de Díos (Editora Boitatá, 2018): todas as famílias são iguais? Essa família singular de monstros coloridos nos mostra como é divertido ter diferentes membros em uma família.
  33. A terra dos meninos pelados - Graciliano Ramos; ilustrações de Jean-Claude Ramos Alphen (Editora Galera Record, 2014): na terra dos meninos pelados, chamada de Tatipirun pelo menino Raimundo, as pessoas não têm cabelos e têm um olho azul e outro preto. Por que será que nessa terra as pessoas são tão diferentes?
  34. O cabelo de Cora - Ana Zarco Câmara; ilustrações de Taline Schubach (Editora Pallas, 2013): Cora adora seu cabelo, que não é liso como o de suas colegas. Entretanto, começa a se questionar sobre sua beleza, e precisa de um empurrãozinho para aprender que seu cabelo, além de lindo, é também identidade.
  35. Somos todos extraordinários - R. J. Palacio (Editora Intrínseca, 2017): nesse livro, o autor do famoso “Extraordinário” conta a história de Auggie, um garoto com uma grave deformidade facial, agora em versão ilustrada para o público infantil.
  36. Conversas de vaga-lumes - Maria da Betania Galas (Editora ÔZé, 2018): dois meninos com o mesmo nome, morando perto um do outro. Mas vivendo realidades diferentes. Seria possível realidades sociais tão desiguais se aproximarem de alguma forma?
  37. Monstro rosa - Olga de Dios (Editora Boitatá, 2016): monstro rosa já nasceu diferente, num mundo onde tudo é branco. Cansado de se sentir sozinho, parte em busca de um lugar que o aceite do jeito que é.
  38. Crianças do Brasil: Suas histórias, seus brinquedos, seus sonhos - José Santos; ilustrações de Cláudio Martins (Editora Peirópolis, 2009): nesse livro, conhecemos 27 histórias de infância, 27 jeito de conhecer o mundo, 27 retratos do Brasil.
  39. Elmer, o elefante xadrez - David Mckee (Editora WMF, 2009): era uma vez uma manada de elefantes em que cada um tinha o seu jeito, mas todos eram da mesma cor. Menos Elmer, que nasceu com um xadrez colorido.