Tema 7. Infância e natureza

p.67 próxima página

1. Natureza e meio-ambiente

Descrição da imagem: a imagem possui diversos tipos e formatos de folhas e plantas em tons verdes, azuis e alaranjados adornando o título “Natureza e meio-ambiente” e o parágrafo inicial do texto da legenda.

Convidamos a olhar pela janela, sentir o vento, ouvir os pássaros, brincar com a terra, catar pedrinhas, observar insetos e se encantar com as cores da Primavera que colorem as cidades e nossos corações. Faremos uma viagem através dos livros para conhecer e explorar a Natureza, como preservá-la, observar animais, entender os biomas, as águas, nossa interação com o meio ambiente, os impactos ambientais, a poluição, muitos livros para encantar a criançada, para que elas possam conhecer, admirar e se descobrirem pertencentes a todo esse mundo! Vamos juntos literar!

página anterior p.68 próxima página

Tour virtual - Estações de Tratamento de água

Descrição da imagem: a imagem é decorada por ondas azuis claras e escuras, bem como por bolhas de água. No centro, o nome “Tour Virtual” vem acompanhado de um símbolo rosa composto por um computador de onde saem nuvens e um balão. Abaixo, “Portas abertas para as crianças: conheça o funcionamento das estações de tratamento de água”.

A BRK Ambiental é uma plataforma que visa a sustentabilidade. No site, além de várias informações sobre saneamento, há um ambiente de interação com jogos da memória, quebra-cabeças e inúmeras experiências virtuais para toda a família aprender mais sobre saneamento e o ciclo da água.

página anterior p.69 próxima página

2. IGTV - Natureza, infância e poesia: Manoel de Barros (poemas “Deus Disse” e “Borboletas”)

Descrição da imagem: a imagem é composta por duas partes: terra, com um sol e plantas, e mar, com um cardume de peixes rosas. O nome do vídeo aparece no centro: “Natureza, infância e poesia”, adornado por dois ramos de folhas.

Das lembranças mais belas de nossa infância, algumas das mais bonitas são em contato com a natureza. Brincar na terra, na grama, subir em árvore e comer fruta direto do pé. Nada melhor que por instantes desbravar uma selva e se aventurar, ainda que seja só o quintal de casa. Preparamos esse vídeo com muito carinho, com as vozes de Catarina Gagliardi Arantes e Isabel Rodrigues (@_belilustra) narrando os poemas “Deus Disse” (Retrato do artista quando coisa, 1998), trecho do poema extraído do livro Menino do Mato (2010), de Manoel de Barros, e “Borboletas” (Ensaios Fotográficos, 2000).

página anterior p.70 próxima página

3. Bernardo é quase uma árvore - Poema de Manoel de Barros

14

Descrição das imagens: o carrossel é composto por quatro imagens com o poema “Bernardo é quase uma árvore”. O fundo da primeira, formado por grama e montanhas verdes, repete-se em todas. Na primeira, vêem-se três árvores e algumas plantas ao redor de um garoto de chapéu e macacão, segurando um galho de planta, com uma borboleta pousada em seu dedo. Em seu chapéu e ombro estão dois passarinhos. Na segunda imagem, há um galho de árvore com um pássaro pousado. Na terceira, um baú aberto. Na quarta, um pôr do sol, árvores e teias de aranha.

Bernardo é quase uma árvore

Bernardo é quase uma árvore
Silêncio dele é tão alto que os passarinhos ouvem
de longe
E vêm pousar em seu ombro.
Seu olho renova as tardes.
Guarda num velho baú seus instrumentos de trabalho;
1 abridor de amanhecer
1 prego que farfalha
1 encolhedor de rios - e
1 esticador de horizontes.
(Bernardo consegue esticar o horizonte usando três
Fios de teias de aranha. A coisa fica bem esticada.)
Bernardo desregula a natureza:
Seu olho aumenta o poente.
(Pode um homem enriquecer a natureza com a sua
Incompletude?)

Manoel de Barros, Livro das Ignorãças, de 1993.

Trazemos o poema "Bernardo é quase uma árvore" escrito por Manoel de Barros, poeta nascido em 1916, em Cuiabá - Mato Grosso. Manoel é reconhecido por sua escrita espontânea que costuma retratar a infância, a natureza e suas delicadezas. Seu estilo é próximo do das vanguardas européias do começo do século XX. O poeta faleceu recentemente, em 2014, e ganhou o prêmio Ordem do Mérito Cultural. Você já conhecia esse poeta? Qual sua obra favorita? E o que achou desta poesia?

página anterior p.71 próxima página

4. Live: Natureza brasileira nos livros infantojuvenis

Descrição da imagem: a imagem apresenta fundo branco com diversas folhas verdes nas laterais. No canto superior esquerdo tem-se um tucano. No centro estão as informações da live e a foto de Cristina Santos.

No dia 18/09/2020, o Literar conduziu a live "Natureza brasileira nos livros infantojuvenis", com a querida Cristina Santos - @cristinasantos.escritora. Cristina é bióloga e autora de livros infantis, apaixonada pela natureza e por transmitir seu conhecimento sobre animais e temas ambientais para o público infantil. Ela também é referência para nós aqui do Literar. Assistir live

página anterior p.72 próxima página

5. Sugestões de páginas e títulos sobre natureza e infância

15

Descrição das imagens: O carrossel é composto por cinco peças nas quais estão os links e páginas indicadas. O fundo é composto por um parquinho, com caixa de areia com baldinho e pá, uma gangorra, balanços e uma casinha. Atrás do parquinho estão árvores e prédios.

Dando seguimento ao nosso tema sobre Infância e Natureza, o Literar separou com muito carinho alguns links sobre o tema e duas bibliotecas virtuais recheadas de títulos:


Instagram: @criancaeconsumo

página anterior p.73 próxima página

6. Poema “Mundo mais verde” (Elisa, 9 anos) musicado

Descrição da imagem: a postagem é composta por duas peças com a mesma arte, divididas apenas para que o tempo se adequasse às limitações de tempo do Instagram. Há a foto de uma página de caderno com a letra original do poema, assim como dois desenhos, representando o planeta destruído e o planeta com a natureza preservada. Em texto, está o nome do poema e da autora e o do professor que o musicou. Algumas plantas adornam a imagem, assim como um lápis próximo à folha de papel.

Literatura e meio ambiente tem tudo a ver. Por isso a nossa querida Elisa Vieira Santos (9 anos) preparou um poema superespecial para falar da importância de cada um colaborar para um mundo mais verde. O professor dela, Marcelo Lemes Camargo, musicou o poema.

Clica no link para poder ouvir, aumente o som e confere aí!

Mundo Mais Verde

Por um mundo mais verde
iremos lutar.
Para isso a natureza
teremos de preservar.
Chega de lixo
chega de estrago
queremos mais limpos
os rios e lagos,
E com sua ajuda
iremos conseguir
um mundo mais verde
se você contribuir

página anterior p.74

7. Literar Indica - Natureza e infância

Aqui deixamos algumas indicações de leituras sobre infância, natureza e meio ambiente. Confira:

  • Cada macaco com seu filhote - Cristina Santos; ilustrações de Ane Mitri (Editora Cortez, 2009): apresenta animais que estão em extinção, a importância de protegê-los e a relação de afeto entre os seus.
  • Abecedário da natureza brasileira - Cristina Santos. ilustrações de Freekje Veld (Editora Cortez, 2014): a biodiversidade brasileira é representada a partir de cada letra do alfabeto, que revela um animal, planta ou ambiente.
  • Um por todos, e todos por um: a vida em grupo dos mamíferos - Cristina Santos; ilustrações de Leandro Lopes (Editora Cortez, 2011): um livro para mostrar mamíferos em diferentes biomas vivendo em grupo, como seres sociais.
  • Eu produzo menos lixo! - Cristina Santos; ilustrações de Freekje Veld (Editora Cortez, 2016): um livro para evidenciar a quantidade de lixo produzida e as alternativas para evitar esse problema
  • A vida secreta das formigas - Cristina Santos; ilustrações de Leandro Lopes (Editora Cortez, 2017): vida da formiga em seus diferentes ecossistemas e como são divididas as tarefas entre seus membros.
  • A união faz a força: a vida das abelhas sociais - Cristina Santo; ilustrações de Leandro Lopes (Editora Cortez, 2014): um livro que mostra a vida das abelhas, suas tarefas na colmeia e atividades para sobrevivência.
  • 40
  • No Céu e no Mar: as aves das nossas praias - Cristina Santos; ilustrações de Alexandre Viana e Leandro Lopes (Ed. do autor, 2020): um livro para mostrar as 15 espécies de aves brasileiras que vivem nas praias.
  • Tapajós - Fernando Vilela (Brinque-book, 2014): Cauã e Inauê vivem às margens do Jari, um pequeno canal que liga o rio Amazonas ao rio Tapajós, que é o grande personagem do livro, com suas paisagens e encantos.
  • Pequenas armaduras - Janaina Tokitaka (Editora ÔZé, 2017): Janaina olha para essas pequenas criaturas de um ponto de vista muito particular, como uma produção darwiniana poética.
  • Estranhas criaturas - Cristobal León; ilustrações de Cristina Sitja Rubio (WMF Martins Fontes, 2019): uma história que questiona quem são as estranhas criaturas para a floresta.
  • Procura-se! Galeria de animais ameaçados de extinção - Vários autores; ilustrações de Mario Bag (Companhia das Letrinhas, 2007): os autores descrevem cada espécie, sua aparência, seus costumes e curiosidades, além de explicar o motivo de seu possível desaparecimento e o que está sendo feito para evitar que isso aconteça.
  • Fio de rio - Anita Prades (WMF Martins Fontes, 2020): uma experiência de descoberta individual e coletiva que transforma completamente a maneira de uma criança enxergar e compreender a metrópole que habita.
  • Selvagem - Emily Hughes (Pequena Zahar, 2015): “Ninguém pode domar uma criatura assim tão feliz e selvagem”. Uma linda e poética viagem pela natureza e infância.
  • Uma aventura amazônica - Samuel Murgel Branco (Moderna, 2011): Carol e Rique, acompanhados por Cauê, irão mostrar a você algumas das curiosidades dessa região quente e úmida, de rios caudalosos e de uma imensa variedade de plantas e animais.
  • Tio Flores: uma história às margens do rio São Francisco - Eymard Toledo (VR Editora, 2016): Inspirada em histórias reais vividas às margens do rio São Francisco, Eymard Toledo propõe uma reflexão sobre os descaminhos que podem ser trilhados em nome do progresso.
  • Menino do mato - Manoel de Barros (Alfaguara, 2013): uma infância mágica! O poeta nos brinda com um passeio encantado pela Natureza e sua estreita ligação com a infância.
  • Aqui estamos nós: notas sobre como viver no Planeta Terra - Oliver Jeffers (Salamandra, 2017): de uma maneira emocionante, o autor nos faz refletir sobre a imensidão e diversidade dos seres vivos que habitam esse vasto mundo conosco.
  • A água e a águia - Mia Couto; ilustrações de Danuta Wojciechowska (Companhia das Letrinhas, 2019): em uma tentativa de dar fim à seca, a mais velha de todas as águias decide comer a letra “i” do seu nome, transformando-o em água, em um jogo de palavras que deixa o leitor curioso para saber o que vai acontecer.
  • Os sábados são como um grande balão vermelho - Liniers (VR Editora, 2017): com muito encantamento, o autor nos faz brincar em um sábado chuvoso!
  • 41
  • O menino do dedo verde - Maurice Druon (José Olympio, 2017): com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno Tistu deixava impressões digitais que suscitaram o reverdecimento e a alegria!
  • Natureza e seres vivos - Samuel Murgel Branco (Moderna, 2013): desenvolver a consciência para a preservação do meio ambiente é fundamental para não comprometer seu equilíbrio. Você também tem um papel importante nessa tarefa.
  • Iara e a poluição das águas - Samuel Murgel Branco; ilustrações de Weberson Santiago (Moderna, 2013): a história desse livro trata da poluição das águas dos rios, contada por uma conhecida personagem do nosso folclore, Iara.