AGUIAR, Vera Teixeira; BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
AUAD, Daniela. Educar meninas e meninos: relações de gênero na escola. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2022.
_____. Feminismo: que história é essa? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: A experiência vivida. 2. ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1967.
bell hooks. In WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bell_hooks. Acesso em: 13 maio 2024.
COLASANTI, Marina. A moça tecelã. São Paulo: Global, 2004.
ESTÉS, Dra. Clarissa Pinkola. Contos dos Irmãos Grimm. Rio de Janeiro. Editora Rocco, 2005.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 12 ed. São Paulo: Cortez, 1989.
_____. Educação como prática da liberdade. 14ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
_____. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 61. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
HALL, Stuart. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Tomaz Tadeu da Silva (org). 15. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2. Ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. 36. ed. São Paulo: Ática, 1994.
LERNER, Gerda. A criação do patriarcado: história da opressão das mulheres pelos homens. Tradução Luiza Sellera. São Paulo: Cultrix, 2019.
LOURO, Guacira Lopes. A escola e a pluralidade dos tempos e espaços. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Escola Básica na virada do século: Cultura, política e currículo. 3. ed. São Paulo: Cortez, p. 119-129, 2002.
_____. Gênero, história e educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n.2, jul. /dez.1995.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, história e educação: construção e desconstrução. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 101-132, 1995.
_____. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
_____. Segredos e mentiras do currículo. Sexualidade e gênero nas práticas escolares. In: SILVA, Luiz Heron da (org.). A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 33-47.
_____; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre. Corpo, Gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
MACHADO, Ana Maria. Bisa Bia Bisa Bel. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2007.
MURROW, Vita. Lute como uma princesa. 1. Ed. São Paulo: Boitatá, 2019.
REDAÇÃO SUPER. In: Por que os homens escoceses usam saia? A moda celta virou símbolo nacional da Escócia. [S. l.], 30 jan. 2000. Disponível em: https://super.abril.com.br/historia/moda-celta-virou-simbolo-da-escocia. Acesso em: 25 abr. 2024.