O Produto Educacional que se apresenta está organizado em formato de e-book, contendo uma apresentação sobre identidades de gênero, desenvolvidas a partir da leitura de narrativas literárias, durante pesquisa de campo realizada no período de 2022 a 2023, como parte do curso de Mestrado Profissional, ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da Universidade Federal de Goiás (PPGEEB-Cepae-UFG). Trata-se do produto final correlacionado à dissertação intitulada, A construção de identidades de gênero a partir da leitura de narrativas literárias de recepção infantil e juvenil. Por meio dele, são compartilhadas experiências e estratégias didáticas empregadas pela pesquisadora, na perspectiva da promoção da leitura literária envolvendo estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental e são analisadas as contribuições da leitura de determinadas narrativas literárias para a desconstrução de concepções sexistas e patriarcais sobre a figura feminina e para a promoção de um processo de formação humana baseado na equidade e na valorização de aspectos e atitudes importantes na constituição de identidades de gênero. As referências teóricas são estudos de Caldim (2021), Candido (1973; 2011), Chauí (1994), Daros (2016), Gonzalez (1980), Louro (2008; 2014), Saffioti (2015), Santos (2009), Scott (1990), entre outros. A coleta de dados para a elaboração do Produto ocorreu em um trimestre, abarcando observação participante, descrições e reflexões em um diário de campo e produções escritas dos/as alunos/as. Para a realização das atividades, foi elaborada uma sequência didática, com as atividades trabalhadas, com ênfase na importância da literatura de recepção infantil e juvenil para o processo de formação humana, especificamente, quanto à construção de identidades de gênero e à ruptura com padrões sociais alicerçados em valores patriarcais.
Palavras-chave: Ensino de Literatura. Identidades de gênero. Literatura de recepção infantil e juvenil. Formação de leitores na Educação Básica.
Goiânia, 2024.
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Realizado com apoio do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação (PPGEEB) do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Edital n. 04/2023 de "Apoio a Produtos e Materiais Educacionais vinculados a trabalhos de dissertação de discentes do PPGEEB".