Tecendo Identidades de Gênero

Contribuições da leitura de narrativas literárias de recepção infantil e juvenil

Flávia Ferreira da Costa

Ilma Socorro G Vieira

Ficha Técnica Acessar E-book

O Produto Educacional que se apresenta está organizado em formato de e-book, contendo uma apresentação sobre identidades de gênero, desenvolvidas a partir da leitura de narrativas literárias, durante pesquisa de campo realizada no período de 2022 a 2023, como parte do curso de Mestrado Profissional, ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da Universidade Federal de Goiás (PPGEEB-Cepae-UFG). Trata-se do produto final correlacionado à dissertação intitulada, A construção de identidades de gênero a partir da leitura de narrativas literárias de recepção infantil e juvenil. Por meio dele, são compartilhadas experiências e estratégias didáticas empregadas pela pesquisadora, na perspectiva da promoção da leitura literária envolvendo estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental e são analisadas as contribuições da leitura de determinadas narrativas literárias para a desconstrução de concepções sexistas e patriarcais sobre a figura feminina e para a promoção de um processo de formação humana baseado na equidade e na valorização de aspectos e atitudes importantes na constituição de identidades de gênero. As referências teóricas são estudos de Caldim (2021), Candido (1973; 2011), Chauí (1994), Daros (2016), Gonzalez (1980), Louro (2008; 2014), Saffioti (2015), Santos (2009), Scott (1990), entre outros. A coleta de dados para a elaboração do Produto ocorreu em um trimestre, abarcando observação participante, descrições e reflexões em um diário de campo e produções escritas dos/as alunos/as. Para a realização das atividades, foi elaborada uma sequência didática, com as atividades trabalhadas, com ênfase na importância da literatura de recepção infantil e juvenil para o processo de formação humana, especificamente, quanto à construção de identidades de gênero e à ruptura com padrões sociais alicerçados em valores patriarcais.

Palavras-chave: Ensino de Literatura. Identidades de gênero. Literatura de recepção infantil e juvenil. Formação de leitores na Educação Básica.

Universidade Federal de Goiás

Reitora
Angelita Pereira de Lima
Vice-Reitor
Jesiel Freitas Carvalho
Pró-reitor de Pós-Graduação
Felipe Terra Martins

Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica • PPGEEB

Coordenador
Glauco Roberto Gonçalves
Vice-Coordenador
Evandson Paiva Ferreira

Centro Integrado e Aprendizagem em Rede • CIAR

Direção
Wagner Bandeira
Vice-Direção
Silvia Figueiredo
Coordenação Pedagógica e Gestão Moodle
Janice Lopes
Coordenação Tecnológica
Amilton Araújo
Coordenação de Comunicação
Raniê Solarevisky de Jesus
Coordenação de Projetos Educacionais
Ana Bandeira
Coordenação de Inovação e Interface
Victor Hugo César Godoi
Direção de Arte
Renato Galhardo
Identidade Visual e Desenvolvimento
Victor Frazão
Revisão
Adelaide Lima

Goiânia, 2024.