A construção de identidades de gênero, na infância e na juventude, e a compreensão da importância do respeito à diversidade são processos complexos, influenciados por vários fatores sociais, culturais e individuais. Em um mundo cada vez mais consciente acerca da diversidade e da inclusão, refletir sobre como a leitura de produções literárias de recepção infantil e juvenil pode contribuir para a formação e a valorização de identidades de gênero torna-se indispensável. Neste e-book, analisamos como essa leitura é capaz de cumprir papel relevante nos processos formativos na Educação Básica, permitindo que, por meio de personagens diversas e da abordagem de temas prementes, as crianças e os/as jovens se reconheçam e se aceitem melhor, uma vez que, a literatura oferece um terreno fértil para a imaginação e a reflexão e, assim, favorece a percepção de que há muitos modos de ser e de viver na sociedade.
Para compreender as contribuições da literatura para a construção de identidades de gênero, é essencial articular teoria e prática. As teorias sobre gênero e desenvolvimento infantil fornecem uma base sólida para entender como as crianças assimilam e interpretam as concepções de gênero representadas em suas leituras. A prática pedagógica, por sua vez, demonstra como essas teorias podem ser aplicadas efetivamente no ambiente escolar. Histórias e personagens que desafiam estereótipos de gênero desempenham papel crucial nesse processo que envolve mediação pedagógica, com a finalidade de promover uma compreensão inclusiva e abrangente quanto a identidades de gênero.
Para garantir que as crianças e os/as jovens tenham oportunidades de ver suas experiências e identidades refletidas na literatura, é necessário ampliar e diversificar o acesso às obras. Quanto mais rico o acesso a narrativas que apresentam uma diversidade de vivências e experiências relacionadas a gênero, maiores são as possibilidades de se desenvolver uma compreensão mais ampla e inclusiva a respeito da natureza humana. Por exemplo, livros que apresentam personagens não conformistas ou que exploram a fluidez de gênero ajudam a entender, a aceitar e a respeitar a diversidade. Desse modo, a seleção cuidadosa dos títulos que serão apresentados aos/às jovens leitores/as é fundamental. Cabe, portanto, aos educadores, assim como aos pais, escolher obras que reflitam a diversidade de gêneros, proporcionando a identificação de padrões que devem ser discutidos na sociedade e de outras formas de ser e de viver, que precisam ser reconhecidas e valorizadas. Além disso, é importante a promoção de discussões e reflexões sobre os temas abordados nas obras, incentivando os/as jovens leitores/as a questionarem normas e expectativas de gênero. Assim, crianças e jovens poderão encontrar espaços seguros para a expressão autêntica de suas identidades de gênero, e isso trará contribuições para a construção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa.