Introdução

p.02

Este produto educacional – Quem conta um conto aumenta um ponto! Relatos de uma experiência literária na Educação – em formato e-book, bem como a dissertação (Re) Contos de Machado de Assis: uma viagem ao mundo das HQ’s e sua contribuição para a formação do leitor na Educação Básica são requisitos para obtenção de título do mestre do Programa de Pós- Graduação em Ensino na Educação Básica do CEPAE/ UFG. Tais publicações visam contribuir para uma melhoria na qualidade de ensino de literatura na Educação Básica, com foco nas escolas públicas. Para isso, este suporte pedagógico será disponibilizado online, na plataforma digital da EDUCAPES, com acesso gratuito para professores dessa etapa educacional. Assim, pretende-se colaborar para uma educação pública de qualidade e um ensino de literatura que tenha por objetivo na formação leitores de literatura críticos, assíduos e autônomos.

Nossa pesquisa, com o objetivo de formação de leitores literários, consistiu na leitura de contos de Machado de Assis com turmas de 9º anos do Ensino Fundamental e uma turma de disciplina eletiva de Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de ensino de Goiás, lo calizada na periferia de Goiânia. Para a aplicação da pesquisa foram planejadas aulas com sequência básica e expandida visando a experiência dos estudantes e o contato com texto literário. Participaram da pesquisa cerca de 95 alunos matriculados na escola campo que funciona em regime integral, o que proporciona um contato maior com o aluno.

Durante a pesquisa sempre deixamos claro aos estudantes a importância de fazer a leitura prévia do texto, porque facilita a condução das atividades sobre o conto, tanto para o aluno em relação a compreensão, quanto para o professor que consegue mais participação em sala, o que torna a aula mais produtiva. Por isso, criamos grupos no aplicativo Whatts app, para facilitar a comunicação com os estudantes e para compartilhar os textos para leituras em casa. De fato, ressalta-se a importância da prática da leitura literária na formação integral do sujeito crítico, reflexivo, autônomo e humanizado, e que futuramente possa atuar conscientemente na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.